Nos dias 24 e 25 de junho, o CineSolar estará na cidade de Belo Horizonte para exibição de filmes e curtas nacionais. Com entrada e pipoca gratuita, o cinema movido a energia solar tem como objetivo democratizar o acesso à arte e cultura.
Além disso, o projeto que conta com patrocínio da Meta e incentivo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, também aproveita o evento para incentivar práticas sustentáveis, através de oficinas e atividades de tecnologia, artes e sustentabilidade para todas as idades.
O CineSolar é o primeiro cinema “viajante” do Brasil. Desde 2013, já realizaram mais de mil sessões em 476 cidades do país, gerando, assim, mais de 3 milhões de watts. Então, com a recente estreia do Circuito Meta, pretendem visitar 12 estados brasileiros até o final do ano, começando por Minas Gerais.
De acordo com a coordenadora e idealizadora do trabalho, Cynthia Alario “o tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, então fica tudo acessível e as crianças adoram”.
Programação
24 de junho (sexta feira) – Centro Cultural Vila Marçola
- 13:30 às 15:30 – Oficinema Solar com oficinas e atividades para alunos da Escola Municipal Senador Levindo Coelho.
- Endereço: Rua Caraça, 910 – Serra
- 18:00 – sessão curtas-metragens
- 19:00 – exibição do filme ‘Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral’
- Endereço: Rua Mangabeira da Serra, 320
25 de junho (sábado) – Centro Cultural Alto Vera Cruz
- 18:00 – sessão curtas-metragens
- 19:00 – exibição do filme ‘O Auto da Compadecida’
- Endereço: Rua Desembargador Bráulio, 1012 (contudo, em caso de chuva, o evento será na quadra coberta da Escola Municipal Israel Pinheiro)
O evento é gratuito e contará, portanto, com atrações de arte, tecnologia e cultura.