O Dia das Mães é uma data que vai além da celebração. É também um momento para refletir sobre as diferentes formas de viver a maternidade no Brasil. Seguindo por esse caminho, o cinema nacional é rico quando se trata de abordar esse tema. Trazendo histórias marcantes, que tocam e retratam mães fortes, afetivas e reais.
Pensando nisso, reunimos sete filmes brasileiros que exploram o universo materno com sensibilidade e diversidade, navegando do drama à comédia, com narrativas que retratam a realidade de muitas mulheres e famílias brasileiras. Confira a seleção:
Benzinho (2018)
Dirigido por Gustavo Pizzi, Benzinho conta a história de Irene (Karine Teles), uma mãe que lida com a partida do filho mais velho, convocado para jogar handebol na Alemanha. Enquanto enfrenta problemas financeiros e emocionais, ela se desdobra para manter a rotina da casa e apoiar a família.
Sendo assim, o filme emociona ao mostrar a força silenciosa de uma mulher comum diante da síndrome do ninho vazio. Não à toa, estreou no Festival de Sundance e brilhou no 18º Grande Prêmio Brasileiro, levando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz.
Disponível na Globoplay.
Fala Sério, Mãe! (2017)

Por outro lado, a comédia Fala Sério, Mãe! aposta na leveza para retratar a relação entre mãe e filha ao longo dos anos. Ingrid Guimarães vive Ângela Cristina, uma mãe superprotetora que tenta acompanhar o crescimento de Maria de Lourdes (Larissa Manoela) em meio a conflitos geracionais e descobertas da puberdade.
Além disso, baseado no livro de Thalita Rebouças, o filme foi um sucesso de bilheteria durante a sua estreia em 2017, ultrapassando 3 milhões de espectadores.
Você encontra Fala Sério, Mãe! na Globoplay e na Prime Video.
A Melhor Mãe do Mundo (2025)
Com forte carga dramática, A Melhor Mãe do Mundo retrata a luta de mulheres vítimas de violência doméstica diante de um sistema falho. Nele, o público acompanha a história de Gal (Shirley Cruz), uma catadora de recicláveis e que decide denunciar o marido agressor (Seu Jorge) e foge com os filhos pequenos pela cidade de São Paulo.
Assim, Gal transforma a fuga em uma aventura imaginária para proteger as crianças dos perigos das ruas. Dessa forma, o filme destaca a coragem e a resiliência de muitas mães brasileiras.
Dirigido por Ana Muylaert, foi ovacionado no Festival de Berlim. A estreia nos cinemas está prevista para agosto.
Uma Família Feliz (2024)

Inspirado no livro de Raphael Montes, Uma Família Feliz é um suspense psicológico dirigido por José Eduardo Belmonte. A trama acompanha Eva (Grazi Massafera), que enfrenta uma severa depressão pós-parto e passa a ser suspeita de agredir suas filhas gêmeas.
Com uma atmosfera sombria e reviravoltas surpreendentes, o filme discute saúde mental, culpa e solidão materna. Além disso, o longa ganhou destaque em sua estreia na competição do Festival de Gramado.
Disponível no streaming da Globoplay pela assinatura da Telecine.
Ela & Eu (2020)

Em Ela & Eu, Elvira (Andrea Beltrão) desperta após 20 anos em coma e precisa reaprender a viver em um mundo completamente diferente. Ao mesmo tempo, tenta se reconectar com a filha, agora adulta.
O filme aborda com delicadeza a reconstrução da identidade, o apoio familiar e o tempo como agente de transformação, ao mesmo tempo, sem abrir mão do afeto e emoção.
Disponível na Disney+.
Como Nossos Pais (2017)

Em Como Nossos Pais acompanha a história e os conflitos de Rosa (Maria Ribeiro), uma mulher que tenta equilibrar maternidade, carreira, casamento e uma relação conturbada com a mãe, Clarice (Clarisse Abujamra).
O longa consegue refletir com realismo os dilemas das mulheres contemporâneas. Além disso, o filme foi o grande vencedor do Festival de Gramado, levando os prêmios de Melhor Filme, Direção, Ator e Atriz.
Está no catálogo da Netflix.
Divã (2009)

Dirigido por José Alvarenga Jr., Divã acompanha Mercedes (Lilia Cabral), esposa e mãe de dois filhos que resolve começar a fazer terapia, começando a questionar sua rotina, seus desejos e o papel da maternidade na formação de sua identidade.
Misturando leveza, humor e drama, o filme se baseia na peça de Martha Medeiros, e traz um retrato sincero das incertezas da vida adulta e da maturidade feminina.
Você pode assistir Divã na Prime Video.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.