O cantor Caetano Veloso lançou nesta sexta-feira (23) a releitura de ‘La Mer‘. Escrita por Charles Tennet, que lançou em 1945 na voz de Roland Gerbeau, a música é considerada um dos maiores clássicos da música francesa.

Desde então, a faixa teve mais de 4 mil regravações e vendeu mais de 70 mil cópias. Agora, foi a vez de Caetano Veloso de trazer essa música francesa para seu violão e sua voz reconhecida no mundo todo.

No Instagram do cantor, há dois dias, ele contou em um post que La Mer estará na trilha sonora do filme ‘Une Famille‘, de Christine Angot. O longa já foi ao ar no Festival de Berlim, no último domingo, dia 18.

Memória afetiva de Caetano Veloso com ‘La Mer’

Caetano ainda comentou: “Comecei a cantar em outras línguas primeiro usando o inglês. Agora você pode ouvir a playlist ‘Caetano em outras línguas’, disponível no Spotify, com gravações minhas em inglês, francês, espanhol e italiano.”

No post anunciando o lançamento da música, o cantor comentou que seu antigo empresário Guilherme Araújo passou anos pedindo para ouvir La Mer na voz de Caetano.

Além disso, ele comentou: “[Eu] Prometia aprender direito a canção e cantar numa próxima temporada. Sempre adiando. Quando ele morreu, senti. Numa apresentação em Paris, cantei ‘La Mer’ em homenagem póstuma a ele. A escritora Christine Angot estava na plateia. Acho que ficou tão comovida quanto eu, já que, ao concluir um filme sobre sua própria vida, me pediu que gravasse a música como fiz há anos em Paris: sozinho ao violão e em andamento ultra lento. Assim gravei.”

Confira:

O longa estreou na 74º edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim no dia 18. A obra conta sobre a maneira de uma família enfrentar um incesto.

Por fim, ‘La Mer‘ marca o primeiro lançamento de Caetano Veloso em três anos. Seu último álbum, ‘Meu Coco‘ foi lançado em 2021.

*Redatora em experiência sob supervisão de Lara Aguiar