Em novo livro, a autora Isabella Galvão traz ensinamentos e fala como as fábulas ajudam crianças a despertar para a filosofia.

A filósofa Isabella Galvão preparou uma coletânea com textos que trazem ensinamentos importantes e de longa data. O livro ganhou o título “Histórias para despertar”. Nessa nova publicação, que sai pela Hanoi Editora, a autora reúne fábulas que buscam estimular uma vida plena e mais consciente, indo muito além de simples histórias para dormir.

Como é filha da renomada filósofa Lúcia Helena Galvão, a autora, Isabella Galvão cresceu se dedicando ao estudo de filosofia. E, desde então, passou a buscar as respostas para suas próprias perguntas sobre o mundo. Assim, surgiu a ideia para esse livro. Com o intuito de estimular o espírito filosófico de forma leve e divertida, ele nos mostra como fábulas ajudam crianças a despertar para a filosofia.

Sobre “Histórias para despertar”

Imagem da capa do novo livro "Histórias para despertar", da autora e filósofa Isabella Galvão. Na cama, vemos uma arvore onde há palavras de incentivo e aprendizado nos galhos, como coragem, amor, intuição, determinação.
Foto: Divulgação

Com formação em Direito, Galvão atua também como professora, ensinando ética e valores humanos, e em sala de aula, discute questões profundas com seus alunos. E assim, ela aproveitou alguns dos temas discutidos na sala de aula, adaptando para contos nessa coletânea. Como a discrepância entre discurso e ação no conto “Rei Assis”.

Já no conto “Sombras da Vida”, ela usa o Mito da Caverna de Platão para nos transportar até um cenário pré-histórico, que ensina lições de desapego material. A autora também reinterpreta um dos principais mitos indianos, o Mahabharata.

E, assim, ela exemplifica o conflito interior entre as virtudes humanas e as formas que nos aprisionam. Com uma linguagem acessível, conseguimos entender como essa batalha se desenrola diariamente na nossa consciência individual.

“O Bhagavad Gita é, na verdade, o trecho mais importante de outra história bem maior, o Mahabharata. Ele
fala principalmente sobre a guerra interior do bem contra o mal, das virtudes contra as debilidades, pela
qual cada um de nós passamos todos os dias. Até mesmo na hora de acordar! Neste caso, o inimigo é a
preguiça, um dos mais poderosos kuravas! (…) Essa é a saga humana, estar sempre lutando e vencendo
seus vícios.

Histórias para Despertar, p. 22

Por meio de uma das formas mais eficazes e tradicionais de contar histórias, Isabella Galvão traz lições importantes para os pequenos, de um jeito lúdico e divertido. E, dessa forma, também nos mostra como as fábulas ajudam crianças a internalizar esses ensinamentos de forma significativa.

Assim, “Histórias para Despertar” é uma ferramenta valiosa para incentivar crianças e adolescentes a se crescerem sendo pessoas mais conscientes, reflexivas e éticas ao longo de seu desenvolvimento.

Sobre a autora

Imagem de Isabella Galvão, autora do livro "Histórias para despertar", onde fábulas ajudam crianças a despertar para a filosofia. Na foto, a autora aparece sorrindo, com o cabelo preso, uma blusa verde e batom vermelho.
Foto: Divulgação

Graduada em Direito, Isabella Galvão é também professora voluntária, ensinando filosofia na Organização Internacional Nova Acrópole. Leciona para adultos e crianças desde 2009, e atualmente é diretora da Nova Acrópole Asa Norte, em Brasília. Galvão também trabalha na área de Experiência do Usuário (UX), e é sócia e palestrante na Kalíope Comunicação Corporativa.

Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza.