Até o dia 31 de março, a charge de Latuff fica exibida em painéis de led em BH. O conteúdo apoia uma cobrança de justiça para as vítimas da tragédia-crime de Brumadinho.

A ilustração do cartunista político foi cedida para a Avabrum, formatando ação que dá sequência às atividades que marcam os seis anos da tragédia-crime da Vale. Assim, visa chamar a atenção da população com relação aos processos criminais de Brumadinho.

Logo, junto a uma série de ações realizadas na data em que se completam seis anos da tragédia-crime ocorrida, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM) lança uma campanha. Tal campanha visa sensibilizar a população pela incansável luta por justiça.

Por isso, a parceria do cartunista Carlos Lautuff com a AVABRUM

A charge

A imagem criada por Latuff incluía a marca registrada da mineradora Vale, que aparece despejando um mar de lama em cima de uma vítima. Além disso, a vítima expressa desespero enquanto, ao mesmo tempo, é ameaçada pelo martelo de um juiz.

Portanto, a charge representa “o sentimento de indignação” e tem o objetivo de“lembrar para não se repetir”, segundo Latuff. Dessa forma, a imagem está instalada em dois imensos painéis de led, sendo um deles localizado na rodovia MG-010 (Linha Verde), no trevo de entrada para Vespasiano (sentido Confins). Já o outro na avenida Cristiano Machado, na altura do número 1.205, em frente à Faculdade Faminas (também denominado Confins).

“O foco esse ano, mais do que nunca, é pressionar o judiciário brasileiro para acontecer o mais rápido possível os julgamentos. Não podemos permitir que esse processo continue a andar a passos de tartaruga”, avalia Nayara Porto, presidente da AVABRUM.