Nesta quinta-feira (04) comemora-se o Star Wars Day, e My Hero Academia não ficou para trás, fazendo sua parte para comemorar essa data.
Conhecida também como May 4th – uma alusão a frase clássica da saga -, e como o universo de Star Wars é tão rico em detalhes, além de todo sucesso na cultura pop, muitas outras produções fazem suas referências a este universo. E claro que os otakus e mangakás do mundo inteiro não iriam ficar de fora dessa.
Logo, um dos animes que mais fizeram homenagens ao universo jedi é o próprio My Hero Academia (ou Boku No Hero Academy, no original). Aliás, são tantas referências escondidas, que, nas redes sociais, muitos acreditam que o próprio criador de Boku no Hero, Kōhei Horikoshi, é fã da jornada dos jedis. Se isso é verdade ou não, ainda não tem como se ter certeza.
No entanto, o mangaka nunca confirmou. Portanto, dê uma olhada nestas 5 referências de Star Wars em My Hero Academia e tire suas próprias conclusões:
1) O ataque especial de Lemillion
Togata Mirio, ou mais conhecido pelo seu nome heroico – Lemillion -, tem a incrível habilidade de permeabilidade. Ou seja, ele consegue atravessar objetos, paredes, chão e até pessoas.
Apesar de ser uma individualidade que, a primeira vista, não apresenta risco ou não aparenta ser tão ofensiva, o treinamento e a determinação de Mirio o tornou em um dos 3 melhores alunos da UA, além de um candidato perfeito a herdar o One For All. Isso é, antes de Midoriya entrar na história.
Enfim, Lemillion tem um movimento especial que o permite atacar o adversários repetidas vezes. Curiosamente, o movimento se chama Phantom Menace (ou Ameaça Fantasma, em tradução livre). Dessa forma, o golpe é uma referencia ao Eisódio 1 de Star Wars: Uma Ameaça Fantasma.
2) Gran Torino e Yoda
O baixinho, sábio, bom de briga, as vezes com uma bengala, mas sempre rápido. Falando assim, fica até difícil de distinguir se estamos falando do famoso mestre Yoda, ou então de Gran Torino, não é mesmo?
Gran Torino é um super herói mais velho, foi mestre da mestra de All Might, que por sua vez é o mestre de Midoriya. Entretanto, apesar de idoso, o personagem se mostrou por muitas vezes como o salvador do dia ou então um dos maiores professores do protagonista do anime.
Segundo Kōhei Horikoshi, Gran Torino é de fato baseado no pequeno alienígena. Não por causa de seus poderes, mas sim pela sua posição de mestre e sábio. Apesar que não podemos deixar de lado algumas outras características, como o fato de ser pequeno, usar bengala e por vezes ser carregado nas costas, como o próprio Luke Skywalker fez com Yoda durante seu treinamento.
Por fim, e pela curiosidade, as habilidades do mestre heroico não tem nada a ver com jedis. Na verdade, a inspiração é muito mais inusitada: chuveiros. Segundo Horikoshi, a habilidade vem de quando se liga o chuveiro e a água quente sai junto do vapor.
Pois é. Bem fora da caixinha, não é mesmo?
3) Ojiro é cosplayer de Luke Skywalker?
Também conhecido como Tailman, Ojiro é um dos alunos do 1-A, e tem uma habilidade bem característica: uma longa cauda.
Centrado e paciente, o aprendiz de herói tem uma outra característica bem marcante além de sua cauda. No caso, estamos falando justamente de seu uniforme. O traje branco faz uma referencia direta ao próprio traje de Luke Skywalker ao longo dos episódios 4 e 5, da trilogia clássica.
E se você reparar bem, até mesmo o cinto possui detalhes que referenciam ao sinto do jovem jedi.
4) De planetas para cidade
Essa entra em uma daquelas referências tão sutis, que poucas pessoas perceberam.
No anime, muitas localizações, seja cidades, ilhas, ou até nome de ruas, não são ao acaso. Ou melhor dizendo, alguns são, porém, outros carregam algo muito maior. Tão grande quanto um planeta.
Exatamente. Muitos nomes de localizações de My Hero Academia, são de fato baseados em planetas de Star Wars. No entanto, esses detalhes se escondem, visto que no anime, os nomes são escritos de forma a soar semelhante aos planetas. Por exemplo:
- Tatooin Station: referência ao planeta-deserto Tatooine e planeta natal de Anakin e Luke Skywalker;
- Ilha Nabu: referência ao planeta Naboo, terra natal da Rainha Padmé Amidala;
- Hosu City: referencia ao planeta congelado Hoth.
Dentre outras várias llcalizações, sendo algumas até de outros animes, viu?
5) All For One
O grande vilão da história. Sua primeira aparição é nitidamente marcante por um ar denso, um clima de perigo iminente. E não é por menos, já que na primeira vez que All For One aparece pessoalmente, é durante um cenário caótico, envolvendo uma invasão de Nomus e a derrota de Best Jeanist, até então o top 3 melhor herói do mundo.
Portanto, além da atitude cruel, seu capacete faz uma clara alusão de ninguém menos que o próprio Darth Vader, o grande vilão da saga clássica de Star Wars e um dos vilões mais populares da cultura pop.
Apesar de ficar claro, acredita-se que All For One usa seu capacete para suprir sua cegueira, possibilitando com que ele sinta o ambiente a sua volta. Uma habilidade claramente inspirada no heróis da Marvel: Demolidor.
Bônus: mãe de Midoriya usa a força!
A mãe de nosso protagonista, o atual dono do One For All, Inko Midoriya seria uma usuária da força?
Diferente de seu filho, Inko tem uma individualidade, porém simples: ela consegue levitar pequenos objetos no ar. Seria esta mais uma referência de Star Wars? Ou melhor, uma referência a força?! Confira:
Lembre-se que você pode assistir todas as produções de Star Wars no Disney+, enquanto todos os episódios de My Hero Academia estão disponíveis na Crunchyroll.