Na nossa sexta matéria da série Clássicos do Terror, falaremos um pouco sobre um personagem bem famoso no cinema, O Homem Invisível (1933) que está presente em diversos filmes, remakes e no imaginário de muitas pessoas. Quem não gostaria de ter esse “poder”?
O Homem Invisível (1933) é mais um clássico do terror, e compõe a galeria de monstros da Universal Pictures. A produção é baseada no romance homônimo de HG Wells, de 1897, sendo a primeira adaptação para o cinema.
A direção do filme é de James Whale. O roteiro é de R.S. Sherriff. Integram o elenco Claude Rains, Gloria Stuart, William Harrigan, Henry Travers, Una O’Connor, Forrester Harvey, Holmes Herbert, E.E. Clive,entre outros.
A história de “O Homem Invisível” (1933)
O Homem Invisível (1933), conta a história do cientista Dr. Jack Griffin (Claude Rains). Ele descobre uma fórmula que o torna invisível, mas que também afeta sua mente, levando-o à insanidade. Ele chega a uma pequena vila inglesa, com o rosto coberto por bandagens e óculos escuros. Instalado em uma pousada, ele tenta trabalhar em segredo para encontrar uma cura para sua condição, mas seu comportamento estranho gera suspeitas. Surpreendentemente, quando os moradores começam a questioná-lo, Griffin perde o controle e revela seu poder de invisibilidade, aterrorizando todos ao seu redor.
Desse modo, com sua sanidade em declínio, Griffin embarca em uma onda de terror e destruição, alimentada pela sede de poder e pela ideia de dominar o mundo. Ele se torna uma ameaça para todos, inclusive para sua noiva e ex-colega de pesquisa.
Outros filmes e participações
Certamente, “O Homem Invisível” (1933) fez bastante sucesso, ainda mais por causa de seus efeitos especiais, o que gerou algumas continuações, spin-offs e até remakes. Diante disso, seguem as produções mais relacionadas com o primeiro filme:
A Volta do Homem Invisível (1940)
Nesta sequência direta, um novo personagem, Geoffrey Radcliffe (interpretado por Vincent Price), se torna invisível. Ele é acusado injustamente de assassinato e usa a fórmula para escapar da prisão, enquanto luta para manter a sanidade e provar sua inocência. É a primeira continuação oficial do filme de 1933.
A Mulher Invisível (1940)
Diferente do tom de terror das produções anteriores, este filme adota uma abordagem cômica. Conta a história de uma mulher que se torna invisível para se vingar de seu chefe.
O Agente Invisível (1942)
Esta versão combina espionagem com ficção científica, situando-se durante a Segunda Guerra Mundial. O neto do homem invisível original usa a fórmula para lutar contra os nazistas. Dessa forma, a produção é uma mistura de filme de guerra com elementos de ação e aventura.
A Vingança do Homem Invisível (1944)
Esta sequência volta ao tom sombrio e assustador, apresentando um homem chamado Robert Griffin que, após adquirir a capacidade de se tornar invisível, busca vingança contra aqueles que o traíram.
Abbott e Costello Encontram o Homem Invisível (1951)
Esta comédia traz a famosa dupla de comediantes Abbott e Costello em um encontro com um novo homem invisível, em uma tentativa de resolver um mistério. É parte de uma série de filmes onde a dupla encontra personagens clássicos de terror da Universal.
O Homem Invisível (2020)
A produção é uma reinterpretação da história clássica. Depois de forjar o próprio suicídio, um cientista enlouquecido usa seu poder para se tornar invisível e aterrorizar sua ex-namorada. Quando a polícia se recusa a acreditar em sua história, ela decide resolver o assunto por conta própria.
Curiosidades
- O filme se destacou pelo uso de efeitos especiais, revolucionários, para a época, incluindo técnicas de sobreposição de imagens que permitiram “desaparecer” partes do corpo de Rains nas cenas em que o personagem se torna invisível.
- Boris Karloff iria protagonizar o filme, mas desistiu após o produtor Carl Laemmle Jr. tentar várias vezes diminuir seu salário.
- A atuação de Rains, apesar de ser quase executada através de sua voz, foi bastante elogiada, ajudando a criar uma sensação de medo e imprevisibilidade.
Por fim, continue acompanhando nosso site para mais matérias sobre os Clássicos do Terror!
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.