Brad Pitt e Joaquim Phoenix se unem ao filme de Kaouther Ben Hania, baseado na trágica história real da menina de 6 anos morta em Gaza

Brad Pitt e Joaquin Phoenix são as estrelas de Hollywood que embarcaram no drama de Kaouther Ben Hania, ambientado em Gaza, A Voz de Hind Rajab. Eles atuam como produtores executivos antes da estreia no Festival de Cinema de Veneza.

Além deles, também participam do projeto nomes de peso como o cineasta de Roma, Alfonso Cuarón, a atriz Rooney Mara, o diretor de The Zone of Interest, Jonathan Glazer, e os parceiros de produção de Pitt na Plan B, Dede Gardner e Jeremy Kleiner.

O apoio desse grupo ajudará a impulsionar a visibilidade da obra. O filme estreia no dia 3 de setembro e seguirá para o Festival de Cinema de Toronto.

Brad Pitt e Joaquim Phoenix serão produtores de The Voice of Hind Rajab
Brad Pitt e Joaquin Phoenix se juntam como produtores executivos | Crédito: Reprodução/IMDB

Ben Hania retrata a dor universal de uma tragédia em Gaza

Ben Hania escreveu e dirigiu o filme, que mostra como forças israelenses atacaram um carro em Gaza, prendendo Hind Rajab, uma menina de 6 anos. Ela foi encontrada morta posteriormente.

A narrativa utiliza as gravações de voz entre Hind e os voluntários do Crescente Vermelho, que tentavam mantê-la na linha até a chegada de uma ambulância.

“No cerne deste filme há algo muito simples e muito difícil de conviver. Não consigo aceitar um mundo onde uma criança clama por socorro e ninguém vem. Essa dor, esse fracasso, pertence a todos nós. Esta história não é apenas sobre Gaza. Ela fala de uma dor universal”, declarou Ben Hania.

Ben Hania ressalta o poder da ficção em “A Voz de Hind Rajab”

O diretor ainda destacou o poder da ficção baseada em fatos reais:

“E acredito que a ficção (especialmente quando se baseia em eventos reais, dolorosos e verificados) é a ferramenta mais poderosa do cinema. Mais poderosa do que o barulho das notícias de última hora ou o esquecimento da rolagem da tela. O cinema pode preservar uma memória. O cinema pode resistir à amnésia. Que a voz de Hind Rajab seja ouvida”.

Ben Hania conquistou reconhecimento por seus trabalhos indicados ao Oscar, incluindo Quatro Filhas (2023) e O Homem que Vendeu Sua Pele (2020).

A guerra em curso em Gaza deve ser um dos temas centrais no Festival de Veneza deste ano, que começa hoje (27). Além da estreia de The Voice of Hind Rajab, ativistas locais também organizam uma manifestação pró-palestina durante o evento.

Imagem de capa: Reprodução/IMDB