Evento celebra a ligação entre Brasil e África e conta com grande programação cultural
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas começa hoje (31 de outubro) e leva uma programação cultural diversificada ao público da capital Maceió. Até o dia 9 de novembro, o Centro de Convenções Ruth Cardoso recebe lançamentos de livros, sessão de autógrafos e debates sobre temas atuais.
A Bienal celebra a ligação entre Brasil e África e realiza uma homenagem aos países de Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Com o tema “Brasil e África ligados culturalmente em suas raízes e ritos”, o evento promete unir a literatura, arte e memória para assim celebrar a ancestralidade.
Além disso, o evento homenageia três personalidades do estado de Alagoas: Mãe Neide Oyá d’Oxum, Mãe Mirian e Pai Célio. Todos são referências na disseminação dos rituais das religiões de matriz africana. Alguns dos convidados do evento são Lilia Schwarcz, Miriam Leitão, Fernanda Takai, Jefferson Tenório, Djamila Ribeiro, entre outros.
Principais destaques
Durante o evento, o público poderá acompanhar vários debates sobre temas voltados à ancestralidade, mas também atuais. No dia 03/11, a mesa redonda “Fronteiras e Diáspora: Histórias entre o Brasil e a África” fala sobre as histórias culturais e simbólicas que unem os dois continentes. Do mesmo modo, “Histórias de Indígenas e Africanos nos Brasis de Outrora” discute no dia 04/11, o papel dos indígenas e africanos na formação do Brasil.
No dia 05/11, a mesa redonda: “Tráfico e Escravidão na Formação Social do Brasil” busca debater a herança da escravidão. A historiadora, antropóloga e escritora Lilia Schwarcz comanda a palestra “Branquitude e a Sociedade Brasileira”, que fala sobre as relações estruturais do nosso país.
Lançamentos e atividades para o público
Vários lançamentos de livros devem movimentar a Bienal do Livro de Alagoas. No dia 1º de novembro, o advogado e professor Fernando Maciel lança sua mais nova obra: Entre a paixão pelo mar e o amor pela terra. Já no dia 4, a cantora e compositora Fernanda Takai lança a nova edição do livro “O Cabelo da Menina”, obra vencedora do Prêmio Jabuti.
Além disso, o Sesc leva uma programação especial para o evento. No dia 1º de novembro, às 15h, na Sala Pajuçara, o Sesc realiza um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2024: Ricardo Mauricio Gonzaga e Patrícia Souza de Lima. O Sesc também organiza narrações de histórias, oficinas, palestras e saraus.
Leia também: Vera Saad entrelaça música e segredos em “Dança Sueca”
Prêmio Graciliano Ramos de Literatura
O Prêmio Graciliano Ramos de Literatura, promovido pela Universidade Federal de Alagoas, faz parte da programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Dessa forma, destaca personalidades que contribuíram de forma significativa para a cultura, a literatura e a educação no estado de Alagoas.
Recebem a homenagem Carlito Lima, Maria do Socorro Almeida e José Ricardo Silva, personalidades ilustres do cenário literário alagoano. A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 2 de novembro, às 19h30.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.