Nesta quarta (14), após os dias de carnaval e grandes festas, tivemos o resultado das escolas vencedoras de 2024. Os foliões das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, participaram a apuração. Quatro jurados para cada categoria deram notas para as escolas de samba, deixando os amantes de carnaval ansiosos com o resultado.
As categorias avaliadas no carnaval são:
- Bateria
- Samba-enredo
- Harmonia
- Evolução
- Enredo
- Alegorias
- Adereços
- Fantasias
- Comissão de frente
- Mestre-Sala
- Porta Bandeira
Confira as escolas campeãs do carnaval 2024:
Escola campeã do carnaval de São Paulo
Em 2024 a campeã do grupo especial é a Mocidade Alegre com 270 pontos. A escola é a grande vencedora pelo segundo ano seguido, ganhando por critérios de desempate contra a Dragões da Real.
Neste ano a Mocidade Alegre trouxe o enredo “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país“, e com ele seu 12º título.
Dragões da real recebeu segundo lugar com 270 pontos, e Acadêmicos do Tatuapé ficou em terceiro com 269,8 pontos. Já a Tom Maior e Independente Tricolor foram rebaixadas.
Os desfiles das escolas vencedoras vai acontecer no próximo sábado (17), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Foto: Carro alegórico Mocidade alegre via Instagram ligacarnavalsp
Escola campeã do carnaval do Rio de Janeiro
A escola campeã do grupo especial de 2024 é a Unidos do Viradouro com 270 pontos. A última vez que a escola havia levado o título foi em 2020.
Neste ano a Unidos do Viradouro trouxe o enredo “Arroboboi, Dangbé – SALVE O ESPÍRITO INFINITO DA SERPENTE”!, onde levou a força da mulher negra em uma viagem de séculos para dentro do carnaval.
Em segundo lugar ficou a escola Imperatriz com 269.3 pontos, e a Grande Rio em terceiro com 269.2 pontos. Apesar de quatro escolas apresentarem recurso contra a Viradouro, o total descontado não iria retirar a escola do primeiro lugar.
Os desfiles das escolas campeãs do RJ também vai acontecer no próximo sábado (17), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
Foto: Unidos do Viradouro via Instagram
*Redatora em experiência sob supervisão de Lara Aguiar