Desde que o game foi revelado durante a E3 2021, o trailer de Avatar: Frontiers of Pandora já surpreendeu pela qualidade diferenciada de seus gráficos. Mas o que mudou?
A Massive Entertainment resolveu atualizar o Snowdrop (motor gráfico), para que houvesse uma iluminação global, diferentemente dos jogos já conhecidos atualmente. Esse tipo de iluminação interfere diretamente a como o jogador verá o jogo, pois em gerações anteriores, ao iluminar uma cena e objetos, a luz era fixada apenas em partes extremamente necessárias, como céu, objetos grandes que captavam iluminação, entre outros.
Acontece que agora, com a iluminação global, o game consegue entregar um ambiente muito mais detalhado, com folhagens vivas, dando ênfase na vegetação, que sempre foi algo muito lembrado no filme Avatar. Isso quer dizer que com as novas mudanças a iluminação e a temperatura poderão ser manifestada através de imagens extremamente nítidas geradas pelo motor gráfico atualizado da empresa, como se todo o ambiente tivesse realmente uma temperatura, como pode ser visto abaixo:
Em vídeo, o diretor técnico de programação da Ubsoft, Nikolay Stefanov afirmou que com a chegada de novos consoles, foi permitido a criação de detalhes de objetos muito melhores perto de quem joga, e isto pode ser percebido inclusive quando se voa alto e consegue ter uma vista adorável com renderização de longa distância, em que se pode inclusive usar um traçado de raios para criar sombras de grande distância, chegando a mais de 3 quilômetros de quem observa.
De fato, este novo engine muda a forma com que as pessoas verão Avatar, que trás a premissa de ser em primeira pessoa. Atualmente com a evolução da tecnologia o mais importante para o desenvolvimento de novos títulos de grandes empresas desenvolvedoras de games e também um desafio é levar aos jogadores a experiência de estar realmente inserido no ambiente, como se até mesmo a chuva e o clima possam ser sentidos, e com a total inserção em um ambiente digital de qualidade essa missão pode ser concluída pelo simples motivo de que o ser humano tem a capacidade psicológica de imaginar um clima mais quente ou frio e sentir na pele, mesmo não estando lá.
A Microsoft está ajudando a Ubisoft e seu Motor Snowdrop com sua incursão na API DirectStorage para a atualização do novo game do Avatar, e isso poderá ser notado ao voar em velocidades gigantescas em um Banshee sobre a paisagem detalhada. Apenas em uma mudança para discos rígidos mais recentes, que não deve ser subestimada por ter muitas implicações, promete demonstrar o quão potente tende a ser a nova geração de jogos a partir deste que já gera muito interesse a todos os amantes de jogos.
Assista o vídeo com os artistas do “Avatars: Frontiers of Pandora” abaixo:
Avatar: Frontiers of Pandora será lançado em 2022 para Xbox Series X/S, PC e Playstation5.