Em 2018, a Língua Japonesa ultrapassava a faixa de 3,84 milhões de pessoas no mundo que estudavam o idioma de acordo com The Japan Foudantion. No Brasil, o japonês é a quinta língua mais estudada, ficando atrás somente do inglês, espanhol, francês e alemão. Com tais números crescentes de estudantes da língua, surge a pergunta: será que tem como aprender japonês assistindo animes? Por incrível que pareça, sim, é possível!
Apesar do preconceito de muitos quanto a aprender japonês, o idioma segue aumentando e conquistando novos estudantes a cada dia. Segundo o CBLJ, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, a maior parte dos estudantes são nikkeis, isto é, descendentes de japoneses. Contudo, O número de estudantes não descendentes vem crescendo cada vez mais, ano após ano. E, claro, com o aumento da procura pelo idioma, uma ajudinha em aprendê-la pode ser muito útil, não é mesmo? E principalmente se a ajuda vier dos próprios animes.
Dessa forma, a professora de língua japonesa Patricia Rumi acredita que há animes que são recomendados aos iniciantes por ajudar no aprendizado. A professora complementa, orientando a assistir animes do gênero slice of life. Segundo ela, o gênero ajuda, uma vez que sua linguagem é mais rotineira e de mais fácil compreensão. Além disso, a docente finaliza, sugerindo o anime Kumichou Musume to Sewagakari.
Kumichou Musume to Sewagakari
Sinopse: Toru Kirishima ficou conhecido no submundo como “o Demônio dos Sakuragi” por sua tendência a resolver todo e qualquer problema na base da violência… até o dia em que o chefe do clã Sakuragi o aponta como nova babá de sua filha única, Yaeka! Uma comédia emocionante sobre a vida a dois do braço-direito de um clã yakuza e da filha pequena do chefe!
Outros animes ajudam a aprender japonês?
Dessa forma, seguindo a recomendação da sensei, conheça outros animes dentro do gênero:
Kobayashi-san chi no maid dragon:
A Srta. Kobayashi é uma funcionária comum que leva uma vida bem banal e mora sozinha em um pequeno apartamento – até que ela salva a vida de um dragão fêmea em apuros. Esse dragão, chamado Tohru, é capaz de se transformar numa adorável garota humana (com chifres e um longo rabo) que fará de tudo para retribuir seu gesto, queira a Srta. Kobayashi ou não! Com esse persistente e amoroso dragão como colega de apartamento, tudo fica mais difícil, e a vida normal da Srta. Kobayashi está prestes a ir pelos ares!
Himouto! Umaru-chan:
Umaru é uma garota de 16 anos famosa em toda a cidade por sua beleza e que mora com seu irmão mais velho, Taihei. Ela é uma irmã perfeita, bondosa, inteligente e popular, alguém que todos admiram. Então quem poderia acreditar em como a verdadeira Umaru é em casa? Dorminhoca, viciada em videogame e TV, só come porcaria e só bebe refrigerante… Isso é quase tudo que ela faz em casa, deixando todas as tarefas domésticas para seu irmão.
Kotarou wa hitorigurashi:
Kotaro Sato é um menino de quatro anos que, após se mudar, vira vizinho de Shin Karino, um autor de mangá que não conseguiu alcançar o sucesso. Kotaro não tem pais e mora sozinho, mas de alguma forma ganha dinheiro suficiente não apenas para sobreviver, mas para viver melhor que seus vizinhos peculiares.
Mahoutsukai no Yome
Chise Hatori, 15 anos. Abandonada, sem esperança e sem família, ela é comprada por dinheiro – não por outra pessoa, mas por um feiticeiro inumano chamado Elias. Apesar de insegura, ela recomeça sua vida como sua aprendiz e futura esposa. Ela vai levando sua nova e pacata vida, até que um dia ela encontra um livro ilustrado japonês, que lhe fora enviado de Londres em meio a tantos outros. Ela encontrou este livro fatídico quando era mais jovem, ainda solitária e aflita.
Outras formas de aprender japonês
Além dos animes citados anteriormente, existem também outras produções japonesas que são uma ótima ideia para tornar seu momento de estudo mais prazeroso. Ou então, também há programas como o reality shows que podem te ajudar no aprendizado. Entre eles, há o Hajimete no Otsukai, traduzido para “Crescidinhos“. Nele, crianças fazem sua primeira missão a pedido dos pais. Portanto, por se tratar de crianças e girar em torno delas, o vocabulário é mais simples e fácil de entender. Veja o trailer abaixo:
Todavia, aprender uma nova língua pode ser um desafio com seus próprios obstáculos. Entretanto, não precisa ser uma missão mais difícil do que já é. Sim, de fato, animes não substituirão um bom professor ou uma boa aula. Contudo, com certeza poderá te ajudar no aprendizado, tornando o estudo em um desafio mais empolgante.