Talento, inovação e criatividade ganham destaque na premiação britânica
Uma das prestigiadas celebrações do cinema mundial se aproxima: o British Academy of Film and Television Arts (BAFTA). Reconhecida pela sua relevância e influência internacional, a cerimônia homenageia contadores de história em diferentes formatos audiovisuais. Frequentemente chamada de “Oscar Britânico”, o evento se destaca pela tradição e o impacto na indústria cinematográfica.
O BAFTA foi fundado pela academia em 16 de abril de 1947, na cidade de Londres, por um grupo de cineastas renomados, como Sir Alexander Korda e pelo diretor David Lean. Premiado filme “The Sound Barrier” (A Barreira do Som – 1952) e outros clássicos do cinema, Lean também assumiu a presidência, tornando-se o primeiro a ocupar o cargo.
Desde sua origem, o objetivo da organização é celebrar a criatividade, a inovação e as performances nas artes, além de destacar talentos que contribuem para o fortalecimento o cinema e a televisão britânica no cenário internacional. Hoje, a academia britânica conta com mais de 12.000 membros.
Filmes que marcaram a história do BAFTA
Na primeira edição, realizada no final da década de 1940, o grande destaque foi “Odd Man Out” (O intruso), de Carol Reed. O thriller ganhou o BAFTA de Melhor Filme Britânico e ajudou a consolidar a premiação. Nesta época não havia categorias para Melhor Ator e Atriz.
Outro sucesso foi o longa norte-americano “The Best Years of Our Lives”, de William Wyler, consagrado como Melhor Filme. A produção marcou o início de uma tradição além das fronteiras britânicas.
Ao longo dos anos, outros filmes se tornaram ícones do cinema mundial, como “Ben-Hur” (1959), “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” (2001), “La La Land” (2017) e “Conclave” (2025). Dessa forma, o BAFTA reforça seu papel como uma referência mundial de qualidade e inovação cinematográfica.
Do cinema britânico às produções internacionais

Inicialmente dedicada exclusivamente ao cinema britânico, o BAFTA passou por mudanças significativas em suas categorias, passando a incluir produções internacionais e novas categorias técnicas.
Atualmente, a premiação reúne categorias como Melhor Filme, Melhor Filme Britânico e Direção. As categorias de Melhor Ator ou Atriz surgiram em 1952, fortalecendo o talento individual de cada artista. Além disso, a academia britânica valoriza diferentes gêneros de produção, como animação, documentário e áreas técnicas essenciais para a construção da obra, como Fotografia, Design, Montagem e Roteiro.
Em 1968, o BAFTA introduziu a categoria deMelhor Filme em Língua Não-Inglesa. O primeiro vencedor foi o longa francês “Au Hasard Balthazar“, de Robert Bresson. Aliás, a primeira representação nacional foi “Orfeu do Carnaval“, de Marcel Camus. Esse musical romance franco-brasileiro marcou a presença do Brasil no “Oscar britânico”.
No entanto, foi “Central do Brasil“, de Walter Salles, que garantiu o primeiro prêmio internacional do BAFTA, consolidando o cinema brasileiro no cenário global.
Novas fronteiras além das telas
A fusão com Associação dos Produtores e Diretores de Televisão deu novo impulso para a Academia britânica, formando a Sociedade de Artes de Filme e Televisão (The Society of Film and Television Arts). Com a inclusão das produções de TV, o Príncipe Philip foi nomeado primeiro presidente da instituição, cargo que ocupou por 60 anos. Hoje, o Príncipe William mantém a tradição real à frente da Academia britânica.
Em 2004, ampliou sua atuação para os jogos eletrônicos, com a criação do Games Awards, dedicado às principais conquistas da indústria dos games. Assim, grandes produções estrangeiras e jogos independentes recebem reconhecimento pela direção de arte e inovação técnica.
Com essas iniciativas, a organização celebra conquistas anuais, acompanhando a evolução do entretenimento contemporâneo e consolidando seu papel como uma das principais instituições dentro do setor criativo.
Diferença entre BAFTA e Oscar

LEIA TAMBÉM: BAFTA 2026 | “O Agente Secreto” concorre em duas categorias; veja todos os indicados
O “British Academy of Film” e a Academy Awards (Oscar) estão entre as instituições mais prestigiadas do cinema global. Apelidado como “Oscar Britânico”, ganhou relevância internacional por seguir a tradição de premiar os melhores filmes e profissionais, especialmente no cinema britânico.
A premiação destaca categorias específicas como Melhor Filme Britânico, refletindo a identidade cultural do Reino Unido e da Europa. Por outro lado, o Oscar mantém uma forte ligação com Hollywood e com a indústria norte-americana, mesmo reconhecendo produções internacionais.
As diferenças também se manifestam nos símbolos das premiações. A academia britânica entrega uma máscara dourada, inspirada nas artes teatrais. Enquanto o Oscar consagra seus vencedores com a icônica estatueta do cavaleiro.
O palco da edição 2026 do Bafta
A 79ª edição do BAFTA é especialmente marcante para o Brasil, que concorre em quatro categorias. “O Agente Secreto” disputa Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Roteiro Original, com Kleber Mendonça Filho. “Apocalipse nos Trópicos” concorre a Melhor Documentário e o brasileiro Adolpho Veloso pode levar o troféu de Melhor Fotografia por seu trabalho em “Sonhos de Trem”.
A cerimônia acontece neste domingo (22), às 16h (horário de Brasília), no Royal Albert Hall, em Londres. O público poderá acompanhar ao vivo pelo streaming da HBO Max.
Imagem de capa: Variety/Reprodução
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram