A obra “Bullying – EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo”, de Mar’Junior, tem alcançado leitores em todo o Brasil e se consolidado como um importante ponto de partida para discussões sobre o tema. Antes de mais nada, com uma abordagem franca e direta, o autor compartilha sua experiência pessoal, abordando o bullying sob diferentes perspectivas: familiar, social e político-educacional.
No livro, Mar’Junior expõe como o bullying se manifesta em diversas instâncias e revela a crueldade do abuso de poder e da intolerância. Diante disso, a narrativa mostra o impacto da ignorância e da falta de empatia na formação dos jovens. Essa abordagem torna a obra essencial para pais, educadores e qualquer pessoa interessada em entender e combater essa forma de violência.
O tema, cada vez mais atual, tem inspirado inúmeras produções literárias e cinematográficas. Um exemplo recente é a série “Adolescência”, da Netflix, que retrata as graves consequências do bullying na vida dos jovens. Assim como essa produção, o livro de Mar’Junior também propõe uma reflexão profunda sobre o problema e incentiva mudanças de comportamento.
Sobre o livro “Bullying – EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo”

Na obra, acima de tudo, o autor compartilha momentos marcantes de sua trajetória e mostra como conseguiu transformar dor e sofrimento em aprendizado e superação. Com uma narrativa envolvente, ele emociona e conscientiza o leitor, provando ser possível ressignificar experiências traumáticas. Como resultado, desde seu lançamento, em 2012, a obra já vendeu mais de 10 mil exemplares, chegando a mais de 500 cidades e sete países. Nesse sentido, além do impacto na literatura, o livro também se tornou referência acadêmica, sendo citado em teses de mestrado, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas sobre o tema.
Paralelamente à publicação, Mar’Junior percorre o Brasil ministrando palestras sobre bullying desde 2004. Em suas apresentações, ele dialoga com alunos, professores e famílias, promovendo debates e conscientização. O impacto dessas palestras é evidente: muitos jovens se emocionam, compartilham suas próprias histórias e buscam aconselhamento diretamente com o autor.
Leia também: 4 Mãos e um Abraço: a obra que emociona e conscientiza sobre o TEA
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram