“Manual de Sobrevivência na Maternidade – Vida para Além da Maternidade” é o primeiro livro da atriz Carolina Damião. A obra reúne estratégias práticas para conciliar a maternidade com a vida pessoal. Embora a maternidade seja uma fase transformadora para qualquer mãe, ela também pode trazer sentimentos como culpa. Nesse sentido, o livro foi pensado para oferecer soluções para viver essa nova etapa de forma mais leve, deixando a culpa de lado.

Além disso, o livro inclui recomendações de leituras, métodos de organização, e sugestões de planejamento para ajudar as mães a se libertarem desse peso emocional. Carolina Damião também oferece contatos que podem servir de apoio ao longo da jornada materna, um texto escrito por Sarah Carolina, pedagoga e historiadora, e um glossário para facilitar a compreensão dos desafios da maternidade.

Aprendendo a “maternar”

A autora se inspirou em questões fundamentais como: Como selecionar as culpas? Formas de identificar a romantização da maternidade. Como repensar os afetos? Como organizar as falhas? E, mais importante, O que fazer com as falhas que não te pertencem? Mãe há quatro anos, ela compartilha suas experiências de lidar com os julgamentos, as demandas e as culpas que surgem com essa nova responsabilidade.

Segundo Carolina Damião, “Se não temos escolhas a não ser falhar, precisamos falhar com estratégia. Eu já vinha escrevendo há algum tempo sobre a necessidade de ‘organizar as falhas’, sobre como encontrar o melhor caminho possível para equilibrar a maternidade e a vida pessoal, porque nós, mães, também precisamos existir além de “maternar”. É vital, é saudável, e é urgente. Pode-se dizer que o ‘Manual de Sobrevivência na Maternidade’ é um facilitador de processos de transformação materna”.

O livro está em pré-venda pela editora Urutau até 21 de agosto, com 10% de desconto no site da editora.

Redatora em experiência sob supervisão de Anna Flávia Lopes