Os irmãos gêmeos Paulo e Chico Caruso, conhecidos pelas charges, caricaturas e registros históricos da política brasileira, estarão presentes na 4ª edição do Circuito Catarinense de Quadrinhos (CCQ), que já tem um local e data marcada. O evento é voltado ao entretenimento e cultura geek.
Os artistas Paulo e Chico Caruso têm 72 anos e apesar de trabalharem na mesma área, os dois não atuam juntos e até seguem linguagens diferentes nas próprias obras.
A obra de Paulo Caruso tem como maior referência as caricaturas e narrativas em quadrinhos. Além disso, ele também é músico. Tem a história marcada em “O Pasquim”, ao lado de Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo. Atualmente, participa do programa “Roda Viva”, que é transmitido toda segunda-feira na TV Cultura. Na programação faz desenhos ao vivo, de acordo com o decorrer das entrevistas e convidados do programa. Além dos trabalhos com caricatura, Paulo Caruso também é uma referência de histórias em quadrinhos no Brasil.
Chico Caruso se destaca como um dos mais populares caricaturistas em política dos últimos 30 anos. Iniciou em 1968 como cartunista no jornal Folha da Tarde. A Ditadura Militar também tem como destaque um marco da trajetória do artista. Além disso, há 30 anos publica charges no jornal O Globo e assim como o irmão, também é músico. Juntos, em 1985, formaram uma banda ao lado do escritor Luis Fernando Verissimo.
Sobre o Festival Circuito Catarinense de Quadrinhos
O Festival Circuito Catarinense de Quadrinhos é um projeto de arte e cultura geek de Santa Catarina e está na quarta edição. Destinada ao público apaixonado pelo universo HQ, após dois anos de espera por conta da pandemia, quem se interessar poderá prestigiar o evento do dia 18 a 20 de março.
O evento acontecerá no Boulevard 14/32 da Floripa Airport, em Florianópolis. As atrações de 2022 envolverão conversas com artistas convidados, painéis, exposições, live art, workshops, Artists Alley, concurso de cosplay, entre outras diversas atividades.
Dessa forma, o CCQ tem como principal objetivo conectar artistas e fãs de diversas idades, com expressões artísticas que envolvem HQs, entretenimento, arte e games.
Assim, o evento é gratuito e patrocinado pelo município de Florianópolis, pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo Cultural número 3659/91. Além disso, o evento/projeto tem o apoio da Floripa Airport, com idealização de Made Joy e coordenação da Marte Cultural.
Portanto, se tiver interesse saber mais informações sobre o projeto, clique aqui.