Um dos maiores clássicos do cinema nacional, A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, ganha nova vida em versão digitalizada e remasterizada. O filme, que rendeu à atriz Marcélia Cartaxo o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim em 1985, será lançado pela Sessão Vitrine Petrobras com exclusividade nos cinemas a partir de 16 de maio.

Confira abaixo os cartazes do filme:

A história acompanha a jovem Macabéa, uma nordestina que migra para São Paulo em busca de uma vida melhor. Trabalhando como datilógrafa, ela encontra um namorado e se enche de esperanças, mas a dura realidade da metrópole logo a coloca à prova.

Débora Butruce, curadora e responsável pelos filmes de patrimônio do projeto Sessão Vitrine Petrobras, realizou a digitalização do filme no Rio de Janeiro. “Através do patrocínio da Petrobras, podemos incluir obras clássicas como A Hora da Estrela em nossa programação, resgatando a memória do cinema nacional e promovendo a formação de uma cultura cinematográfica baseada em referências brasileiras”, afirma Silvia Cruz, criadora do projeto e sócia-fundadora da Vitrine Filmes.

Um Clássico para as Novas Gerações

Baseado no renomado livro de Clarice Lispector, A Hora da Estrela terá a oportunidade de ser apreciado por novas gerações nas telonas de todo o Brasil. O projeto, viabilizado pelo patrocínio da Petrobras, garante preços acessíveis para o público em pelo menos 20 cidades do país.

O filme, que também conta com a participação de Fernanda Montenegro no elenco, é considerado um marco do cinema nacional. Além disso, foi reconhecido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Além do Urso de Prata em Berlim, A Hora da Estrela conquistou seis prêmios no Festival de Brasília de 1985, incluindo melhor filme, edição, fotografia, atriz (Marcélia Cartaxo) e ator. A Embrafilme o escolheu para representar o Brasil no Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986,

Uma Experiência Inesquecível nas Telas Grandes

Essa oportunidade de assistir a essa obra-prima em sua forma restaurada e nas telonas de cinema é imperdível. A Sessão Vitrine Petrobras convida o público a mergulhar na história comovente de Macabéa e apreciar a beleza e a força do cinema brasileiro.

A Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional.