São Francisco de Assis, nascido Francisco Bernardone, viveu nos séculos XII e XIII na Itália. Sua festa celebra-se anualmente em 4 de outubro, data de sua morte em 1226. É conhecido mundialmente como o protetor dos animais e padroeiro da ecologia, uma vez que defendia que a criação é uma manifestação do amor de Deus e que todos os seres vivos são seus irmãos. 

Desse modo, o santo católico, que é imensamente popular no Brasil, foi assunto de vários livros, entre biografias e estudos. Isso acontece não apenas por sua história de vida e conversão, mas pelas histórias famosas que o cercam, principalmente em relação ao seu laço com os animais. As mais conhecidas são a de que ele pregava para os pássaros e teria amansado um lobo feroz que aterrorizava uma cidade na Itália.

Conheça dois livros que se dedicam a contar a história de São Francisco de Assis, cada um de uma forma.

Créditos: Santa Cruz | Paulinas

“Legenda Maior: Vida de S. Francisco de Assis” de São Boaventura

Escrita por São Boaventura, a primeira publicação data de 1263. Fala das ações de Deus por intermédio de São Francisco de Assis. Essa biografia, dividida em 15 capítulos, não segue uma ordem cronológica, mas estabelece relações naturais entre os acontecimentos, seguindo o tema. Por fim, um último capítulo, dividido em dez seções, apresenta milagres que ocorreram após a morte de São Francisco.

“São Francisco de Assis” de Mary Emmanuel Alves

Esse livro da Paulinas Editora conta a história de São Francisco desde sua origem. Filho de um rico comerciante na Itália do século XII, Francisco era um jovem alegre e despreocupado, que gostava de música e das festas. Ao lutar contra os senhores feudais, acaba gravemente doente após ser preso.

Quando finalmente se recupera, descobre que sua verdadeira vocação é servir a Deus. Uma história cheia de reviravoltas que explica por que São Francisco de Assis se tornou uma lenda de coragem e inspiração, além de sua fama de protetor dos animais e da natureza.