Nesta terça-feira (11) a Riot Games divulgou um novo formato para o competitivo do League of Legends. Agora, o campeonato irá englobar o CBLOL, LCS e LLA, a Liga das Américas. Entenda como será o novo formato para 2025.

As novas mudanças no competitivo anunciadas pela Riot Games causou algumas reações nos fãs, o medo de perder o entretenimento no CBLOL tornou-se o assunto principal nas redes sociais. O próximo o campenato se chamará “Liga das Américas”, com equipes do CBLOL, LCS (Liga da América do Norte) e LLA (Liga da América Latina). Sendo assim, a nova Liga será uma junção desses três campeonatos.

Esse novo formato pode favorecer os times brasileiros, ao qual jogando contra times de outras regiões, eles possam melhorar a sua jogabilidade. No entanto, esse novo método preocupa os fãs brasileiros, que sempre encarou o CBLOL além da competividade, os torcedores também se divertem com a melhor qualidade das partidas. Para alguns, juntando os campeonatos pode acabar com o entrenimento, mas será que realmente corre o risco disso acontecer?

Como será o novo formato?

A Liga irá funcionar como um sistema de Conferências, dividas entre Norte e Sul e ao todo 8 times irão competir. Esses times irão participar de uma espécie de “promoção”, ao qual apenas 6 times das franquias atuais do CBLOL e da LCS serão afiliadas da Riot. Dessa forma, as duas vagas restantes serão escolhidas da seguinte maneira: 1 representante da LLA e 1 time convidado do TIER 2 das competições da Riot.

Portanto, a partir de 2025 o campeonato irá acontecer em três etapas, além disso, uma nova competição internacional será disputada logo no ínicio do ano. Então, na primeira etapa os melhores times do Norte e Sul irão competir por uma vaga no novo campeonato internacional.

Já a segunda etapa, os times disputam pela vaga no MSI (Mid-Season Invitational), sendo duas vagas para a América. Por fim, a última etapa será um campeonato com entrada para o Mundial com três vagas para a região. Sendo assim, um time por cada Conferência.

Arena CBLOL
Reprodução: CBLOL

Vagas do CBLOL

Mas como fica as vagas do CBLOL? Bom, atualmente o campeonato brasileiro possui 10 times no competitivo mas a partir do ano que vem apenas 6 seguirão na liga principal do CBLOL. No entanto, os outros 4 times que não se classificarem para o tier principal ainda poderão disputar as conferências como time convidado do Sul. O mesmo acontece com os times da LCS, infelizmente a Riot ainda não divulgou como será esse processo de escolha dos times.

Mas e aí, o que você achou do novo fomarto do CBLOL? Você aprova ou será um fracasso para o competitivo do League of Legends?