O fenômeno “Assim Que Acaba“, da autora Colleen Hoover, finalmente chega aos cinemas hoje, e muitos se perguntam qual é a ordem de leitura dos livros.

Os leitores muitas vezes não sabem qual livro deve ser lido primeiro. Isso acontece principalmente por seus títulos, “É Assim Que Começa” e “É Assim Que Acaba”. Por isso, vamos explicar para vocês qual é a ordem correta de leitura, confira:

O livro “Assim Que Acaba” foi lançado em 2018, o primeiro livro da série, e se tornou um best-seller. Também se tornou o livro mais vendido de 2022 segundo, a Nielsen. E um fenômeno no TikTok. Já a sequência “Assim Que Começa” teve seu lançamento em 2022, ambos os livros chegaram no Brasil pela editora Galera.

Afinal, qual a ordem correta?

Muitos livros podem ser lançados fora da ordem cronológica, entretanto, no caso da sequência de Colleen Hoover, os livros foram publicados de acordo a ordem dos acontecimentos. Mesmo com os nomes dos volumes podem causar uma leve confusão.

1 – “É Assim Que Acaba”

O livro que inspirou a adaptação com Blake Lively, foi o primeiro a ser lançado. Além de ser o primeiro na ordem de leitura, para que o leitor tenha um bom entendimento da trama.

 É assim que acaba, Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura.
Livro “É Assim Que Acaba” / Reprodução

Resumo: Em É assim que acaba, Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. E é em um dos terraços de Boston que ela conhece Ryle. Um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela.

Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. Mas será que ela conseguirá enxergar isso, por mais doloroso que seja?

É assim que acaba é uma narrativa poderosa sobre a força necessária para fazer as escolhas certas nas situações mais difíceis.

2 – “É Assim Que Começa”

Já o livro “Assim Que Começa” lançado como sequência, deve ser lido, após a leitura de “É Assim Que Acaba”. O título sugestivo, mostra que se trata do início de um relacionamento. No entanto, o livro, dessa vez, deve focar no desenvolvimento da relação entre Lily e Atlas, após acontecimentos do livro “É Assim Que Acaba”.

Lily Bloom continua administrado uma floricultura. Seu ex-marido abusivo, Ryle Kincaid, ainda é um cirurgião. Mas agora os dois estão oficialmente divorciados e dividem a guarda da filha, Emerson.
Livro “É Assim Que Começa” / Reprodução

Resumo: Lily Bloom continua administrado uma floricultura. Seu ex-marido abusivo, Ryle Kincaid, ainda é um cirurgião. Mas agora os dois estão oficialmente divorciados e dividem a guarda da filha, Emerson.

Quando Lily esbarra em Atlas — com quem não fala há quase dois anos —, parece que finalmente chegou o momento para poderem retomar o relacionamento da adolescência. Já que ele também está solteiro e parece retribuir os sentimentos de Lily. Mas apesar de divorciada, Lily não está exatamente livre de Ryle. Culpando Atlas pelo fim de seu casamento, Ryle não está nada disposto a aceitar o novo relacionamento de Lily, ainda mais com Atlas, o último homem que aceitaria ver perto de sua filha e da ex-esposa.

Alternando entre os pontos de vista de Atlas e Lily, É assim que começa retoma logo após o epílogo de É assim que acaba. Revelando mais sobre o passado de Atlas e acompanhando a jornada de Lily para abraçar a sua segunda chance, no amor enquanto lida com um ex-marido ciumento.

Vale informar, que “Assim Que Começa” também pode virar filme.

Conclusão

Por fim, como mostrado anteriormente, a ordem de leitura dos livros de Colleen Hoover, “Assim Que Acaba” e “Assim Que Começa” é seguir a ordem do lançamento. O filme “Assim Que Acaba” estreia hoje dia 8 de agosto nos cinemas brasileiros.

Leia também: É Assim que Acaba | Tudo o que você precisa saber antes de assistir o filme