O Oscar é o apelido dado ao prêmio anual concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), que reconhece a excelência na indústria cinematográfica.

A ideia do prêmio surgiu em 1927, quando Louis B. Mayer, presidente da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), e outros líderes da indústria cinematográfica decidiram criar uma organização para promover e elevar a imagem do cinema americano.

Dessa forma, Mayer e seus colegas fundaram a “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas“, que teve sua primeira cerimônia de premiação em 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood. Na época, o prêmio ainda não se chamava “Oscar”, mas sim de “Academy Award of Merit”.

Mas de onde surgiu o nome Oscar

Acredita-se que o apelido “Oscar” tenha surgido em 1931, quando a bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, olhou para a estatueta e comentou que ela parecia com seu tio Oscar.

Embora a história mais aceita é que o apelido do Oscar tenha sido associada à bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, existem outras teorias sobre a origem do nome. Uma teoria popular é que o apelido surgiu a partir de uma piada feita pelo ator e diretor americano Bette Davis. Segundo essa teoria, Davis teria usado o apelido “Oscar” em referência ao marido de uma amiga que se chamava Oscar, e teria dito que a estatueta do prêmio se parecia com ele.

Apesar de tantas teorias, a própria academia não tem um texto oficial a respeito do nome e sua origem. Dessa forma, ficando a cargo do imaginário das pessoas, das fofocas e especulações.

Como surgiu o Oscar
Montagem do Oscar 2022 – © 2022 Academy of Motion Picture Arts and Sciences

LEIA TAMBÉM: Oscar 2023: Saiba mais sobre os principais atores indicados

Como é feita a votação do Oscar?

A votação para o Oscar é realizada em várias etapas, que envolvem membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Assim, cada cerimônia reflete seu momento e época, com todas as suas peculiaridades.

É importante destacar que a Academia não divulga publicamente a lista de membros votantes e seus votos individuais. Além disso, os membros são obrigados a manter a confidencialidade dos resultados até a cerimônia de premiação.

Alguns dos principais pontos do processo de votação do Oscar:

Na fase de inscrição, os estúdios e distribuidoras de filmes inscrevem seus filmes em diferentes categorias. Esses filmes precisam ter feito parte de um circuito de exibição em salas físicas.

Existe ainda a fase de votação, onde todos os membros votantes da Academia são convidados a votar em sua categoria profissional. Dessa forma, por exemplo, diretores votam na categoria de Melhor Diretor. Os votos são tabulados para determinar os indicados em cada categoria.

Ainda existe uma segunda votação, que é a final. Aqui, todos os membros votantes da Academia são convidados a votar em todas as categorias. Entretanto, a exceção das categorias em que são inelegíveis devido à sua área de atuação não podem ser votadas por eles. Eles recebem uma cédula com os nomes dos indicados em cada categoria e escolhem um vencedor em cada uma delas.

Na última etapa contrata-se uma empresa independente para tabular e verificar os votos. Dessa forma, os vencedores são determinados pelos votos mais altos em cada categoria.

A Academia realiza uma noite de gala para anunciar os vencedores da premiação, que é transmitida para o mundo todo.