Após muito tempo aguardando o retorno dos quadrinhos de Power Rangers no Brasil, a editora IndieVisivel Press anunciou durante a CCXP23 que estaria publicando o título. Mas, com este anúncio surgiu a dúvida: “Como se encaixa essas histórias na cronologia da série?“. Bom, vamos responder essa pergunta ao decorrer da matéria.

Os fãs da série adoraram a notícia, pois, além do quadrinho principal, a IndieVisivel Press anunciou que também estaria trazendo os outros quadrinhos da franquia como: Go Go Power Rangers, Power Rangers Universo, Soul of Dragon e outros títulos. Alguns destes títulos já foram lançados e outros estão em pré-venda. Porém, com tantos quadrinhos de Power Rangers chegando e sendo lançados, surgiu a dúvida entre os fãs mais antigos e os novos leitores: “Como esses quadrinhos se encaixam na cronologia?“. Vamos responder essa pergunta ao decorrer da matéria, então confira:

Power Ranger Universo

Power Ranger Universo
Imagem: BOOM! Studios

O quadrinho lançado em 2021, porém, é o pontapé inicial da franquia. Aqui conhecemos os primeiros Power Rangers, os Squadron Rangers, a equipe utiliza como base os uniformes de Gosei Sentai Dairanger. Além disso, acrescenta um membro original, o Squadron Ranger Preto, que não existe na versão japonesa. A série nunca ganhou uma adaptação para Power Rangers, mas o KibaRanger, virou o Mighty Morphin Ranger Branco na segunda temporada da série.

Os Squadron Rangers são os primeiros Power Rangers do universo e assim, se tornaram os Emissários da Rede de Morfagem. A história além de expandir da mitologia da franquia, também ajudar a entender um dos maiores mistérios da franquia, o Ranger Fantasma. A equipe dos Squadron Rangers é composta por Rhian, a Ranger Vermelha; Orisonth, a Ranger Azul; Telosi, o Ranger Verde; Phiro, o Ranger Amarelo; Aleia, a Ranger Rosa; e Xev, o Ranger Preto. O quadrinho Power Rangers Universo se encontra em pré-venda, no site da IndieVisivel Press e com lançamento previsto para o final de abril.

Sinopse:

QUAL É A VERDADEIRA ORIGEM DO RANGER FANTASMA?

Em uma viagem através do tempo e do espaço dimensional, a escritora Nicole Andelfinger (O Príncipe Dragão: Caçadora da Lua Sangrenta, inédito no Brasil), a artista Simone Ragazzoni (Odessa, inédito no Brasil) e o colorista Mattia Iacono (Demolidor) respondem ao que os fãs têm se perguntado desde o início! Enquanto um misterioso casulo cai na terra, os Lendários Jovens Rangers assumem incríveis novas formas, poderosas contra seus inimigos e também para eles próprios, e enfrentam até mesmo um ex-aliado corrompido.

Eles conseguirão salvar seus amigos e proteger a última Forja dos Mestres da destruição? Descubra a verdade por trás do Ranger Fantasma, dos Mestres da Morfagem, dos Power Rangers e da própria Rede de Morfagem na série que irá desvendar os segredos do Universo de Power Rangers!

Go Go Power Rangers

Go Go Power Rangers
Imagem: BOOM! Studios

O segundo quadrinho de Power Rangers a ser lançado, mas, a sua história acontece após os eventos do primeiro episódio da série, “Day of the Dumpster“. Em Go Go acompanhamos os primeiros dias dos heróis como Power Rangers e o início de sua batalha contra Rita Repulsa e seu exército. Além disso, vemos como a Alameda dos Anjos enfrenta essa ameaça diária da vilã e todos os os conflitos que estes jovens passam, entre esconder suas identidades secretas e agir como adolescentes normais.

O quadrinho explora um lado que faltou ter sido trabalhado na série e claro, trabalha com algumas pontas soltas que a série esqueceu de fechar. Acompanhe as aventuras de Jason, Zack, Billy, Trini, Kimberly e Matt… Sim, Matt, você não se lembra dele, ele esteve sempre aqui. O primeiro volume de Go Go Power Rangers já foi publicado, porém o segundo volume se encontra em pré-venda, no site da editora.

Sinopse:

Conheça a obra canônica de Power Rangers que narra os eventos após o primeiro episódio da série clássica e como os nossos heróis irão lidar com os seus novos poderes e responsabilidades enquanto conciliam tudo isso com as suas vidas agora não tão normais.

Ryan Parrott (Star Trek: Manifest Destiny, Saban’s Power Rangers: Aftershock) e o ganhador do prêmio Russ Manning, Dan Mora (Klaus, WWE) lançam um olhar sobre a história dos Power Rangers da perspectiva dos adolescentes com atitude; Jason, Kim, Trini, Zack e Billy dias depois de se ganharem seus poderes. Lutar contra o mal é difícil, mas sobreviver ao ensino médio pode ser ainda mais difícil – bem-vindo à vida real na Alameda dos anjos.

