Segunda edição do prêmio reforça a valorização das ciências e humanidades, com destaque para novos nomes e obras clássicas
Os vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 foram anunciados na última terça-feira (5), durante a cerimônia no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O evento da 2ª edição do prêmio também foi transmitido ao vivo pelo YouTube da CBL.
Como recompensa os autores recebem a tradicional estatueta, além de um prêmio no valor de 5 mil reais. As editoras responsáveis pela publicação das obras vencedoras também recebem a estatueta. Em síntese, a lista completa dos vencedores está disponível no site oficial do prêmio.
A noite de celebração contou com quatro arranjos clássicos de músicas brasileiras, performados pelo Coral Heliópolis, do Instituto Baccarelli. Além disso, a premiação teve como mestre de cerimônias o Dr. Fernando Gomes, profissional com trajetória de destaque na esfera da comunicação científica. O neurocientista e comunicador conduziu a apresentação das categorias, que se dividem em dois eixos principais: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.
Leia também: Prêmio Jabuti Acadêmico 2025: confira finalistas, destaques e data
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) organiza o prêmio com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o propósito de reconhecer e enaltecer o valor das produções acadêmicas e profissionais nacionais. Assim, a premiação celebra as áreas científicas, técnicas e profissionais.

Mais sobre os vencedores
As maiores vencedoras da noite foram as editoras Edusp e Zahar (selo da Companhia das Letras), com dois prêmios cada. No eixo Prêmios Especiais, por exemplo, o prêmio da categoria estreante de Tradução foi para Márcia Cristina Ferreira Gonçalves, pela obra “Da alma do mundo: uma hipótese da Física Superior para esclarecimento do organismo universal” (Edusp).
Já no eixo Ciência e Cultura, quem venceu a categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais foi a dupla formada por Beto Ricardo e Ricardo Arnt. Assim sendo, os autores levaram a estatueta pela obra “Uma enciclopédia nos trópicos: memórias de um socioambientalista” (Zahar).
Para ficar por dentro da lista completa de vencedores, visite o site oficial do Prêmio Jabuti Acadêmico.
Os homenageados da noite
Na edição deste ano, a CBL elegeu a obra “Metodologia do Trabalho Científico”, de Antônio Joaquim Severino, como Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Em resumo, o livro foi publicado pela primeira vez em 1975. Hoje, em sua 24ª edição com uma tiragem acumulada de 396 mil exemplares, a obra completa 50 anos e serve como referência no meio acadêmico.
Além disso, a instituição também homenageou o sociólogo José de Souza Martins, com o título de Personalidade Acadêmica do prêmio. O título reconhece o conjunto de sua obra e celebra sua expressiva contribuição para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos. Assim. o cientista social já recebeu três Prêmios Jabuti na categoria Ciências Humanas com os livros “Subúrbio” (1993), “A Chegada do Estranho” (1994) e “A Aparição do Demônio na Fábrica” (2009).
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram