Dentre os indicados ao Oscar 2023 de Melhor Ator, temos Bill Nighy, pela sua atuação em Living (2022).
Infelizmente, o longa não chegou ao Brasil e também não conseguiu alcançar outros filmes que concorrem agora ao prêmio de Melhor Filme, como “A Baleia”, “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”, e outros grandes indicados ao Oscar 2023.
Entretanto, isso não tira mérito de Bill. Pelo contrário, o ator está concorrendo lado a lado com outros atores de renome e que entregaram grandes atuações como ele mesmo fez.
Então, para começar: qual a história de Living?
Em 1953 e numa Londres devastada pela Segunda Guerra Mundial, Rodney Williams (Bill Nighy), um funcionário público veterano, é uma peça crucial na engrenagem burocrática de uma cidade que luta para se reconstruir pós-guerra.
Enterrado em papeladas no escritório, Rodney sente que já há um tempo tem levado uma existência vazia e sem sentido.
Contudo, certo dia, um diagnóstico médico arrasador obriga-o a fazer um balanço da sua vida e, assim, a tentar alcançar a satisfação, antes que muito tarde.
Enfim, Living conta também com a participação de Aimee Lou Wood, Tom Burke, Alex Sharp, Zoe Boyle e Lia Williams. O filme não tem previsão de estreia no Brasil.
Agora que você conhece um pouco sobre o novo trabalho de Bill, resta agora conhecer o próprio ator.
Quem é o indicado ao Oscar 2023, Bill Nighy?
Em 12 de dezembro de 1949, em Caterham, interior de Surrey, Inglaterra, nascia William Francis Nighy, que viria a ser conhecido mais pra frente como Bill Nighy, ator já vencedor de BAFTAs, Globo de Ouro, além de indicações ao Oscar e ao Tony Awards.
Ator e dublador de grande renome, o britânico teve o primeiro contato com o mundo das atuações ainda quando criança, na própria escola. Depois disso, entrou no mundo do teatro, ao se inscrever no grupo estudantil, sendo esta a porta de entrada para o mundo das performances e atuações.
Ainda jovem, ampliou seus horizontes, quando estudou na Guilfors School of Acting, em Surrey.
Segundo o portal Adoro Cinema, Nighy iniciou sua carreira artística nos palcos do National Theatre, em Londres. Além disso, também fez diversas participações em séries de TV, cinema e também no rádio.
Aliás, foi pelo rádio que ele deu vida ao hobbit Samwise Gamgee, na dramatização radiofônica, de O Senhor dos Anéis para a BBC.
Carreira de Bill Nighy
Apesar das indicações e premiações, Bill fez outros grandes filmes que marcaram sua carreira, seja navegando pelas águas do sucesso em um navio pirata, ou então como viajante no tempo rumo as várias emoções e entretenimento.
Segue abaixo alguns dos trabalhos mais marcante em sua carreira, além de Living:
Piratas do Caribe: O Baú da Morte / No Fim Do Mundo
Quase irreconhecível, repleto de efeitos especiais e sem coração, Bill Nighy deu vida ao temido Davy Jones, na saga de Piratas do Caribe, estrelada por Johnny Depp, Orlando Bloom e Keira Knightley.
Apesar de ter aparecido somente em dois filmes da saga, Davy Jones é um dos personagens favoritos de muitos fãs, ao mesmo tempo em que é considerado por alguns como o maior vilão da saga toda.
Sinopse:
O Baú da Morte:
Will e Elizabeth estão prestes a se casar.
No entanto, o evento precisa ser adiado quando o lendário e temível Davy Jones, capitão do de uma tripulação amaldiçoada, aparece para cobrar uma dívida de Jack Sparrow, amigo do casal.
Agora, a única chance de Sparrow e livrar de uma maldição de Jones é encontrando o baú da morte.
No Fim Do Mundo
Após todos os eventos do segundo filme, Will, Elizabeth e Jack precisam unir forças a antigos inimigos, afim de impedir o fim da liberdade e do modo pirata de viver. Mesmo que isso os levem a navegar além do horizonte, rumo ao fim do mundo.
A saga de Piratas do Caribe encontra-se disponível no DIsney+.
