Nesta sexta-feira, dia 09 de fevereiro, completam-se 115 anos do nascimento de Carmen Miranda, uma das mais marcantes figuras do Brasil. Então, para comemorar, o Canal Brasil preparou uma programação especial para celebrar a vida e obras da cantora, com direito a musicais e uma homenagem. A cantora, que nasceu em Portugal mas foi criada no Brasil, é conhecida por ser a primeira mulher a assinar contrato com uma rádio no Brasil, além de ter feito sucesso em Hollywood entre os anos de 1930 a 1950.
Dessa maneira, a Mostra Carmen Miranda conta com quatro exibições: dois longas, um curta-metragem e o episódio da série Cantoras do Brasil “Roberta Sá Canta Carmen Miranda“. Assim, o Especial tem previsão de começar às 14h20 com o ensaio-filme “Tragam-me a Cabeça de Carmen M.” (2019), de Catarina Wallenstein e Felipe Bragança, seguido de Cantoras do Brasil. Na sequência, a programação conta com o curta “Carmen Miranda” e o documentário biográfico “Carmen Miranda – Bananas Is My Business“.
Confira a programação com horários da Mostra Carmen Miranda:
- 14h20 – Tragam-me a Cabeça de Carmen M., de Felipe Bragança e Catarina Wallenstein
- 15h23 – Cantoras do Brasil: Roberta Sá Canta Carmen Miranda, de Simone Elias
- 15h35 – Carmen Miranda, de Jorge Ileli
- 15h55 – Carmen Miranda – Bananas Is My Business, de Helena Solberg
Leia também: Levante: filme brasileiro premiado em Cannes ganha trailer
Conheça as produções da Mostra Carmen Miranda
A primeira exibição da mostra, a “Tragam-me a Cabeça de Carmen M.“, é um ensaio que tem como intenção reverenciar a figura da cantora. Assim, conta com uma trama onde a atriz protagonista e diretora Catarina Wallenstein vive Ana, uma atriz portuguesa que acaba de chegar ao Brasil. No entanto, ela vive um momento de “pesadelo cultural brasileiro” e está trabalhando no papel de Carmen em um filme com diretora fantasma.
Na sequência, será exibido o episódio da série Cantoras do Brasil “Roberta Sá Canta Carmen Miranda“. A série, de direção de Simone Elias, conta com nomes da cena atual da música brasileira como Céu, Gaby Amarantos, Tiê, Tulipa e Mallu Magalhães interpretando cantoras que fizeram sucesso no passado. Neste episódio, Sá interpreta as canções sucesso Disseram Que Eu Voltei Americanizada e Na Batucada da Vida.
Ainda, a Mostra exibirá o curta “Carmen Miranda”, de direção de Jorge Ileli. Na trama, o diretor traz cenas da vida e carreira da cantora, incluindo seus números músicais de sucesso. Por fim, a última exibição será o documentário “Carmen Miranda – Bananas Is My Business”, de Helena Solberg. Nele, a diretora trás relatos de amigos e familiares da cantora que contam sobre a trajetória da cantora, incluindo a irmça Aurora Miranda e seu primeiro namorado Mário Cunha.