O mercado de jogos independentes brasileiros cresce cada vez mais, e o terror ocupa um espaço especial nesse desenvolvimento. Com títulos como Bem Feito, Two Sisters e Prison Alone, o gênero ganha cada vez mais camadas nas produções no país. Além dos grandes jogos citados, outro destaque é Asleep, do estúdio Black Hole Games.

LEIA MAIS: Prêmio eSports Brasil revela categorias da edição de 2025

Criado em 2018, Asleep traz uma aventura com terror psicológico, que além de carregar características clássicas do terror também entrega uma identidade enraizada no Brasil. Desenvolvido em pixel art e com jogabilidade point and click, o game se destaca com a exploração de ambiente, mistérios para o jogador desvendar junto à protagonista e seu final aberto, significando que os desfechos mudam conforme cada escolha feita.

Trailer oficial do Ato 1 de Asleep (Reprodução: Black Hole Games via YouTube)

História de Asleep traz terror ambientado no Nordeste

Situado no Nordeste dos anos 90, Asleep tem como protagonista a jovem Ana Lúcia, uma garota solitária perdida entre pesadelos e uma realidade caótica. Sua ambientação na região não é à toa, visto que o estúdio é natural do Piauí e traz como proposta produzir um terror que se enriquece explorando a cultura brasileira, em especial a nordestina.

Dessa forma, o jogador acompanha a personagem, atormentada pelo seu próprio estado mental e sem entender o que está acontecendo ao seu redor, e precisa solucionar o mistério da mente e mundo de Ana Lúcia. Dessa forma, será preciso enfrentar criaturas ocultas contando apenas com uma lanterna, cenário clássico do terror.

Atos 1 e 2 já estão disponíveis

O jogo começou a ser idealizado a partir de 2018, entrando em desenvolvimento em 2021, com financiamento através de doações de apoiadores no Catarse. Com a proposta de dividir o game em capítulos, a Black Hole Games lançou o primeiro capítulo 1 na Steam em maio de 2024, enquanto o segundo ato chegou na plataforma um ano depois.

Onde jogar Asleep