A finalista do prêmio Jabuti, Cléo Busatto está lançando uma versão de parlendas no livro infantil em “Cadê o Toucinho que Estava Aqui”. O livro celebra a cultura popular, trazendo uma narrativa divertida, que aborda cuidado com os animais, bem como a relação entre uma gatinha e sua tutora. É a história de Dona Antônia, uma idosa que enfrenta um desafio, quando sua gata Chica, rouba seu pedaço de toucinho.
Na busca pela gata em todos os cômodos da casa, Dona Antônia acaba ficando presa embaixo da cama e Chica tenta achar uma forma de salvar sua dona. A partir dessa história, a autora aborda vários sentimentos e o impacto emocional no cotidiano, focando na relação de amizade e companheirismo entre humanos e animais.
Assim, durante a narrativa, as personagens cantam vários versos conhecidos da cultura popular brasileira para entreter o público infantil. O livro conta com ilustrações de Fereshteh Najafi, feitas em acrílico, usando aquarela e lápis de cor.
LEIA TAMBÉM: “Larga esse celular”: livro infantil ensina sobre uso consciente do celular
Sabedoria popular
Cléo Busatto busca aproximar as crianças da sabedoria popular, tendo contato com versos e parlendas das antigas gerações. Desse modo a proposta é retomar as brincadeiras do passado que permeiam o imaginário infantil, aumentando a criatividade das novas gerações.
Sobre a autora:
Cléo Busatto já vendeu mais de 450 mil exemplares, e foi finalista do Prêmio Jabuti em 2019 e 2023. Trabalha sobretudo com literatura infantil e infanto-juvenil. Também promove o projeto “Histórias de Cléo”, que já atravessou 29 cidades no Paraná levando interpretações de obras literárias.
CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA: https://cleobusatto.com.br/