Desde a estreia da série animada “Avatar: The Last Airbender” em 2005, o universo criado por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko capturou a imaginação de milhões de fãs em todo o mundo. Agora com a chegada de uma nova série em Live Action, é provável tenha reacendido aquela sua chama por se aventurar de forma mais ativa. Ou talvez só tenha passado uma memória nebulosa do grande início dos anos 2000, em que todo filme ou animação de sucesso ganhava a sua própria adaptação para os controles Playstation, Nintendo e Xbox. Quem não se lembra dos clássicos Ben 10: Protector of Earth, The Simpsons Hit & Run e SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom

Além dos episódios emocionantes e da rica mitologia, a franquia Avatar assim como muitas, também se aventurou no mundo dos videogames, oferecendo aos jogadores a oportunidade de mergulhar ainda mais fundo nesse universo único. Conheça agora ou relembre a trajetória de Aang no mundo dos games, através desta visão geral dos jogos baseados na amada série animada.

Avatar: The Last Airbender (2006):

Avatar: The Last Airbender

Lançado um ano após a chegada da animação. Este jogo de ação e aventura foi lançado para várias plataformas, incluindo PlayStation 2, PSP, Xbox, GameCube, Wii, Game Boy Advance, Nintendo DS e PC. Os jogadores assumem o controle de Aang, Katara, Sokka e outros personagens enquanto embarcam em uma jornada épica para derrotar a nação do fogo e restaurar o equilíbrio no mundo. O jogo possui elementos de Rpg e Hack n’ Slash , e conta a história dos primeiro dois livros da franquia, que é como são chamados os arcos da animação. 

Porém suas versões de Game Boy Advance e Nintendo DS foram totalmente retrabalhadas para as limitações dos consoles e acabaram por se tornarem games totalmente diferentes. Se assimilando bastante aos jogos de Zelda. Apesar dos computadores da época serem totalmente capazes de rodar perfeitamente o jogo igual as suas versões de console, os desenvolvedores acabaram também fazendo uma versão totalmente diferente para o mesmo. 

Isso era bastante comum na época, pois o público de cada plataforma era bastante distinto, e muitas publicadoras temiam que seu jogo fosse ignorado. Esta versão para computador apesar de também ter elementos de Rpg, perdeu seus elementos de Hack n’ Slash e possuía sua gameplay baseada no uso do mouse, bastante semelhante aos jogos da franquia Diablo e Warcraft.

Avatar: The Last Airbender – The Burning Earth (2007):

Avatar: The Burning Earth

Sequência do jogo anterior, “The Burning Earth” continua a história, seguindo os eventos da segunda temporada da série. Lançado para Xbox 360, Wii, PlayStation 2, Nintendo DS e Game Boy Advance, este jogo expande o universo Avatar. Permitindo que os jogadores explorem novos locais e enfrentem desafios emocionantes. Assim como o seu antecessor as plataformas portáteis como Nintendo DS e Game Boy Advance eram completamente diferentes das suas versões de Wii, PlayStation e Xbox. Nesta sequência cada jogo funcionava mais como uma expansão da sua versão do jogo anterior, com gráficos levemente mais trabalhados e maior variedade na gameplay. As suas versões portáteis receberam críticas, por mudarem acontecimentos na história da animação para se encaixar melhor na proposta de suas versões.

Avatar: The Last Airbender – Into the Inferno (2008):

Avatar: Into The Inferno

A terceira parte da trilogia de jogos baseada na série animada, “Into the Inferno” mergulha os jogadores nos eventos finais da história de Aang e seus amigos. Disponível para Wii, PlayStation 2, Nintendo DS e PlayStation Portable, este jogo oferece a conclusão emocionante para a jornada de Avatar. Popularmente conhecido como o melhor jogo baseado na série, neste houveram bastante mudanças em suas gameplays em comparação aos seus jogos anteriores. Mudanças essas que foram bem recebidas pelo público. Entre suas mudanças a mais interessante é o fato de poder usar livremente os poderes de avatar durante o jogo.

