Evento que conta com a participação da escritora Lilia Moritz Schwarcz também oferece sessão de autógrafos

Na noite desta terça-feira (04), a Bienal Internacional do Livro de Alagoas promove palestra sobre branquitude com a antropóloga e escritora Lilia Moritz Schwarcz. Com mediação de Gian Melo, o evento “9º Encontro Nacional do Nesem – Palestra com lançamento de livro: Branquitude e a sociedade brasileira” acontece no auditório, de 19h às 21h.

Ainda mais, a autora também vai participar de uma sessão de autógrafos, com seu novo livro “Imagens da branquitude – A presença da ausência”, sobre o impacto da branquitude nas conversas sobre relações culturais e históricas.

Mais sobre a palestra

Em seu livro mais recente, Schwarcz define o conceito de branquitude como um sistema enraizado de privilégios materiais e simbólicos que continua a exercer influência na sociedade contemporânea. Além disso, a pesquisadora explica como a continuidade de estruturas de poder e a preservação de monopólios sociais como respostas diretas desse fenômeno.

A palestra de Schwarcz faz parte de uma programação singular, o 9º Encontro Nacional do Nesem (Núcleo Escravidão e Sociedade na Época Moderna). Com realização entre 3 e 7 de novembro, o evento promete uma imersão nas relações históricas, culturais e sociais entre o povo africano e o povo brasileiro.

Com 10 dias de atividades, a 11ª edição da Bienal de Alagoas conta com uma programação vasta e gratuita para os amantes da leitura. Além disso, o evento acontece em função da parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Conheça Lilia Moritz Schwarcz

Escritora, historiadora e antropóloga, Lilia Moritz Schwarcz se dedicou, durante toda a sua carreira, ao estudo da história sociocultural do Brasil. Assim, seus trabalhos discutem as relações sociais que moldam o país, tal como as ideias de memória coletiva e identidade nacional.

Schwarcz já publicou mais de 30 livros, vários deles traduzidos para outros idiomas, sobre temáticas destacadas. Além disso, a autora já atuou como Professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). Hoje em dia, atua como Visiting Professor em Princeton.

Em 2024, a escritora foi escolhida para ocupar a cadeira número 9 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o diplomata Alberto da Costa e Silva.

══════════════════════════════════════════════

📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.