A Argentina celebra os 60 anos da personagem Mafalda. Criada em 1964 pelo cartunista Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino (1932-2020), é a personagem principal da história em quadrinhos mais famosa do país vizinho. Traduzida para mais de 30 idiomas, no Brasil, as histórias estão presentes tanto em jornais impressos, quanto em livros didáticos. 

A personagem é conhecida por suas sátiras e ironias, sempre de forma “inteligente”, discutindo problemas sociais. Apesar de seis décadas de história, as tirinhas continuam atuais, levantando os leitores a questionamentos importantes. Mafalda também é considerada um ícone da liberdade de expressão das mulheres, uma vez que uma das características mais famosas é a contestação de imposições sociais.

Dessa forma, Mafalda continua atual e inspirando as novas gerações. Vale ressaltar que Argentina e Brasil têm uma história social parecida, por isso a identificação com a personagem. A iniciativa de Quino de criar uma personagem tão ousada e audaciosa, ainda em uma época tão tradicional, mostra que o cartunista era um grande visionário. Querida por crianças e adultos, Mafalda conseguiu seu espaço na cultura brasileira.