Karatê Kid, franquia sucesso na década de 80, está de volta aos cinemas, com um novo filme, “Karatê Kid: Lendas”. O longa que chega nesta quinta-feira em todo o Brasil é o sexto filme da saga, que contou com a trilogia original, Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984), Karatê Kid II – A Hora da Verdade Continua (1986) e Karatê Kid III – O Desafio Final (1989). Além, de um quarto filme, uma tentativa de retomar a franquia, que foi um fracasso de bilheteria, Karatê Kid 4 – Uma nova Aventura (1994).

Os filmes de Karatê Kid foram um fenômeno que muita gente parava para assistir quando passava na sessão da tarde. E para quem não conhece, o filme original, traz a história de um garoto que muda de estado, e acaba sofrendo para se adaptar. Novo estado, nova cidade e nova escola, lá ele se apaixona, mas também encontra um grande inimigo. Por isso, acaba se aproximando de um senhor japonês que o ensina a arte do Karatê.

A tentativa de manter o sucesso, na produção dos três filmes, não foi tão positiva, já que as sequências não saíram também na bilheteria, e muito menos na crítica. Após alguns anos, com o quarto filme, tentaram repaginar, trazendo uma protagonista feminina, mas o personagem não agradou muito e o filme, teve pouquíssimo Karatê. Esse, então, pareceu o fim, de Karatê Kid.

No entanto, em 2010, em uma nova década, com novos nomes, lançaram o remake de Karatê Kid. O filme, deixou os fãs bem divididos, principalmente pelo fato, do novo longa do de Karatê Kid, não tinha Karatê, mas sim Kong Fu. Mesmo assim, o filme foi um sucesso de bilheteria, trazendo para nova geração a paixão pelas artes marciais.

Porém, em 2025 retomamos com a franquia, e Karatê Kid: Lendas, deixa os fãs se perguntando, como ele vai se encaixar nesse universo. Principalmente, após outro sucesso, a produção da Netflix, Cobra Kai, que trouxe de volta o elenco original, já adultos e novos nomes, reacendendo a paixão de muitos fãs.

Universo Karatê Kid e Cobra Kai

Para conhecer um pouco sobre a franquia, é preciso entender um pouco suas histórias, então vamos explicar para vocês um pouco mais as tramas.

Karatê Kid – A Hora da Verdade

Ralph Macchio e William Zabka
Reprodução/ Sony Pictures

O primeiro filme da franquia conta a história de Daniel LaRusso, um jovem que se muda para Los Angeles. Com isso enfrenta dificuldades de adaptação, incluindo bullying na escola. Para se defender, ele aprende karatê com o Sr. Miyagi, um mestre que ensina não apenas técnicas de luta, mas também valiosas lições sobre disciplina e respeito.
Dessa forma, o telespectador acompanha a jornada de superação de Daniel, chegando em uma competição de karatê onde ele enfrenta Johnny Lawrence, seu principal rival. Deixando na lembrança dos fãs, a icônica cena do “golpe da garça“.

Karatê Kid II – A Hora da Verdade Continua

Karatê Kid II - A Hora da Verdade continua
Reprodução/ IMDb

Em Karatê Kid II, a história foca na vida do Sr. Miyagi, levando ele e nosso querido Daniel San para Okinawa, no japão, onde enfrentam novos desafios. Miyagi retorna à sua terra natal, para visitar seu pai doente, mas acaba reencontrando um antigo rival, Sato, que deseja resolver uma disputa de décadas. Enquanto isso, Daniel enfrenta Chozen, um jovem agressivo que o desafia constantemente.

Ainda, que o filme tenha levado os personagens para a terra do Karatê, o segundo filme da franquia, deixa a arte marcial um pouco de lado. Mesmo assim, explora a cultura japonesa e a relação com o karatê, tirando o foco dos Estados Unidos.

