Você sabe o que é a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas? Ela é a organização responsável pelo Oscar, uma das maiores premiações da indústria cinematográfica.

No dia 11 de maio de 1927, em Los Angeles, Califórnia, foi fundada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences) como uma instituição sem fins lucrativos. Antes de mais nada, o objetivo dela era cuidar e promover a indústria cinematográfica.

Apesar de o Oscar ser a sua principal premiação, a Academia também possui o Student Academy Awards. Este evento é uma competição internacional destinada a estudantes de cinema, onde eles disputam prêmios e bolsas.

O que motivou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas?

A idealização da Academia surgiu a partir de uma reunião do produtor e chefe da MGM, Louis B. Mayer, com o ator Conrad Nagel, o diretor Fred Niblo e o produtor Fred Beetson. Mayer tinha a ideia de criar uma organização que cuidaria das questões trabalhistas. Essa organização iria unir os cinco ramos da indústria cinematográfica: atores, escritores, produtores, diretores e técnicos, e promover principalmente a indústria do cinema. 

Porém, a organização só recebeu o nome de Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 11 de janeiro de 1927. Neste dia, Mayer realizou um banquete formal para 36 pessoas da indústria cinematográfica, incluindo Nagel, Niblo e Beetson. Eventualmente, Mayer e os 36 convidados se tornaram os fundadores da Academia.

Logo depois, em 11 de maio de 1927, data de fundação da Academia, aconteceu um banquete oficial no Biltmore Hotel, onde de 300 convidados presentes, 230 se tornaram membros.

Como funciona e quem participa da Academia

Atualmente a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem como presidente a produtora de cinema Janet Yang (eleita em 2022). Ela está dividida em 18 seções que representam as mais diversas funções do cinema.

As seções presentes na Academia são: atores, escritores, produtores, músicos, diretores, diretores de elenco, diretores de fotografia, design de produção, figurinistas, executivos, editores de filmes, maquiadores e cabeleireiros, documentários, curtas-metragens e longas-metragens de animação, produção e tecnologia, som, marketing e relações públicas, e efeitos visuais.

estatueta do oscar

Reprodução: Shutterstock

Só existe uma forma de se tornar membro da Academia, através convite feito pelo Conselho de Governadores dela. Dessa forma, para receber o convite, os candidatos devem ter sido indicados ao Oscar ou patrocinados por dois membros da Academia da seção em que desejam ser admitidos. Após esse processo, os candidatos passam por uma revisão dos comitês responsáveis pelo ramo e pelo Conselho. Enfim, após a revisão o Conselho de Governadores decide quais serão os que receberão o convite para fazer parte da Academia.

Em 2024 a Academia possui mais de 10 mil membros ativos, cerca de 50 deles são brasileiros, como o diretor Fernando Meirelles e a atriz Alice Braga. Todos os anos a Academia oferece convites para novos integrantes. Os membros da Academia possuem alguns benefícios, dentre eles a oportunidade de votar no Oscar.

Museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

O Academy Museum of Motion Pictures é um museu construído pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na cidade de Los Angeles e inaugurado em 25 de setembro de 2021.

O museu, que é totalmente dedicado à história da indústria cinematográfica, teve seu projeto conduzido pelo arquiteto italiano Renzo Piano. Ele possui dois prédios: um histórico edifício e um moderno prédio com uma cúpula de vidro que oferece uma vista incrível para Hollywood.

Academy-Museum-of-Motion-Pictures

Foto: Academy Museum

Academy Museum proporciona uma experiência imersiva aos amantes da sétima arte, com várias exposições e cerca de 13 milhões de itens que fizeram parte da história do cinema, como, por exemplo, o icônico sapatinho vermelho usados por Judy Garland em “O Mágico de Oz” (1939).

Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.