Cenas de um Casamento, da HBO, mostra um casal em colapso. O que é o amor? Em suma, é precisamente o que a série tenta responder através do relacionamento entre Jonathan e Mira, vividos por Oscar Isaac e Jessica Chastain, respectivamente. Afinal, uma das maiores dificuldades da vida está justamente em decifrar os mistérios desse sentimento que pode te levar ao êxtase ou te afundar no mais profundo dos poços. 

Ponto de partida: Mira e Jonathan concordam em ser entrevistados sobre como os papéis de gênero se desenvolvem em um casal em que a mulher é a principal provedora. No entanto, o que a princípio parece inofensivo acaba levando a uma situação desconfortável ao revelar que a relação não é tão idílica quanto parece. Finalmente, isso nos levará a questionar: até que ponto vale a pena tentar salvar um relacionamento já condenado pelas diferenças entre o par?

Revisitando o clássico

Jessica Chastain e Oscar Isaac (ambos indicados ao Golden Globe por suas atuações) assumem o lugar de Liv Ullmann e Erland Josephson, que interpretaram o casal na minissérie homônima lançada em 1973, escrita e dirigida pelo cineasta sueco Ingmar Bergman. Uma produção que teve tanto sucesso que muitos a culparam pelo suposto aumento de divórcios em diferentes partes da Europa.

Foto: Divulgação/HBO

Desta vez, o responsável por adaptar esta história para a HBO é ninguém menos que Hagai Levi (The Affair, In Therapy). E, apesar da premissa idêntica, a série toma caminhos diferentes – e inevitáveis ​​- do original. Em síntese, apesar de sua atualização, as conclusões a que chega são as mesmas que a antecessora já nos ofereceu.

Cenas de um Casamento destaca-se, em suma, como um exercício corajoso em torno do significado do amor, dos relacionamentos, da maternidade, do equilíbrio trabalho-vida, do desejo ou da concepção da paixão no casal. E, para isso, os longos diálogos tornam-se o veículo ideal.

Foto: Divulgação/HBO

Dessa forma, a minissérie da HBO é muito mais do que uma simples homenagem. Ela oferece um olhar profundo sobre as relações e, consequentemente, sobre nós mesmos. Afinal, se há algo que nos define como espécie, é o amor, embora neste caso, Cenas de um Casamento prefira explorar o que exatamente acontece quando esse sentimento começa a desaparecer e ameaça virar nossas vidas de cabeça para baixo.