Se você tem interesse por Star Wars, já deve saber que este é um universo expandido e amplo, que vai muito além dos filmes originais lançados na década de 70. Mas antes de saber o guia completo para assistir Star Wars, é preciso entender sua importância.

Com o tempo, essa franquia se tornou gigante — em bilheteria, fãs e mídias — e agora explora diferentes períodos da galáxia. Desde os dias de glória da Ordem Jedi até a ascensão do Império, cada mídia constrói uma trama rica e profunda, com personagens marcantes e batalhas épicas.

O ponto zero da franquia é a Batalha de Yavin. Esse é um momento marcante, em que a Aliança Rebelde destrói a Estrela da Morte, a principal arma de dominação do Império. Por isso, a ordem para assistir filmes e séries é baseada nas siglas BBY, que significa Antes da Batalha de Yavin (Before the Battle of Yavin), e ABY, Depois da Batalha de Yavin (After the Battle of Yavin).

Mas por onde começar? Confira este guia completo para assistir Star Wars, com filmes, animações e séries.

Se você é um padawan que quer explorar a galáxia ou um fã veterano que quer reviver as emoções, esse material vai te ajudar a acompanhar os acontecimentos com a ordem ideal.

Alta república

Para começar o guia completo de Star Wars, esse início aborda a liderança da República Galáctica, com o apoio da Ordem Jedi no seu auge. Essa foi uma época de paz e prosperidade, onde a galáxia se expandiu e explorou o universo. As ameaças são os piratas interestelares Nihil, e as criaturas sombrias chamadas de Drengir.

As principais séries são:

  • The Acolyte (2024): mostra a corrupção na República e a arrogância Jedi, até o surgimento do Lado Sombrio da Força;
  • Young Jedi Adventures (2023): acompanha pequenos aprendizes da Força durante a Alta República. Ainda que seja voltada para o público infantil, introduz valores Jedis importantes.

Essa fase também é essencial para entender a decadência da República e dos Jedi, que motiva os acontecimentos seguintes.

Prelúdio à Guerra dos Clones (cerca de 32 BBY)

Apresenta e fala mais sobre a ascensão de Palpatine até se tornar Darth Sidious, um dos principais vilões e responsáveis por incentivar Darth Vader.

Como sempre, as questões políticas são essenciais. Aqui, o comércio do planeta Naboo, representado pela senadora Padmé Amidala, é prejudicado. Para apaziguar a situação e evitar uma crise, os Jedi Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi intervêm. Nessa missão, eles descobrem o jovem Anakin Skywalker, que tem uma conexão profunda e inexplicável com a Força.

Depois, descobrimos que Palpatine está manipulando os acontecimentos até ser eleito Chanceler Supremo. Apesar do vilão Darth Maul ser derrotado, ele revela que o Lado Sombrio da Força está de volta.

Para entender, assista ao Episódio I – A Ameaça Fantasma, que mostra a volta dos Sith e introduz o conceito do Escolhido, que é a profecia central para toda a saga Skywalker.

Era das Guerras Clônicas (22–19 BBY)

A Guerra civil entre a República Galáctica, liderada pelos Jedis, e a Confederação dos Sistemas Independentes, que pretende formar o Império, começou.

Para acabar com os opositores, Sidious emite a Ordem 66, que declara os Jedi como traidores e ordena que os clones exterminem a Ordem Jedi. Veja o que assistir e ler para entender esse início da era de ouro do Lado Sombrio.

  • Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002): mostra a aproximação de Padmé e Anakin e revela mais sobre o exército de clones;
  • Star Wars: The Clone Wars – Filme animado (2008): é o piloto da animação e introduz Ahsoka Tano, uma padawan que questiona a Ordem e prefere moldar seu próprio caminho;
  • Star Wars: The Clone Wars (2008–2020): explora as consequências da guerra e as tensões entre Ahsoka e Anakin;
  • Tales of the Jedi (2022): conta histórias curtas sobre os integrantes da Ordem;
  • Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005): revela a criação do Império e a queda de Anakin ;
  • The Bad Batch (2021–2024): alguns clones modificados formam uma tropa de elite, que percebe as mudanças formadoras do Império e lida com questões internas.

Pós-Guerras Clônicas (19–9 BBY)

Agora, Palpatine já tem total controle e instaura uma repressão ainda mais bruta contra qualquer forma de resistência. Para aumentar a violência e a vigilância, as forças imperiais constroem a Estrela da Morte, a principal arma e estação espacial do Império.

Frente a isso, personagens marcantes, como Obi-Wan e Leia, começam a formar movimentos de resistência, principalmente a Aliança Rebelde.

Para acompanhar a ascensão do Império e o terror que ele impõe, você pode assistir à animação Tales of the Empire (2024). Ela conta diferentes formações do Império, como a trajetória de Barriss Offee e Morgan Elsbeth.

