O prêmio Oscar é conhecido mundialmente como o maior evento do cinema, que acontece anualmente e que celebra a excelência na sétima arte. Todos os anos, são premiados filmes em diferentes categorias como melhor filme; melhor atriz; melhor ator; melhor som; melhor trilha sonora; melhor roteiro; melhor edição, entre outras. Organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica (Academy of Motion Picture Arts e Sciences – AMPAS), desde sua primeira cerimônia em 1929, o Oscar tornou-se um dos eventos mais aguardados e prestigiados da indústria cinematográfica e em 2024 acontece no domingo, dia 10 de março.

Portanto, para acompanhar a cerimônia, o Portal GeekPop News, mantém as informações atualizadas para que todos possam saber de tudo, sem perder os melhores detalhes do evento. Confira a partir de agora tudo o que aconteceu de mais relevante no Oscar 2024.

Red Carpet – Vanessa Hudgens está grávida

Vanessa Hudgens é uma atriz e cantora norte-americana que ganhou destaque inicialmente nos filmes da franquia “High School Musical” e ganhou fama internacional com o sucesso dos filmes da Disney. Além de atuar, Hudgens também é cantora.

A artista, que apresenta o tapete vermelho na edição do Oscar de 2024, assumiu a gravidez no início do evento. Ela é casada com Cole Tucker, jogador de beisebol. Esse é o primeiro filho da atriz.

Melhor Atriz coadjuvante

Da’Vine Joy Randolph – “Os Rejeitados”

Imagem: Divulgação / Atriz Da’Vine Joy Randolph

A primeira revelação da noite foi com a atriz coadjuvante Da’Vine Joy Randolph no filme “Os Rejeitados”. A intérprete da personagem Mary Lamb, do filme “Os Rejeitados”, levou a estatueta pela primeira vez em na carreira.

Na categoria também estavam concorrendo as atrizes Emily Blunt em “Oppenheimer”Danielle Brooks, pela atuação em “A Cor Púrpura”America Ferrera, por “Barbie”Jodie Foster em “NYAD”.

Melhor Curta-metragem em Animação

WAR IS OVER! de Dave Mullins e Brad Booker.

O curta foi inspirado na música de John Lennon e Yoko Ono, “Happy Xmas (War Is Over)” e conta a história de dois soldados em lados opostos da guerra, que jogam xadrez à distância. Os dois não se conhecem, mas trocam pombo-correio e jogam através da correspondência.

Melhor Animação

O Menino e a Garça, Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki.

Melhor roteiro original

“Anatomia de Uma Queda” – Justine Triet e Arthur Harari

Melhor roteiro adaptado

American Fiction, de Cord Jefferson

Primeira apresentação da noite

Nos intervalos entre as premiações, teve Billie Eilish cantando a música “What Was I Made For?“, indicada na categoria de Melhor Canção Original, com toda a emoção que a trilha proporciona.

Melhor Maquiagem

Pobres Criaturas, de Tony Mcnamara

Melhor Design de Produção

Pobres Criaturas, de Tony Mcnamara

Melhor Figurino

Para anunciar o vencedor dessa categoria, Jhon Cena apareceu sem roupas, apenas com uma sandália e o envelope do Oscar cobrindo as partes íntimas com o nome do filme “Pobre Criaturas“, anunciando mais um prêmio para o longa.

Melhor Filme Internacional

“A Zona de Interesse” Reino Unido

Melhor Ator coadjuvante

Os cinco atores coadjuvantes indicados ao Oscar de 2023 subiram ao palco para anunciar o premiado de 2024, que foi Robert Downey Jr pela atuação em “Oppenheimer”

Melhor Efeitos Visuais

Godzilla Minus One, de Takashi Yamazari. A premiação vei com um discuso muito emocionado do diretor, sobre o quanto é de extrema importância estar sob os olhares de Hollywood, mesmo estando

Melhor montagem

“Oppenheimer”, com o primeiro prêmio para Jennifer Lame

Melhor Documentário em Curta-metragem

A última loja de conserto (The Last Repair Shop)

Melhor Documentário

20 dias em Mariupol (20 Days in Mariupol) Sendo o primeiro Oscar na história da Ucrânia. O diretor disse durante a cerimônia, com o discurso, que queria não ter feito esse filme. Que trocaria o prêmio (Oscar) por uma realidade que a Rússia nunca tivesse atacado a Ucrânia. Acrescentou que não pode mudar o passado, mas acredita que possamos fazer algo para que a história seja registrada. “Porque o cinema cria memória e a memória cria história

Melhor Fotografia

Com terceiro prêmio da noite, “Oppenheimer” leva a melhor fotografia com Hoyte van Hoytema.

Melhor curta-metragem

The Wonderful Story of Henry Sugar, de Wes Anderson com o primeiro Oscar. O diretor não esteve presente na premiação.

Melhor som

Zona de Interesse

Teve uma super performance da canção “I’m just Ken”

Ryan fez uma performance digna de Ken, com o look bem rosa e colorido e ainda com algo muito inusitado durante a apresentação: O guitarrista Slash apareceu fazendo o maior solo e surpreendendo todo mundo!

Melhor trilha sonora

No quarto prêmio da noite para o longa, “Oppenheimer” leva a melhor trilha sonora com Ludwig Göransson, que mencionou a importância da esposa nessa trajetória. No final agradeceu seus pais dizendo “Obrigado por terem me dado violões e violinos ao invés de vídeo-games”.

Melhor canção original

“What Was I Made For?” (Barbie – Billie Eilish e Finneas O’Connell).

Filme “Barbie” levou o Oscar de melhor canção original / Imagem divulgação

Durante o discurso, Billie agradeceu imensamente pela oportunidade de fazer parte da construção do filme. Eilish também ganhou o Grammy na última edição da premiação. Billie Eilish e Finneas O’Connell também são irmãos.

Apresentação: Em memória

Uma apresentação musical emocionante para homenagear artistas que perdemos em 2023/2024, como Tina Turner e Matthew Perry. Nos telões ao fundo foram exibidas diversas fotos. Um momento muito especial da premiação com a música Con Te Partirò, com Andrea Bocelli e o filho Matteo cantando ao vivo.

Melhor Ator

Cillian Murphy levou o prêmio como melhor ator pelo papel em “Oppenheimer”

Prêmio de melhor ator para Cillian Murphy / imagem de divulgação
Prêmio de melhor ator para Cillian Murphy / imagem de divulgação

Melhor direção

Christopher Nolan com “Oppenheimer”

Melhor Atriz

Com o vestido abrindo: “Eu tenho certeza que isso aconteceu na performance de ‘I’m just Ken'”, afirmou Emma Stone no discurso após receber o prêmio de melhor atriz com o papel que interpretou como Bella em “Pobres Criaturas”.

Emma Stone ganhou o Prêmio Oscar 2024 como melhor atriz / Imagem divulgação
Emma Stone ganhou o Prêmio Oscar 2024 como melhor atriz / Imagem divulgação

Melhor filme

Dando um show na noite de Oscar 2024, o melhor filme é Oppenheimer! O anúncio do vencedor foi feito por Al Pacino.

Matéria atualizada em: 11/03/2024, às 0h59