Riot Games anuncia mudanças nos Esports de League of Legends, CBLOL e LCS retornam após dois anos
Recuperando suas marcas históricas, Riot busca renovar o foco na competição regional, construindo identidades únicas de cada comunidade. Assim, os fãs podem se reconectar mais profundamente com suas regiões e apoiar o desenvolvimento competitivo no ritmo que cada liga exige.
Bem como, a ideia é continuar com os aspectos positivos da LTA e elevar os níveis competitivos. Desse modo, o aprendizado para deixar as duas ligas mais fortes para o futuro. E ainda mais conectadas a jogadores, equipes e comunidades que as definem.
Com as mudanças, os Playoffs inter-regionais serão removidos e permitirão que cada região conduza sua própria temporada. Entretanto, Riot buscará formas de oferecer esses confrontos inter-regionais sem atrapalhar a temporada regular ou a progressão regional.
Dessa forma, cada liga também ganhará mais dias no calendário para a competição regional, abrindo espaços para etapas mais longas e formatos mais simples. Com isso, deixando os calendários mais fáceis de acompanhar, dando mais tempo de palco para as equipes aprimorarem suas habilidades. Além disso, oferecendo suporte mais consistente ao cenário competitivo ao longo do ano.
Outro ponto importante no retorno das ligas independentes é a restauração da classificação internacional, que voltará ao modelo de 2024 e incluirá o First Stand.
- First Stand: CBLOL e LCS classificarão uma equipe cada.
- MSI: CBLOL classificará uma equipe; LCS classificará duas equipes
- Mundial: CBLOL classificará uma equipe; LCS classificará três equipes
A mudança e volta do CBLOL
A ideia da criação da LTA tinha como objetivo aumentar a competitividade regional, criar mais confrontos decisivos e buscar inovações. E incluiu o lançamento do Global Revenue Pool (GRP), criado para oferecer ao ecossistema um caminho mais sustentável no longo prazo. Entretanto, com a pedida da volta das ligas regionais por parte dos fãs, Rio Games preferiu trazer de volta CBLOL e LCS.
LEIA TAMBÉM: LTA Américas 2025 | FlyQuest supera a Vivo Keyd Stars e conquista o título da Grande Final
A principal prioridade da Riot era restaurar as ligas e criar o formato regional, assim abrindo os caminhos para cada liga em eventos internacionais. Sendo assim, em 2026, será criado um caminho direto do CBLOL para o First Stand, e a Riot continuará explorando.
CBLOL e a LCS continuarão com três etapas anuais, mas com formatos atualizados e terão suas próprias finais no fim do ano. Assim, dando aos fãs a chance de se reunir e celebrar o encerramento das temporadas regionais. Um ponto importante é que Leviatán continuará como parceiro da CBLOL, enquanto Lyon seguirá como equipe parceira da LCS.
Contudo, LLA não voltará como liga independente, mas suas equipes e jogadores continuarão tendo espaço no mais alto nível de competição das Américas.
Torneio de promoção
Além disso, as competições ainda contarão com uma equipe convidada no ano que vem. Com isso, a equipe vencedora do Torneio de Promoção entrará no CBLOL e a LCS terá uma equipe da NACL ou da LRN. Com isso, Riot Games procurará fortalecer o Tier 2 do LoL para melhorar o caminho até o cenário profissional para aspirantes a jogadores.
A Riot Games ainda busca detalhes para a próxima temporada, e os detalhes serão compartilhados pela empresa. Assim, CBLOL está de volta para orgulhar os fãs e aumentar as expectativas para o futuro do League of Legends.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.