Karatê Kid III – O Desafio Final

Ralph Macchio em Karatê Kid III
Reprodução/ IMDb

Já no terceiro filme, e último focado em Daniel LaRusso, trazendo, o jovem e seu mestre de volta aos Estados Unidos. Agora, Daniel é manipulado por Terry Silver, um empresário milionário e aliado de John Kreese, que busca vingança contra ele e Miyagi após a derrota do Cobra Kai no torneio anterior. Silver treina Daniel de maneira brutal, afastando-o dos ensinamentos de Miyagi e levando-o a um caminho mais agressivo. Quando Daniel, percebe o caminho que está sendo levado, ele abandona Silver e volta para os ensinamentos de Sr. Miyagi e para o verdadeiro Karatê.

Apesar de retomar, o Karatê, o terceiro filme, não convence, levando a personagens caricatos, mostrando que o enredo não conseguiu manter a originalidade.

Karatê Kid (Remake 2010)

Jaden Smith e Jack Chan
Reprodução/ IMDb

Vinte seis anos, após o lançamento de Karatê Kid – A Hora da Verdade, o remake de 2010 chegou renovando a história original, dessa vez, um garoto muda com a mãe para China, também passando por uma adaptação difícil, principalmente por estar em um país estrangeiro.

O filme acompanha Dre Parker, um garoto que se muda com sua mãe para Pequim, na China. Lá, ele enfrenta dificuldades de adaptação e sofre bullying de Cheng, um prodígio do kung fu. Sem amigos, Dre encontra apoio no Sr. Han, um mestre de kung fu que se torna seu mentor. País e cultura diferente, outra arte marcial, mas, na prática, o remake bebe da mesma água do filme de 84. Dessa forma, mantendo cenas icônicas como pegar moscas com o hashi, a luta entre o mocinho e o grupo do inimigo, assim, como a luta final.

Claro, que as cenas de lutas com o ator Jack Chan ficaram mais dinâmicas e reais. Já o golpe final da luta, teve uma mudança mais radical. E outra diferença é a cena do põe casaco, tira casaco, que substitui as cenas do Daniel esfregando e pintando cerca.

Cobra Kai (2018 – 2025)

Cobra Kai
Reprodução/ Netflix

A série segue a história da franquia Karatê Kid, trazendo de volta alguns personagens icônicos como Johnny Lawrence (William Zabka) e Daniel LaRusso (Ralph Macchio). A trama começa 34 anos após o torneio de karatê de 1984, com Johnny reabrindo o dojo Cobra Kai e reacendendo sua antiga rivalidade com Daniel.

Originalmente lançada no YouTube Premium em 2018, foi adquirida pela Netflix em 2020, onde ganhou ainda mais popularidade. Ao longo das temporadas, novos personagens são introduzidos, como Miguel, Robby e Samantha, enquanto antigos rivais e aliados retornam, incluindo John Kreese e Terry Silver.

A produção atingiu fãs da nova geração e também fãs do primeiro filme, Cobra Kai teve 6 temporadas, chegando ao fim, em fevereiro de 2025.

Afinal, onde se encaixa Karatê Kid: Lendas?

Após, a divulgação do lançamento de Karatê Kid: Lendas, os fãs passaram a se perguntar se irá existir alguma conexão com o longa e Cobra KAI, já que a série acabou na 6ª temporada, em 2025. Para tristeza de alguns fãs, o último episódio da série não fez nenhuma referência ao filme. Porém, o diretor John Entwistle, já informou em 2024 que o novo longa se passará 3 anos, após os eventos de Cobra Kai.

E mesmo, que não tenha uma ligação direta, a série será lembrada através da participação do ator Ralph Macchio, como Daniel LaRusso e o Miyagi Do que fazem parte da série Cobra Kai.

Enfim, pequenos gafanhotos preparem suas faixas e Dogi ou seus Kimonos e não percam a estreia de Karatê Kid: Lendas, nesta quinta-feira, 8 de maio, nos cinemas.