Em 2026 o cinema nacional continuará em expansão com dezenas de estreias previstas com Fernanda Montenegro, Marcus Majella e Nicolas Prattes
O cinema brasileiro entra em 2026 com uma agenda robusta de estreias e grandes expectativas. Ao longo do ano, produções que transitam entre o romance, o drama, a crítica social e a comédia chegam às telas, reunindo nomes de peso e novas apostas. Assim, o público pode esperar um período marcado pela diversidade de narrativas e pelo fortalecimento da produção nacional.
Em 2025, o Brasil teve um crescimento de 11,24% de participação no mercado pelos filmes brasileiros, segundo a ANCINE, e 14,1% em sessões de cinema ocupadas por filmes nacionais. O que levanta expectativas de superação dos números pré-pandemia, estes ainda não alcançados. Inclusive, impactados por perdas significativas, como Paulo Gustavo, Nicette Bruno, Tarcísio Meira, entre outros. Confira a seguir, dez dos lançamentos brasileiros para 2026 e suas datas previstas:
Agentes Muito Especiais
O filme Agentes Muito Especiais, com data de estreia prevista para 8 de janeiro, é estrelado por Marcus Majella e Pedroca Monteiro. Seu roteiro foi formulado a partir de uma ideia de Paulo Gustavo e Marcus Majella, e acompanha a dupla protagonista na busca de seu sonho por ser da polícia do Rio de Janeiro.
O Diário de Pilar na Amazônia
Em 15 de janeiro, a jovem Pilar vai embarcar em uma aventura. Na Amazônia através de sua rede mágica, busca reencontrar a família de sua nova amiga ribeirinha, Maiara, e impedir o desmatamento da floresta. O filme O Diário de Pilar na Amazônia é estrelado por Babu Santana, Marcelo Adnet e Rocco Pitanga, e co-dirigido por Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put.
Dona Beja
Novela na HBO Max estreia em 2 de fevereiro com Grazi Massafera retratando a história de Ana Jacinta de São José. Dona Beja será uma releitura da história original da TV Manchete sobre essa figura marcante do século XIX. Seu elenco traz nomes como David Junior, André Luiz Miranda e Bianca Bin.
Turma da Mônica: episódios finais da quarta temporada
Uma coprodução da Warner Bros. Discovery e MSP Estúdios, a quarta temporada de Turma da Mônica guardou seus episódios finais para 2 de fevereiro. Também disponíveis as temporadas anteriores para o público maratonar enquanto aguarda novas aventuras.
(Des)controle
Com uma abordagem mais séria do que o anterior, o filme (Des)controle aborda a temática do alcoolismo e a busca por escolher, recomeçar e reconstruir para todo dia ser o melhor de si. Sua estreia está prevista para 5 de fevereiro nos cinemas.
Velhos Bandidos
Outro filme com grandes expectativas e um elenco experiente é Velhos Bandidos que, com data de estreia para 5 de março, traz nomes como Fernanda Montenegro, Ary Fontoura, Reginaldo Faria, Vera Fischer, Teca Pereira, Hamilton Vaz Pereira, Tony Tornado, Laila Garin, Bruna Marquezine e Nathalia Timberg, dirigido por Cláudio Torres. A comédia gira em torno de uma dupla de bandidos de mais idade que encontra um casal mais novo e disposto a fazer o roubo por eles.
Minha Vida com Shurastey
Depois, em 25 de junho, vem o filme Minha Vida com Shurastey, um drama inspirado em uma história real. A história de um brasileiro, Jesse Koz, (Nicolas Prattes) e seu cachorro Shurastey, que viajavam em um fusca 1978 pela América com destino ao Alasca. Porém, ambos faleceram em um acidente nos EUA em 2022.




LEIA TAMBÉM: Morra, Amor | Suspense psicológico ganha data de estreia no streaming
Datas a confirmar
Os demais filmes, com datas ainda a confirmar, estão em pré-produção e produção e trazem acontecimentos reais em Verão da Lata, continuações com Bruna Surfistinha 2, reflexões sociais em Garota, uma releitura no filme Um Rio de Janeiro, autoritarismo em Corações Naufragados e superação na história de Lars Grael em Viver de Vento. Também há a Cinebiografia de Chorão, que promete altas emoções e um enredo significativo para o rock no Brasil.
Já para os streamings, a Netflix anunciou a série Rauls, em produção, em parceria com a KondZilla e a LB Entertainment, sem data prevista, mas com expectativas para 2026. O filme A Estranha na cama, que acompanha um casal que convida uma pessoa para a cama, do autor Raphael Montes, direção de Esmir Filho. E a série Os 12 signos de Valentina, adaptação da obra homônima da autora Ray Tavares.
Em consonância, a HBO Max também anunciou nacionais para o ano de 2026. Como a segunda temporada da série Cidade de Deus: A luta não para. E a série documental Escravos da fé: Arautos do Evangelho, envolvendo as controvérsias e complexidades em torno do grupo.
Outras produções
Não atrás do grupo, a Prime Video confirmou a segunda temporada de Cangaço Novo para abril de 2026, com o rapper Xamã. O filme Corrida dos Bichos, uma distopia que mistura Jogo do Bicho e parkour em uma competição mortal. E Marília Mendonça: Sentimento Louco, uma série documental em homenagem à cantora para 2026.
Com nomes como Deborah Secco, Isis Valverde, Seu Jorge, Anitta, Daniel de Oliveira, Wagner Santisteban, Olivia Torres e William Nascimento, essas produções complementam a lista de lançamentos nacionais que buscam impactar o público em 2026.
Imagem de capa: Adaptação
Estagiária sob supervisão de Ana Clara Paiva
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.