Espetáculo homenageia centenário da Belas Artes, traduzindo a efervescência do modernismo e celebrando a inovação e a criatividade
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo completa 100 anos de história no dia 23 de setembro de 2025. A fundação é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior em artes e criatividade do Brasil. Para celebrar o centenário, uma programação especial será realizada ao longo do mês.
A programação do evento se estende pela quarta semana de setembro. Em resumo, a celebração conta com a Missa de Ação de Graças na Catedral da Sé aberta ao público, no dia 23. Além disso, também acontecerá uma homenagem no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, no dia 27. Por fim, a programação se encerra com um evento no Theatro Municipal de São Paulo com o lançamento do livro comemorativo, no domingo (28), às 15h.
Dessa forma, o espetáculo pretende retratar sua jornada por uma viagem no tempo. A proposta é desmembrar essa trajetória por meio de interações artísticas e apresentações divididas em atos.
A história da instituição
Seguindo a efervescência do movimento modernista de 1922, a Belas Artes foi fundada em 1925. A instituição surgiu em sintonia com o espírito de renovação artística e cultural que marcava São Paulo naquele período. Originalmente criada como Academia de Bellas Artes de São Paulo, nasceu com a proposta de levar para a sala de aula toda a pulsação criativa que transformava a capital paulista em um polo cultural de vanguarda.
Nas décadas seguintes, firmou-se como referência no ensino de artes visuais, arquitetura e design, sempre acompanhando os principais movimentos artísticos, mas preservando sua identidade e independência intelectual. A instituição se consolidou como uma pioneira na formação de profissionais da área e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da arquitetura moderna no país.

Desde então, a Belas Artes tem sido protagonista ativa na formação de artistas, arquitetos, designers e pensadores que moldaram a paisagem cultural, urbana e estética da cidade. O centro segue influenciando gerações de criadores e contribuindo diretamente para o desenvolvimento da arte e da cultura paulistana.
Sobre o evento
Um dos pontos altos da comemoração será o evento no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 28. O livro comemorativo reúne depoimentos de ex-alunos e registros históricos. Imagens de acervo e reflexões sobre o papel da instituição no desenvolvimento cultural e criativo do país também estão presentes. Além disso, a celebração contará com uma apresentação especial.
Dividido em três atos principais, o espetáculo comemorativo no Theatro Municipal contará a história da instituição. Cada um dos atos representa uma fase marcante da trajetória da Belas Artes ao longo de seu centenário.
Leia mais: Festival Filmes Incríveis retorna ao REAG Belas Artes | Conheça os filmes
O primeiro ato abordará as origens da instituição e seu papel na consolidação do modernismo em São Paulo. Ele será composto por performances que remetem ao espírito vanguardista da década de 1920. Já o segundo ato busca destacar as transformações e contribuições da Belas Artes ao longo do século XX. Neste momento, a performance vai passar por momentos históricos e artísticos que moldaram a identidade cultural da cidade. Por fim, o terceiro ato olhará para o futuro, celebrando a inovação, a tecnologia e a criatividade que continuam a guiar a instituição rumo às próximas gerações.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.