Enquanto Good Boy faz sucesso nos cinemas, o melhor amigo do homem já tinha seu destaque nos filmes de terror
Lançado na última sexta-feira (30/10), Bom Menino (Good Boy, 2025) é o filme de terror que está dando o que falar no momento. No longa – uma espécie de filme de possessão misturado com terror de invasão – um homem se muda com seu cachorro de estimação para o campo, até que forças sobrenaturais começam a assombrá-los. Nesse novo terror da Shudder, a premissa é bastante conhecida. No entanto, o que chama a atenção é uma novidade: este é o primeiro filme de terror contado inteiramente do ponto de vista de um cachorro.
A atuação de Indy, estrela canina desse roteiro, vem arrancando elogios. O site IndieWire, por exemplo, descreveu-o como “o ator mais emotivo de sua geração, não importa a espécie”. De fato, todo esse sucesso é merecido, mas não é de hoje que o gênero terror gosta de explorar a relação entre o homem e seu melhor amigo nos cinemas. Conheça outras produções onde os cachorros roubaram a cena:
Frankenweenie (2012)

Animação em stop motion 2D do diretor Tim Burton, que aqui faz um remake de um curta-metragem de sua própria autoria. Sparky é o cão de estimação do garoto Viktor, seu melhor amigo e fiel escudeiro. Quando Sparky morre atropelado em um acidente de carro, Viktor fica desolado. Usando um experimento que aprendeu na aula de bioeletricidade, Viktor consegue ressuscitar seu cachorro. O problema é que toda a cidade fica sabendo do feito, e resolve testar o mesmo com seus finados mascotes. Consequentemente, tudo dá errado.
Disponível em streaming por assinatura pelo Disney+.
Lua Negra (1996)

Um filme de lobisomem com boas cenas de transformação e uma atriz de peso no elenco, mas quem rouba de fato a cena é o pastor alemão Thor. Quando o tio Ted chega de viagem do Nepal, sem ter onde ficar, sofrendo pela ex-namorada, sua irmã Janet decide recebê-lo em sua casa. Ela vive com o filho Brett e o cachorro Thor em uma região próxima da floresta. Ninguém sabe, mas Ted foi mordido por um licantropo e está se transformando em lobisomem. Surpreendentemente, quem descobre tudo é Thor, que faz o possível para proteger seus tutores. Uma adaptação do livro Thor, de Wayne Smith.
Cujo (1983)

Responsável pelos traumas de toda uma geração, dono de uma das capas mais assustadoras das locadoras de VHS. Cujo, um cachorro bondoso e atrapalhado, resolve perseguir um coelho pelo mato. Entretanto, com o focinho preso em um buraco, acaba sendo mordido por morcegos e fica raivoso. Dessa forma, ele se transforma em um verdadeiro monstro que aterroriza a cidade, matando seus tutores e os vizinhos. Enquanto isso, Donna (Dee Wallace Stone) aproveita uma viagem do marido abusivo para fugir de carro com o filho de quatro anos, Tad (Danny Pintauro). Os dois acabam enguiçando perto da propriedade de Cujo, que os faz de refém.
Disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
Zoltan, O Cão Vampiro do Drácula (1977)

Este longa dos anos 70 surgiu de uma leva de filmes de cachorros possuídos. Aqui, Zoltan é um doberman mordido pelo Conde Drácula para se tornar seu cão de guarda. Após um terremoto, o exército romeno descobre sua tumba e ele acaba sendo despertado de seu sono eterno. Em busca de seu novo dono, ele precisa encontrar o último herdeiro vivo de Drácula. Albert Band dirige esse terror de baixo orçamento que se tornou um clássico cult.
Disponível no Amazon Prime Video.
Eu Sou A Lenda (2007)

No thriller de ficção científica estrelado por Will Smith, Samantha representa a última esperança na Terra. Em um mundo pós-apocalíptico, o virologista Robert Neville precisa sobreviver a uma pandemia que transformou os habitantes de Nova Iorque em zumbis mutantes. Enquanto tenta descobrir uma cura – e achar um jeito de voltar para casa – ele conta com a companhia da cachorra, sua única lembrança da família e maior motivação para resistir.
Disponível para assinantes em streaming pela HBO Max.
Good Boy (2022)

Nesse suspense psicológico cotado para ser o mais bizarro do ano, a jovem Sigrid (Katrine Lovise Øpstad Fredriksen) descobre que seu namorado, apesar de apaixonado e milionário, tem hábitos peculiares. Ao invés de um cachorrinho, seu animal de estimação é, na verdade, um homem fantasiado de cachorro, que mora com ele em sua mansão no meio das montanhas.
Disponível para streaming com assinatura do canal Looke na Amazon Prime.
LEIA TAMBÉM: “Good Boy” transforma submissão e poder em puro pesadelo psicológico.
Os Garotos Perdidos (1987)

Quando os irmãos Sam (Corey Haim) e Michael (Jason Patrick) se mudam para a cidade de Santa Carla, coisas estranhas começam a acontecer. Quando Michael se apaixona por uma garota envolvida com uma gangue de vampiros, acaba se transformando em um. Um clássico dos anos 80 que catapultou os jovens atores protagonistas à fama. Porém, poucos se lembram de Nanook, o husky siberiano de Sam, um coadjuvante crucial na história. Quem fez o papel na vida real foram dois cães – Cody e Folsom.
Disponível para aluguel em streaming na Amazon Prime.
Coragem, O Cão Covarde (1999)

Em geral, quando se pensa cachorros e séries de TV, é quase impossível não falar de Coragem. Nessa animação que estreou em 1999 baseada em histórias de terror, o personagem principal é um cão medroso que vive em apuros para defender seus donos das forças malignas. Apesar de seu enorme sucesso, a série parou de ser exibida em março de 2002. Porém, os episódios podem ser vistos em streaming.
Disponível por assinatura pela HBO Max.
Fofos e cativantes
Heróis, vilões, protagonistas ou coadjuvantes, acima de tudo, os cachorros podem ser ótimos atores. Inegavelmente, os filmes de terror merecem ter um reconhecimento por historicamente saberem aproveitá-los. Afinal, são nossos companheiros mais fieis, até mesmo nas telonas.
Enquanto não estreia nos streamings, você pode assistir ao filme de terror Bom Menino (2025), de Ben Leonberg, em cartaz nos Cinemas.
Redatora em experiência sob supervisão de Thiago Satiro.
Créditos da Imagem de Capa: Divulgação IFC Films
═════════════════════════════════════════════════════════════
🩸 Para mais textos, análises e notícias sombrias sobre o mundo do terror, siga o Geek Sinistro nas redes sociais e não perca nenhuma novidade arrepiante.