Questão de Tempo
Outro papel que marcou a carreira de Bill Nighy é ao lado de Domhnall Gleeson e Rachel McAdams, neste drama cheio de romance e fantasia.
Bem diferente do papel anterior, aqui Bill dá vida ao pai de uma família especial de viajantes do tempo. Dessa forma, assumindo um arquétipo paterno, ele tenta passar seus conhecimentos a seu filho que acaba de descobrir tal poder.
O longa vai além do romance entre os protagonistas, trazendo mensagens sutis e relevantes sobre o verdadeiro poder por trás do tempo.
Sinopse: Ao fazer 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) descobre que vem de uma familia onde os homens podem viajar no tempo e mudar o que acontece e aconteceu em sua vida. Sua decisão de tornar seu mundo um lugar melhor ao conseguir uma namorada acaba não sendo tão fácil, mostrando que tudo é uma questão de tempo.
Questão de Tempo encontra-se disponível na Star+.
Simplesmente Amor
Do mesmo criador de Quatro Casamentos e Um Funeral, O Diário de Bridget Jones e Nothing Hill, o filme se encaixa naqueles clássicos natalinos e românticos, com pitada de comédia que aquece o coração do público.
Com um elenco recheado de grandes nomes, Bill faz uma participação ao lado de Hugh Grant, Liam Neeson, Keira Knightley. Além deles, o longa também conta com a participação do nosso brasileiro, Rodrigo Santoro.
Sinopse: Acompanha a vida de oito casais que lidam com suas vidas amorosas durante o mês antes de Natal em Londres.
Simplesmente Amor encontra-se disponível para alugar no Youtube.
Pokémon: Detetive Pikachu
Uma das maiores supressas para muita gente, mas sim: Bill Nighy atuou no live-action de Pokémon, interpretando o magnata Howard Clifford, um personagem repleto de carismas e inteligências.
Aliás, em entrevista ao The Guardian, após fazer o longa, o ator ficou encantado com o universo de Pokémon, a ponto de começar a colecionar vários produtos dos monstrinhos. Ainda, o ator disse que seu pokémon favorito é o próprio Mew: “ele é majestoso e foi o primeiro… Ele era elegante e poderoso“.
Sinopse: Desde pequeno, Tim (Justice Smith) um jovem que não gosta de Pokémon.
No entanto, certo dia, o mundo do rapaz vira de cabeça para baixo quando seu pai, não tão presente, desaparece. Agora, o jovem deve unir forças com com o Pikachu (Ryan Reynolds) de seu pai e assim desvendarem o mistério por trás de seu desaparecimento.
Pokémon: Detetive Pikachu encontra-se disponível na HBO Max.
Outras participações
Por fim, o astro de Living também várias participações especiais em filmes bem conhecidos no mundo geek pop, desde de Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 1 – como o novo ministro da magia – ou então no próprio Guia do Mochileiro das Galáxias, em que de interpreta o alienígena designer de planetas, Slartibartfast.
Ainda, ele também fez participações mais longas ao longo das franquias, como na saga de Anjos Da Noite, em que interpretou o próprio Drácula.
Por fim, também participou no drama Emma, como o pai de Anya Taylor-Joy, e do filme
Premiações
Agora que você já viu algum dos trabalhos de Bill Nighy e sabe que ele está concorrendo ao Oscar 2023, está na hora de conhecer alguns prêmios que ele já levou para casa:
- Globo de Ouro 2007: Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão (por A Filha de Gideon)
- Prêmio BAFTA de Cinema 2004: Melhor Ator Coadjuvante (por Simplesmente Amor)
- Satellite Award 2005: Melhor Ator Coadjuvante em uma Série, Minissérie ou Telefilme (por O Principe Perdido)
- Teen Choice Award 2006: Melhor Vilão em Filme (por Davy Jones, em Piratas do Caribe: O Baú da Morte)
- Tony 2015: Melhor Ator Principal em uma Peça (pela peça Skylight)
Agora que você conhece um pouco da carreira de Bill Nighy, acha que ele leva o Oscar 2023 por Living? Abaixo, o trailer do filme:
Vale lembrar que a premiação do Oscar ocorre neste domingo (12/03), a partir das 20h, no horário de Brasília.