Com obras que dão voz às vivências negras, escritora mineira é celebrada nesta edição da Festa Literária Internacional de Maricá

A décima edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) vai homenagear a escritora Conceição Evaristo. O evento acontece de 5 a 14 de setembro deste ano, na orla do Parque Nanci, na cidade de Maricá. Além de ser um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, a autora mineira mora entre o Morro da Conceição e Maricá – uma das regiões metropolitanas do município.

Todas as obras de Conceição estarão disponíveis para compra na Flim. E ainda, a escritora estará presente para conversar com leitores e dar autógrafos. Por fim, ela receberá uma placa comemorativa no encerramento da festa literária.

Sobre a Flim

A Flim tem entrada gratuita e conta com mais de 100 autores locais movimentando os lançamentos, as mesas de debate e encontros com o público. Realizada anualmente desde 2015, o evento é considerado uma das maiores festas literárias do país. A programação inclui atividades que integram literatura, educação, arte e cultura. O incentivo à literatura e a valorização da produção artística da cidade são os principais objetivos do festival.

Em 2024, a festa foi considerada um sucesso de público por reunir mais de 220 mil visitantes ao longo dos dez dias. A edição trouxe escritores do Brasil e do exterior, vindos de países da África, América Central e Europa. Essa iniciativa reforçou o caráter multicultural e internacional do evento.

Crédito: Bernardo Gomes / Prefeitura de Maricá

De maneira a celebrar os seus dez anos, esta edição vem ampliada, com cinco tendas principais – algumas delas são o espaço jovem, a área infantil e a tenda Papo Flim. Esses espaços serão o cenário de debates centrais, vendas de livros e lançamentos com sessões de autógrafo. Mais de 32 encontros entre escritores e pensadores acontecerão nesses dez dias de evento, além da presença de dezenas de editoras e autores independentes.

Além disso, a organização do evento ofertará vouchers para alunos de escolas municipais e do Passaporte Universitário trocarem por livros no festival. Professores e profissionais de educação também participam da dinâmica. A inovação tecnológica fica por conta da substituição das antigas cédulas por um cartão.

A potência de Conceição Evaristo

A grande homenageada deste ano é uma das vozes mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Conceição criou o conceito de “Escrevivência”, que é um tema central da edição. Além disso, a escritora dá voz, através de suas obras, às vivências de mulheres negras e populações historicamente marginalizadas. Entre seus livros mais conhecidos estão “Ponciá Vicêncio” (2003) e “Olhos D’Água” (2014).

Daí em diante, venceu o Prêmio Jabuti em 2015, na categoria Contos e Crônicas, com o livro “Olhos D’água”. Ela ainda foi a homenageada da edição de 2019, recebendo o título de Personalidade Literária do Ano.