Após 2 anos de pandemia, eventos em formato virtual, híbridos, muitas incertezas, CCXP 2022 acontece com estandes colossais, muitas atrações internacionais surpresa mas deixa uma sensação de quase lá.
O evento que surgiu em 2015 com a promessa de ter a mesma importância e relevância das Comic Con de San Diego e Nova Iorque, inovou e modificou o cenário de eventos nerds no Brasil. O público passou a esperar grandes atrações e presença de astros de Hollywood, que antes ficava restrito a TV e poucos eventos que tinham capital para tal.
Estruturas Colossais marcam edição pós-pandemia
O tamanho dos stands representam investimento e credibilidade das marcas na feira, e cada ano de CCXP uma empresa se destacou. Nesta edição a Netflix se destacou com um dos maiores e mais bonitos stands na feira. Ocupando um espaço considerável, os visitantes da feira podiam participar de ativações, como da série “Round 6”, uma das mais procuradas. Outras empresas também investiram muito em tecnologia e visual, como é o caso da Warner, Paramount e Universal.
A HBO também marcou presença com um stand grande e interativo, porém, vários usuários reclamaram da falta de organização das ativações. Outro destaque ´foi da Prime Video, que montou um stand muito bonito de sua série do momento “Os Anéis do Poder”. Inclusive, o evento contou com a presença de parte do elenco, com destaque para o ator Ismael Cruz Córdova, que interpreta o elfo Arondir. Ele relatou em um discurso emocionado que sofreu muita retaliação do público de alguns países por conta de ser um ator negro interpretando um elfo. Ainda em tempo, o ator descreveu que do Brasil ele recebeu muito apoio e amor.
Os palcos também foram atrações a parte. O Palco Tribo Arena Gamer, o Palco Creators e Palco Omelete. Este último, inclusive, aberto ao público geral, foi literalmente palco para grandes momentos. Entre os destaques estão a presença de Jenna Ortega, a Wandinha da série da Netflix de mesmo nome, e também o elenco de “The Last Of Us“, com Pedro Pascal, Bella Ramsey, Gabriel Luna, Merle Dandridge e os co-criadores e produtores executivos da série.
Marcas investem em ativações
Várias marcas participaram dessa edição, desde bancos digitais até emissoras de TV aberta e fechada. Como foi o caso do SBT e do Globo Play. A emissora de Silvio Santos investiu em interatividade e ativações instagramaveis, uma tendência dessa feira. Os participantes podiam tirar fotos com o elenco das famosas “pegadinhas” além de terem cenários para poder tirar foto. Um mini museu também foi montado, com destaque para as roupas e bonecos usados nas pegadinhas.
Outro stand que teve um destaque bem legal foi a Chilli Beans, a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina. A empresa de Caito Maia apresentou ao público da feira mais de 690 produtos de suas coleções nerds, como Batman, Friends e a recém lançada, Naruto. Eles também investiram em uma ativação onde o visitante podia escolher um entre vários cenários e tirar uma foto especial, garantindo inclusive um pôster dessa foto impresso na hora.
Atrações e convidados
Essa talvez tenha sido o evento mais complicado para a feira no que tange convidados. Afinal de contas o mundo está se recuperando ainda da pandemia, que paralisou quase todos os setores da economia mundial, inclusive do audiovisual. O número de lançamentos e projetos está reduzido e voltando as atividades agora. Durante todo o ano de 2022 os clientes cobraram a divulgação dos nomes dos convidados, algo que só aconteceu nos últimos dois meses. Inclusive, vários nomes que pisaram nos palcos do evento sequer foram anunciados, e chegaram de surpresa.
Porém, é obvio que quem participou dos painéis saiu bem satisfeitos de lá. Ente os nomes que participaram, Tenoch Huerta, Keanu Reeves, Alexander Ludwig, Katherine McNamara, John Rhys-Davies, Edgar Vivar, Shelley Hennig e Colton Haynes, Chris Pine, Regé-Jean Page, Hugh Grant, Justice Smith, Jonathan Goldstein, John Francis Daley, Jeremy Latcham, Chloe Grace Moretz, e até mesmo um show com Alok.
O evento conseguiu cumprir sua missão de voltar a ativa depois de tantas dificuldades e o público reagiu bem. Claro, várias reclamações ainda permeiam o pós-evento, como as filas enormes em todos os setores. Os preços dos alimentos, que estavam absurdamente mais caros. Os preços podiam chegar até a R$ 100,00 em combos de lanches.
Outros itens também estavam com preços bem acima da média, como camisetas, itens de papelaria, acessórios e colecionáveis. Nem mesmo as lojas de departamento como Riachuelo (que no evento teve um stand da sua marca Fan Lab) e as Pernambucanas conseguiram ter preços acessíveis, quando comparados com suas lojas.
Por fim, acompanhe nosso site no Instagram para mais notícias e curiosidades.