Primeiro trailer de Avatar: Fogo e Cinzas mostra Povo das Cinzas em dança ritual, fogo consumindo a floresta e Varang ameaçando

A Disney divulgou o aguardado trailer de Avatar: Fogo e Cinzas, terceiro capítulo da franquia dirigida por James Cameron. Com estreia marcada para 19 de dezembro de 2025, o longa dá continuidade à saga épica iniciada em 2009 e aprofundada em O Caminho da Água (2022).

A prévia revela, pela primeira vez, o temido Povo das Cinzas, um clã que domina o fogo e, além disso, desafia tudo o que conhecemos sobre Pandora até aqui.

“Vocês verão muito mais Pandora do que nunca viram antes”, afirmou James Cameron no evento. “É uma aventura insana e um deleite para os olhos, mas também tem um impacto emocional muito alto, mais do que nunca. Estamos entrando em um território realmente desafiador para todos os personagens que vocês conhecem e amam”.

Novo trailer revela guerra iminente em Pandora

Entre as principais revelações do trailer está o retorno de Jake Sully (Sam Worthington), Neytiri (Zoe Saldaña) e do clã aquático Metkayina, que agora precisam unir forças contra Varang, a nova antagonista interpretada por Oona Chaplin.

A personagem lidera o Povo das Cinzas, que se alia ao coronel Quaritch (Stephen Lang) e ameaça incendiar Pandora. “Sua deusa não tem domínio aqui”, diz Varang, encerrando o trailer com uma declaração que antecipa o clima bélico da trama.

Além de Chaplin e Lang, o elenco conta com os veteranos Sigourney Weaver, Kate Winslet, Cliff Curtis, Joel David Moore e Edie Falco, além das estreias de David Thewlis e Michelle Yeoh.

Cameron revelou que Fogo e Cinzas e O Caminho da Água foram originalmente concebidos como um único filme. No entanto, a complexidade do enredo levou à divisão em duas produções. “Há novos personagens, um em especial que eu acho que você vai amar, ou amar odiar”, brincou o diretor.

Avatar: Fogo e Cinzas promete expandir a mitologia de Pandora com mais ação, conflitos internos e um embate entre forças da natureza, água e fogo, em escala épica. A batalha pela sobrevivência continua, mas agora, com as chamas ameaçando consumir tudo.

Imagem de capa: 20th Century Studios/Divulgação