Já para entender as forças opositoras, assista:

  • Obi-Wan Kenobi (2022): retrata a jornada de Obi-Wan após perder seu companheiro Anakin, e enquanto precisa proteger o pequeno Luke Skywalker;
  • Andor (2022–2024): mostra a formação do herói Cassian Andor e como pessoas comuns combatem o mal;
  • Star Wars Rebels (2014–2018): veja principalmente as temporadas 1 e 2, que introduzem os herois Ezra, Hera e Sabine enquanto formam a Rebelião;
  • Solo: A Star Wars Story (2018): é a história de Han Solo no submundo, antes de lutar contra o Império.

Termos comuns de Star Wars

Se confundiu com essas expressões? Calma que a gente explica!

Para entender o Guia completo para assistir Star Wars, vale saber que a Aliança Rebelde é o foco da trilogia original (Episódios IV-VI). É uma organização de planetas e indivíduos opostos à tirania do Império Galáctico, formada por figuras marcantes como Luke, Leia e Han.

Enquanto isso, a Rebelião atua de forma mais ampla antes e durante a trilogia original, e dá origem à Aliança. É um movimento mais geral e informal, que engloba todos que são contra o Império, inclusive células isoladas que existiam antes da formação oficial da Aliança. É marcada por Jyn Erso e Cassian Andor.

Já a Resistência combate a Primeira Ordem, que surgiu nos episódios VII-IX após a queda do Império. A Primeira Ordem é pautada pelo militarismo e totalitarismo, e a Resistência atua de forma clandestina para combatê-la e retomar a democracia. Além de ter personagens principais, como Rey, Poe e Finn, sua líder e a Leia.

Era da Rebelião (0–4 ABY)

A Aliança Rebelde continua! Com a continuação das guerras galácticas, Luke Skywalker emerge como um Jedi poderoso e equilibrado, e se torna o novo herói da Rebelião.

É nesse momento que acontece a Batalha de Endor, onde grupo acaba com a Estrela da Morte e destrói Vader e Palpatine. Com isso, o Império é derrotado e a esperança volta a reinar na galáxia.

Imagem mostrando o trio principal da trilogia original: Luke, Leia e Han.
Fonte: Reprodução Disney+.

Quer entender como isso acontece? Então veja:

  • Rogue One: A Star Wars Story (2016): conta como os rebeldes conseguem os planos da Estrela da Morte, fato essencial para sua destruição;
  • Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977): mostra Luke, Leia e Han se juntando à Rebelião;
  • Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980): conta mais sobre o treinamento e Luke com Yoda e revela perdas entre os rebeldes;
  • Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983): é o desfecho da saga, com a queda do Império e a redenção de Vader;
  • Star Wars Rebels (2014–2018): nas temporadas 3 e 4, os rebeldes enfrentam as forças imperiais antes da grande batalha.

Nova República (5–10 ABY)

Com a queda do Império, a Nova República tenta restaurar harmonia na galáxia, mas ainda há forças obscuras.

Após a guerra, os planetas estão instáveis e frágeis, o que cria sementes para a Primeira Ordem. Além disso, alguns personagens clássicos estão de volta, como Boba Fett e Ahsoka. Por ampliar o universo para além dos Skywalkers, essa fase também prepara o terreno para contar outras histórias. A dica é assistir:

  • The Mandalorian (2019–atualmente): enquanto lida com restos do Império, o guerreiro Din Djarin protege Grogu, uma criança sensível à Força;
  • The Book of Boba Fett (2021): após a morte do antigo líder Jabba, Boba tenta assumir o controle de Tatooine;
  • Ahsoka (2023–atualmente): a personagem investiga ameaças iminentes e tenta aplicar os valores Jedi à sua maneira;
  • Skeleton Crew (2024): conta a história de um grupo de jovens que se perde na galáxia no período pós-Império.

Nova Ordem e Resistência (34–35 ABY)

Essa etapa mostra que o Império nunca acabou de fato, apenas se reconstruiu — dessa vez, sob o nome de Primeira Ordem, representada por Kylo Ren.
Para retomar a paz, a Resistência tenta impedir que eles cheguem ao poder, e surge uma nova protagonista: Rey, também sensível à Força.

Para saber a trajetória da personagem e da Resistência, veja:

  • Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015): Rey descobre seu poder e a Primeira Ordem ameaça a galáxia;
  • Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi (2017): Luke treina Rey enquanto a Resistência se prepara para um combate difícil;
  • Star Wars Resistance (2018–2018): segue pilotos da Resistência em pequenas histórias paralelas;
  • Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019): Palpatine retorna e dá inicio à batalha final da trilogia.

Outra obra relevante é Star Wars: Visions (2021–atualmente), uma animação antológica com estilos diversos. Apesar de não ser canônica, mostra interpretações únicas do universo Star Wars.

Confira também LEGO Star Wars, séries destinadas aos fãs mais casuais, que contam pequenos trechos da história de forma cômica.

Após ler o guia completo para assistir Star Wars, é hora de saber o que vem por aí. O futuro de Star Wars já está em construção, e os conteúdos mais recentes mostram que há uma aparente restauração da harmonia galáctica. Além disso, o enredo aponta que os próximos conteúdos vão explorar a Força fora da dicotomia Jedi e Sith.