Aconteceu do dia 7 ao dia 10 de julho, no Expo São Paulo, o Big Festival (Best International Games Festival), um evento marcado pela experiência de quem ama e quer estar por dentro das novidades dos universos dos jogos. Entre realidade virtual e jogos repletos de narrativas, o festival contou com experiências gamers que ultrapassaram os limites e proporcionaram aos visitantes uma vivência, mesmo que breve, de diversos jogos. 

Primeiramente, o Big Festival, durante os quatro dias de evento, proporcionou aos apreciadores nerds, amantes do mundo dos games, o conhecimento de desenvolvimento das realidades existentes nos jogos, que iam desde os mais educacionais, até aventura e ritmos musicais. O ambiente se torna favorável porque é uma possibilidade de vivenciar e também fazer networking. 

Big Festival / Foto: Amanda Barboza
Big Festival / Foto: Amanda Barboza

Além disso, o evento também contou com premiações de jogos de diferentes categorias, entre elas: Melhor jogo, melhor narrativa, Melhor jogo educacional, etc. Esses jogos, inclusive, estavam disponíveis durante o evento.

Dessa forma, abaixo, você pode conferir a lista completa de vencedores:

Melhor Jogo

Gamedec | Estúdio: Anshar Studios |País: Polônia

Melhor Jogo: América Latina

The Eternal Cylinder | Estúdio: ACE Team | País: Chile

Melhor Jogo: Brasil 

No Place for Bravery | Estúdio: Glitch Factory | País: Brasil

Inovação

One Hand Clapping | Estúdio: Bad Dream Games | País: Estados Unidos

Melhor Multiplayer

DAVIGO | Estúdio: Davigo Studio | País: Canadá

Melhor Jogo Mobile

Wish Us Luck | Estúdio: Black Moluska | País: Brasil

BIG Impact: Melhor Jogo Diversidade

Unpacking | Estúdio: Witch Beam  | País: Austrália

BIG Impact: Melhor Jogo Educacional

Beliche Voador | Estúdio: Plot Kids | País: Brasil

BIG Impact: Melhor Jogo de Questões Sociais

Train to Sachsenhausen | Estúdio: Charles Games | País: República Checa

Melhor Som

Inua: a story in ice and time | Estúdio: ARTE France | País: França

Melhor XR/VR

Goliath: Playing with Reality | Estúdio: Anagram | País: Reino Unido

Melhor Jogo Infantil

As Aventuras do Capitão Algodão | Estúdio: Crenix Games | País: Brasil   

Reprodução: No Place for Bravery, vencedor do prêmio de Melhor Jogo Brasileiro
Reprodução: No Place for Bravery, vencedor do prêmio de Melhor Jogo Brasileiro

Melhor Jogo BIG Brands

Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia! | Estúdio: Double Dash Studios/Copa Studios | País: Brasil 

Melhor Jogo de Estudante

Lysfangha | Estúdio: Daphné DELOFFRE – Baptiste MARSAC | Universidade: ISART Digital | País: França

Melhor Arte

Backbone | Estúdio: Eggnut | País: Canadá

Melhor Narrativa

The Forgotten City | Estúdio: Modern Storyteller | País: Austrália

Melhor Gameplay

Dodgeball Academia | Estúdio: Pocket Trap | País: Brasil

Premiações Especiais

Prêmio Especial GTR para Jogos não lançados

Esse Proxy | Estúdio: From South Games | País: Argentina

GigaBash

Estúdio: Passion Republic Games | País: Malásia

BIG Direct – Melhor pitch das Associações Regionais

Gaucho and the Grasslands | Estúdio: Epopeia Games | País: Brasil

Chamada Ripio

Happened To Us | Estúdio: GeneZ Studio | País: Brasil

Xsolla

Gigabash | Estúdio: Passion Republic Games | País: Malásia

Assim, é possível conferir os momentos da premiação através do vídeo (10:28:58):

Greenpeace: Uma ideia sustentável durante o Big Festival

Além disso, o Greenpeace também marcou presença durante o evento, com uma proposta mais de conscientização. A ideia de trazê-los ao Big Festival veio atrelada ao universo do famoso e popular jogo GTA V, em um planeta 3 graus acima do normal. 

Quem passou pelo estande pôde entender um pouco mais sobre o projeto e ainda, caso se sentisse confortável, contribuir com a iniciativa do Greenpeace.

Reprodução: GTA | Cidade fictícia de Los Santos +3ºC
Reprodução: GTA | Cidade fictícia de Los Santos +3ºC

Dessa forma, sob a chancela do Proac ICMS e da Lei de Incentivo à Cultura, o BIG Festival tem o patrocínio Master da Ripio; patrocínio Gold do Magalu Games, Bis, Claro, Fini e ApexBrasil; patrocínio Silver da DX Gameworks; parceria com Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; realização Bits Produções, Omelete, SPCine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Assim, você pode conferir clicando aqui, os jogos que fizeram parte da competição.