A famosa promoção de férias da Steam traz mais de 500 jogos com até 95% off no catálogo, mas não oferece apenas a oportunidade de economizar aos jogadores. Isso porque, além dos descontos, esta também é a chance de descobrir novos games. Entre os títulos de destaque, está ‘Bem Feito’, jogo independente brasileiro de terror.

LEIA MAIS: Steam tem descontos de até 95% em jogos: Veja lista

Desenvolvido por oiCabie, ‘Bem Feito’ carrega uma proposta original: misturar simulação e creepypasta de maneira única. Além disso, a originalidade não para por aí e inclui até um console fictício brasileiro. Lançado em 2023, o game foi finalista da gamescon latam na categoria ‘Melhor Jogo Brasileiro’ e indicado a ‘Melhor Jogo’ no Brasil Game Awards.

Trailer de ‘Bem Feito’ (Reprodução: oiCabie via YouTube)

‘Bem Feito’ traz premissa original

‘Bem Feito’ é um “game dentro de outro game”. Soou confuso? vamos lá: no mundo fictício do jogo, ‘Bem Feito’ foi um jogo de grande sucesso no fim dos anos 90 no Brasil através do console ‘Jogaroto’, desenvolvido pela empresa ‘Megasoft’. Após cair no esquecimento, o jogos do ‘Jogaroto’ voltam a ser popularizados por meio do Garotron OS e do emulador Garotron. Um deles é o ‘Bem Feito’, descoberto através de uma ROM.

A partir desse ponto, o jogador acessa a interface do jogo e conhece o protagonista: Reginaldo, que vive no minúsculo planeta B-613. A princípio, acompanhamos a rotina tranquila do jovem. E é claro, por se tratar de uma simulação, o gamer realiza as tarefas domésticas de Reginaldo e vive sua vida tranquila, indo pescar e interagindo com os vizinhos.

No entanto, como sempre no gênero de terror, a paz dura pouco. Logo, a vida Reginaldo começa a ser tomada por acontecimentos misteriosos, mas vamos parar os spoilers por aqui…

LEIA TAMBÉM: Conheça “Motor Kombat” – O jogo de corrida de Mortal Kombat

Gráficos que trazem nostalgia pelos anos 90

Acompanhando a narrativa do jogo, o estilo da arte remete a estética dos games dos anos 90, combinando pixel art em 32 bits com cenários em 3D retrô. Além disso, a proposta não se baseia somente na sensação de nostalgia, mas também evoca uma sensação de estranhamento que funciona bem com creepypastas.

Outro ponto forte de ‘Bem Feito’ está na jogabilidade. Como um jogo de simulação, as decisões do jogador são o que definem o destino de Reginaldo, significando que os desfechos mudam conforme cada escolha feita, o que abre a possibilidade de jogar várias vezes para explorar ao máximo. Bem como, ‘Bem Feito’ faz jus ao gênero de terror e entrega toda a lore e os mistérios necessários para um bom jogo de terror.

Onde jogar