O prêmio Oscar é conhecido mundialmente como o maior evento do cinema, que acontece anualmente e que celebra a excelência na sétima arte. Todos os anos, são premiados filmes em diferentes categorias como melhor filme; melhor atriz; melhor ator; melhor som; melhor trilha sonora; melhor roteiro; melhor edição, entre outras. Organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica (Academy of Motion Picture Arts e Sciences – AMPAS), desde sua primeira cerimônia em 1929, o Oscar tornou-se um dos eventos mais aguardados e prestigiados da indústria cinematográfica e em 2024 acontece no domingo, dia 10 de março.
Portanto, para acompanhar a cerimônia, o Portal GeekPop News, mantém as informações atualizadas para que todos possam saber de tudo, sem perder os melhores detalhes do evento. Confira a partir de agora tudo o que aconteceu de mais relevante no Oscar 2024.
Red Carpet – Vanessa Hudgens está grávida
Vanessa Hudgens é uma atriz e cantora norte-americana que ganhou destaque inicialmente nos filmes da franquia “High School Musical” e ganhou fama internacional com o sucesso dos filmes da Disney. Além de atuar, Hudgens também é cantora.
A artista, que apresenta o tapete vermelho na edição do Oscar de 2024, assumiu a gravidez no início do evento. Ela é casada com Cole Tucker, jogador de beisebol. Esse é o primeiro filho da atriz.
Melhor Atriz coadjuvante
Da’Vine Joy Randolph – “Os Rejeitados”
A primeira revelação da noite foi com a atriz coadjuvante Da’Vine Joy Randolph no filme “Os Rejeitados”. A intérprete da personagem Mary Lamb, do filme “Os Rejeitados”, levou a estatueta pela primeira vez em na carreira.
Na categoria também estavam concorrendo as atrizes Emily Blunt em “Oppenheimer”; Danielle Brooks, pela atuação em “A Cor Púrpura”; America Ferrera, por “Barbie” e Jodie Foster em “NYAD”.
Melhor Curta-metragem em Animação
WAR IS OVER! de Dave Mullins e Brad Booker.
O curta foi inspirado na música de John Lennon e Yoko Ono, “Happy Xmas (War Is Over)” e conta a história de dois soldados em lados opostos da guerra, que jogam xadrez à distância. Os dois não se conhecem, mas trocam pombo-correio e jogam através da correspondência.
Melhor Animação
O Menino e a Garça, Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki.
Melhor roteiro original
“Anatomia de Uma Queda” – Justine Triet e Arthur Harari
Melhor roteiro adaptado
American Fiction, de Cord Jefferson
Primeira apresentação da noite
Nos intervalos entre as premiações, teve Billie Eilish cantando a música “What Was I Made For?“, indicada na categoria de Melhor Canção Original, com toda a emoção que a trilha proporciona.
Melhor Maquiagem
Pobres Criaturas, de Tony Mcnamara
Melhor Design de Produção
Pobres Criaturas, de Tony Mcnamara
Melhor Figurino
Para anunciar o vencedor dessa categoria, Jhon Cena apareceu sem roupas, apenas com uma sandália e o envelope do Oscar cobrindo as partes íntimas com o nome do filme “Pobre Criaturas“, anunciando mais um prêmio para o longa.
Melhor Filme Internacional
“A Zona de Interesse” Reino Unido
Melhor Ator coadjuvante
Os cinco atores coadjuvantes indicados ao Oscar de 2023 subiram ao palco para anunciar o premiado de 2024, que foi Robert Downey Jr pela atuação em “Oppenheimer”
Melhor Efeitos Visuais
Godzilla Minus One, de Takashi Yamazari. A premiação vei com um discuso muito emocionado do diretor, sobre o quanto é de extrema importância estar sob os olhares de Hollywood, mesmo estando
Melhor montagem
“Oppenheimer”, com o primeiro prêmio para Jennifer Lame
Melhor Documentário em Curta-metragem
A última loja de conserto (The Last Repair Shop)
Melhor Documentário
20 dias em Mariupol (20 Days in Mariupol) Sendo o primeiro Oscar na história da Ucrânia. O diretor disse durante a cerimônia, com o discurso, que queria não ter feito esse filme. Que trocaria o prêmio (Oscar) por uma realidade que a Rússia nunca tivesse atacado a Ucrânia. Acrescentou que não pode mudar o passado, mas acredita que possamos fazer algo para que a história seja registrada. “Porque o cinema cria memória e a memória cria história“
Melhor Fotografia
Com terceiro prêmio da noite, “Oppenheimer” leva a melhor fotografia com Hoyte van Hoytema.
Melhor curta-metragem
The Wonderful Story of Henry Sugar, de Wes Anderson com o primeiro Oscar. O diretor não esteve presente na premiação.
Melhor som
Zona de Interesse
Teve uma super performance da canção “I’m just Ken”
Ryan fez uma performance digna de Ken, com o look bem rosa e colorido e ainda com algo muito inusitado durante a apresentação: O guitarrista Slash apareceu fazendo o maior solo e surpreendendo todo mundo!
Melhor trilha sonora
No quarto prêmio da noite para o longa, “Oppenheimer” leva a melhor trilha sonora com Ludwig Göransson, que mencionou a importância da esposa nessa trajetória. No final agradeceu seus pais dizendo “Obrigado por terem me dado violões e violinos ao invés de vídeo-games”.
Melhor canção original
“What Was I Made For?” (Barbie – Billie Eilish e Finneas O’Connell).
Durante o discurso, Billie agradeceu imensamente pela oportunidade de fazer parte da construção do filme. Eilish também ganhou o Grammy na última edição da premiação. Billie Eilish e Finneas O’Connell também são irmãos.
Apresentação: Em memória
Uma apresentação musical emocionante para homenagear artistas que perdemos em 2023/2024, como Tina Turner e Matthew Perry. Nos telões ao fundo foram exibidas diversas fotos. Um momento muito especial da premiação com a música Con Te Partirò, com Andrea Bocelli e o filho Matteo cantando ao vivo.
Melhor Ator
Cillian Murphy levou o prêmio como melhor ator pelo papel em “Oppenheimer”
Melhor direção
Christopher Nolan com “Oppenheimer”
Melhor Atriz
Com o vestido abrindo: “Eu tenho certeza que isso aconteceu na performance de ‘I’m just Ken'”, afirmou Emma Stone no discurso após receber o prêmio de melhor atriz com o papel que interpretou como Bella em “Pobres Criaturas”.
Melhor filme
Dando um show na noite de Oscar 2024, o melhor filme é Oppenheimer! O anúncio do vencedor foi feito por Al Pacino.
Matéria atualizada em: 11/03/2024, às 0h59