Apesar da diminuição no número de leitores no Brasil, as buscas online por livros cresceram 80% nos últimos quatro anos. Segundo a Preply, um dos títulos mais pesquisados pelos brasileiros é “Diário de um Banana“, de Jeff Kinney, que registrou 2,2 milhões de buscas no último ano.

Além do crescimento no ambiente digital, eventos como feiras de livros, clubes de leitura e autores nacionais têm ganhado destaque. A literatura está então se consolidando como uma grande paixão nacional. Um exemplo disso foi o público recorde de 722 mil pessoas na Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2024, considerada pelas editoras a maior edição de todos os tempos.

No universo virtual, influenciadores literários desempenham assim um papel fundamental no aumento do interesse pelos livros. Desde 2021, as buscas por livros online subiram 22%, enquanto termos como “livros grátis” e “livrarias” cresceram mais de 80%.

Entre os destaques deste ano está o livro “É Assim Que Acaba”, de Colleen Hoover, que acumulou mais de 1,7 milhão de buscas online e permanece há quatro anos consecutivos na lista de mais vendidos no Brasil.

Confira a pesquisa completa no site da Preply.