Dessa forma utilizando o analógico direito ou o Wii Remote era possível utilizar seus poderes elementais livremente pelo cenário. Bem como servindo para mecânicas de puzzle, e adicionando maior imersão ao jogo. Algumas habilidades sendo realizadas ao se fazer movimentos específicos com o seu analógico ou Wii Remote, o fazendo se sentir como o próprio Avatar. Esse foi durante muito tempo, o ultimo jogo com grande peso baseado na animação.

4. Avatar: The Last Airbender – The Path of Zuko (2008):

Sobretudo uma Ampliação da historia de “Into the Inferno”, concentra-se nas aventuras de Zuko, um dos personagens mais complexos e cativantes da série. Lançado para Pc, “The Path of Zuko” permite que os jogadores experimentem a jornada de redenção do príncipe banido da nação do fogo. Como um jogo de aventura Point and Click, ele adapta toda a terceira temporada da série pela visão do príncipe Zuko.

5. Avatar: The Last Airbender – Bobble Battles (2006):

Este jogo de estratégia baseado em turnos, lançado para PC, oferece uma experiência única no universo Avatar semelhante aos jogos Command & Conquer. Os jogadores podem assumir o controle de personagens icônicos enquanto participam de batalhas emocionantes e estratégicas.

6. Avatar: The Last Airbender – The Movie (2008):

Avatar Live action

Baseado no filme live-action da série, este jogo para Nintendo Wii e DS permite que os jogadores revivam momentos-chave da adaptação cinematográfica. Esse jogo foi bastante impactado pela má reputação do filme, embora não seja tão aclamado quanto a série animada, oferece aos fãs uma maneira diferente de experimentar a história de “Avatar: The Last Airbender”. O jogo utiliza bastante dos controles de movimento para o combate, e apesar de bem interessante no inicio, acabar por ficar cansativo após algumas horas de jogatina. Apesar disso um fato curioso é que novamente a sua adaptação de DS e completamente diferente da sua versão para console de mesa. Nesse caso a sua versão portátil sendo mais aclamada que a sua versão “oficial”, por utilizar uma gameplay mais confortável aos jogadores.

The Legend of Korra (2014):

Avatar A Lenda de Korra

Juntamente com com o retorno da série em A Lenda de Korra em 2012, não demorou muito para o retorno da franquia aos video games. Desenvolvido pela PlatinumGames, famosa pelos seus jogos Hack n’ Slash, e lançado para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC e Nintendo Switch. “The Legend of Korra” foi o projeto mais ambicioso entre todos os jogos da saga, com muitos elementos canônicos da animação sendo apresentados neste jogo. Situado entre as segunda e terceira temporada, o jogo segue Korra enquanto ela luta contra os Espíritos das Trevas. A sua gameplay se assemelhava bastante a Bayoneta e possuía uma certa profundida. Apesar de ter sido bastante criticado pela mídia especializada na época, que já estava saturada de jogo licenciados, os poucos fãs que deram uma chance ao jogo gostaram bastante de sua experiência.

Aparições Especiais

Cameos

Em conclusão estes são os jogos que compõem o rico catálogo de jogos baseados na série “Avatar: The Last Airbender”. Em outras palavras com uma mistura de ação, aventura e estratégia, esses jogos proporcionam aos fãs a oportunidade de explorar o mundo fantástico criado por DiMartino e Konietzko de uma maneira totalmente nova. Seja lutando contra a nação do fogo, dominando os elementos ou embarcando em uma jornada de redenção, os jogos de “Avatar: The Last Airbender” continuam a cativar jogadores de todas as idades e lembrá-los do poder duradouro deste universo incrível. Contudo Aang e seu grupo não possui presença apenas em seus jogos, com muitas aparições em jogos Cross-Overs e até como Easter Eggs. Esses jogos foram…

  • Brawlhalla
  • Smite
  • Nicktoons MLB
  • Nickelodeon Kart Racers
  • Nicktoons Nitro