O Cinefantasy reúne 110 filmes inéditos no Brasil durante programação gratuita

O Festival Internacional de Cinema Fantástico chega à sua 16ª edição entre os dias 2 e 14 de setembro. O evento acontecerá no CCSP (Centro Cultural de São Paulo) com entrada gratuita e realização da Fly Cow Produções, através da Lei Paulo Gustavo. Logo, a programação reúne 30 sessões presenciais com 110 filmes inéditos no Brasil, vindos de 27 países. Além disso, parte do festival será transmitido online para todo o país, pela plataforma DarkFlix.

O diretor do festival, Eduardo Santana, deu uma declaração sobre o que esperar do evento:

“o festival se transforma em mais do que uma vitrine de filmes — torna-se um portal para outros mundos, espelhos distorcidos da nossa realidade e laboratórios para experimentar o impossível. O Cinefantasy, em sua 16ª edição, é exatamente isso: um território onde monstros, heróis, sonhos e pesadelos se encontram para provocar, encantar e inquietar. Mais do que exibir filmes, o Cinefantasy reafirma seu papel como espaço de celebração da diversidade e da potência criativa do cinema fantástico”.

A abertura do Cinefantasy

Cinefantasy - Warden é o filme de abertura.
Crédito: Divulgação

A sessão de abertura acontece em 2 de setembro, às 19h, com retirada de ingressos uma hora antes. Sendo assim, o festival será inaugurado com a première latino-americana de Warden. O longa, filmado em locações reais de São Paulo, acompanha a trajetória de um jovem com poderes misteriosos que decide salvar sua cidade. Por consequência, essa escolha acaba desencadeando mudanças profundas em todos ao seu redor. Assim, a narrativa propõe um olhar brasileiro sobre o nascimento do primeiro super-herói do mundo.

Além disso, o diretor de “Warden”, Marcus Alqueres, estará presente na sessão. O filme tem o roteiro de Jeff Juhasz e é uma produção canadense. O elenco ainda conta com nomes como Giovanni de Lorenzi, Alli Willow, Antonio Saboia e Bukassa Kabengele (Mania de Você).

Conheça mais sobre o Cinefantasy

Cinefantasy - Consequências Paralelas
Cena do filme “Consequências Paralelas”
Crédito: Divulgação

A Mostra Competitiva de Longas e de Curtas-Metragens é o centro do festival. Portanto, ela reune produções nacionais e internacionais, alguns indicados a prêmios como o Oscar e o Goya, e que foram exibidos em outros festivais internacionais como PÖFF, Annecy, Gotemburgo e Fantasia, para disputarem o Troféu José Mojica Marins. Dessa maneira, a seleção de longas contempla narrativas que abordam temas como heróis urbanos, lendas, distopias, viagens no tempo e mistérios paranormais. Enquanto isso, os curtas são organizados em diversas categorias, sendo elas: Afrofantástico, AI Fantástica, Animação Fantástica, Brasil Fantástico, Diretoras Fantásticas, España Fantástica, Estudantes, Fantasia Fantástica, Ficção Científica, França Fantástica, Horror e Queer Fantástico.

Sessões de longas

Para a apresentação dos longas, será realizada a première mundial de Quando o Sangue Flui, de Cainã De Paulo e Pedro Valle. O longa entrega vampirismo em uma produção com Alessandra Alves e Aramis Trindade. Ao mesmo tempo, outro filme nacional que ganha destaque é o recém premiado sci-fi Consequências Paralelas, dirigido por Gabriel França e CD Vallada. O filme conta com Camila Morgado no elenco, enquanto o enredo acompanha Max em sua descoberta de uma máquina do tempo com efeitos fatais. Ao final, a seleção se completa com Ogiva: O Mundo Não é Mais Nosso, ficção pós-apocalíptica de Cadu Rosenfeld estrelada por Sara Antunes e Fernando Caruso.

Desse modo, dentre os internacionais, alguns nomes farão suas estreias no festival, como Alucina, do equatoriano Javier Cutrona, que em seu enredo acompanha uma jovem com amnésia refugiada em um mundo imaginário, e Que Você Viva, da sueca Malin Dahl, um drama de horror sobre amor e decadência.

Ademais, temos o longa porto-riquenho Era Uma Vez no Caribe, de Ray Figueroa, que traz uma homenagem ao legado de Akira Kurosawa e Sergio Leone. Enquanto isso, o francês Venha o Teu Reino, de Mathias Averty, mergulha no ocultismo contemporâneo.

Sessões de curtas

Cena do curta-metragem “Esta Noite Minha Alma Partirá”
Crédito: Divulgação

Em seguida, serão exibidos curtas premiados e, em sua maioria, inéditas no circuito comercial. Assim, entre os destaques, está As Bestas, de Michael Granberry, que presta homenagem a um dos pioneiros da stop motion, Ladislas Starevich, e foi premiado no Festival de Annecy.

Contudo, os curtas nacionais também aparecendo trazendo grandes nomes nas equipes. Por exemplo, Como Chorar Sem Derreter, protagonizado por Betty Faria, e Umbilina e Sua Grande Rival, de Marlom Meirelles, com Marcélia Cartaxo e Zezita Matos. Além disso, o festival exibe Até o Caroço, de Thomas Canton, com Erom Cordeiro, Sem Fantasia, de Pedro Murad, com Eduardo Moscovis e Marly Monteiro Klien, Encanto Quebrado, de Luan Filippo, com Gilda Nomacce, e Bergamota, de Hsu Chien, com Marcio Rosário, entre outros.

Por fim, a cerimônia de encerramento da 16º Cinefantasy será realizada no dia 14 de setembro, às 18h, e contará com a entrega do Troféu José Mojica Marins aos vencedores das categorias. A programação completa e outras informações estão no site e nas redes sociais do evento.

Serviço

16º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

De 02 a 14 de setembro

Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000

Entrada Gratuita

Online: www.darkflix.com.br

2 de setembro (terça-feira)
19h – Abertura 16º Cinefantasy e exibição de Warden

3 de setembro (quarta-feira)
15h – Curtas: Afrofantástico
17h – Sun
19h – Era Uma Vez No Caribe

4 de setembro (quinta-feira)
15h – Curtas: Queer Fantástico
18h – Mycelia
20h – Hotel da Paz

5 de setembro (sexta-feira)
15h – Curtas: França Fantástica
18h – Um Conto de Pescador
20h – Hippo

6 de setembro (sábado)
15h – Curtas: Horror
18h – Consequências Paralelas
20h – Ninguém Vai Ouvir Você Gritar

7 de setembro (domingo)
15h – Curtas: Animação Fantástica
17h30 – Heresia
19h – Quando O Sangue Flui

9 de setembro (terça-feira)
15h – Curtas: Fantasia
18h – Curtas: Estudantes
20h – Venha O Teu Reino

10 de setembro (quarta-feira)
15h – Curtas: AI Fantástico
18h – Anoitecer Uma Investigação Paranormal
20h – Não Estamos Sozinhos

11 de setembro (quinta-feira)
15h – Curtas: Ficção Científica
18h – Transcendendo Dimensões
20h – Que Você Viva

12 de setembro (sexta-feira)
15h – Curtas: Diretoras Fantásticas
18h – Curtas: Espanha Fantástica
20h – Consequências Paralelas

13 de setembro (sábado)
15h – Curtas: Brasil Fantástico
18h – Ogiva
20h – Alucina

14 de setembro (domingo)
18h – Cerimônia de Encerramento

Imagem de capa: Divulgação