A Coleção Rosa Brava, lançada esse ano pela Editora Vento Leste, é um dos destaques do festival Les Rencontres D’Arles 2025, que acontece na cidade de mesmo nome, no sul da França. O evento, um dos mais importantes do mundo dedicado ao mercado da fotografia. A semana de abertura acontece entre os dias 7 e 13 de julho, e se estende ao longo dos próximos meses. 

Seu foco principal é a riqueza e diversidade das publicações, com a participação de mais de 80 editoras de diversos países e uma programação de encontros com fotógrafos e autores. Hoje, 8, e amanhã, 9 de julho, a coleção estará representada na Arles Books Fair, um dos espaços oficiais do festival. Estarão presentes as autoras Ana Dalle Vedove e Juliana Corsi, além de Helena Rios e Marcelo Greco, responsáveis pela pesquisa e direção artística do projeto.

No dia 9, a delegação brasileira apresentará os livros em um evento realizado pelo coletivo espanhol “Como Ser Fotógrafa¿”. No dia 10 de julho (quinta-feira), haverá um lançamento da Coleção na sede da Manuel Rivera-Ortiz Foundation.

Coleção Rosa Brava

A coleção “Rosa Brava” da Editora Vento Leste é um testemunho da vida das mulheres hoje. Os três livros que compõem a coleção são: “Anamnesis”, de Ana Dalle Vedove, “Do Outro Lado da Porta”, de Juliana Monteiro, e “O Cordão Que Nos Corta”, de Juliana Corsi. A coleção aborda questões do universo das mulheres em diferentes países, assim como contextos socioculturais, focando nas primeiras décadas do século XXI.