Mighty Morphin Power Rangers

  • Mighty Morphin
  • Power Rangers

O quadrinho que iniciou essa nova leva de história na franquia e expandiu o universo de Power Rangers. Em Mighty Morphin Power Rangers, a história se inicia após a pentalogia de episódios “Green with Evil“, no qual acontece a estreia de Tommy Oliver na série, o Ranger Verde. Assim, após esses eventos acompanhamos os primeiros dias de Tommy Oliver na equipe, além das dúvidas que ainda cercam sobre confiar no novo Ranger.

Além disso, é nesta parte inicial da história que surge o lendário vilão dos quadrinhos, e que segue sendo pedido para ser adaptado nas séries, Lord Drakkon. Anteriormente, esse primeiro quadrinho chegou a ser publicado no Brasil, pela editora Pixel, porém o projeto foi descontinuado sem nenhuma explicação. O primeiro quadrinho de Mighty Morphin Power Rangers já foi lançado, mas a segunda edição se encontra em pré-venda no site.

Sinopse:

“Depois de escapar do controle mental de Rita Repulsa,  Tommy Oliver, o Ranger Verde, se junta aos  Power Rangers
para combater a enxurrada de ataques malignos que ameaçam a Alameda dos Anjos. Tommy deixou para trás qualquer chance de uma vida normal, mas com sua nova família existe uma esperança de dias melhores. Contudo, para Jason e os demais Rangers esse caminho não será fácil. Se ajustar a um novo membro da equipe tem seus próprios problemas, deixando Trini, Zack, Billy, e Kimberly pensando em como lidar com o novo, e algumas vezes imprevisível e perigoso, Ranger.”

Power Rangers: Ranger Slayer

Power Rangers: Ranger Slayer
Imagem: BOOM! Studios

Após os eventos das sagas Shattered Grid, em comemoração aos 25 anos da franquia, e Beyond the Grid, temos uma história focada na Ranger Slayer. A personagem surgiu durante os eventos de Shattered Grid, no quadrinho Go Go Power Rangers #8 e mesmo sem muitas explicações sobre quem era, a personagem foi adorada pelos fãs.

Nessa história acompanhamos ela retornando ao seu universo e reunindo os sobreviventes, para lutar contra a facções vilanescas que o dominam. Aqui, conhecemos o passado da Ranger Slayer e como ela se tornou quem é hoje. A história ainda não foi confirmada para sair no Brasil, porém, conta apenas com uma edição.

Sinopse:

“Power Rangers: Ranger Slayer, trará Kimberly de volta ao Universo dos Sem Moeda que foi governado outrora por Lord Drakkon, mas esse retorno não era como ela imaginava. Em um mundo que se lembra dela como uma vilã, Kimberly pode mostrar a seu universo que ela se tornou uma heroína… mas isso é mesmo a coisa certa a fazer? Confrontada por um velho inimigo em uma nova forma aterrorizante e encontrando sua casa no caos, Kimberly fará uma escolha impressionante que nenhum fã de Power Rangers pode perder.

Power Rangers: Drakkon New Dawn

Power Rangers: Drakkon New Dawn
Imagem: BOOM! Studios

Continuando os eventos de Power Rangers: Ranger Slayer, Drakkon New Dawn mostra Kimbely, do universo dos Sem Moedas, em caminho de reestruturar o mundo devastado por Drakkon. Porém, ela acaba iniciando um plano final do vilão que colocará os Rangers contra um vilão querido dos fãs. Igualmente a anterior, esse quadrinho ainda não teve confirmação de lançamento aqui no Brasil, mas por ser uma história curta, 03 edições, ganhe um espaço por aqui.

Sinopse:

“Após os eventos chocantes de Power Rangers: Ranger Slayer # 1, Kimberly está determinada a limpar o domínio terrível que Drakkon teve sobre seu mundo, começando com Deadlock; a prisão onde Drakkon mantinha todos aqueles que se opunham a ele. Mas até a Ranger Slayer não tem idéia do verdadeiro poder mantido em Deadlock – e o que destrancar as portas colocará em movimento.Com Kimberly investigando o pior dos segredos de Drakkon, ela coloca em movimento o plano final do vilão, que a levará a um confronto contra um vilão bem querido dos fãs, de uma maneira jamais vista!”

Mighty Morphin Power Rangers: Pink

Mighty Morphin Power Rangers: Pink
Imagem: BOOM! Studios

Kimberly Hart saiu dos Power Rangers para focar em carreira como ginasta, assim ela foi substituída por Kat. Porém, quando um novo mal surge, nossa heroína fará de tudo para salvar a cidade onde sua família vive. Essa história, ocorre alguns meses após a saída da personagem da equipe, mesmo assim ela consegue acessar a Rede de Morfagem e se tornar novamente uma Power Ranger. A história é uma mini série com 06 edições e ainda não houve a confirmação de lançamento, por aqui.

Sinopse:

“Quando Kimberly deixou os Power Rangers ela pensou que seus dias de luta haviam ficado para trás. Porém, quando os moradores da cidade onde a sua mãe vive começam a desaparecer, nossa heroína precisa recorrer aos poderes Rangers uma última vez para salvar a cidade e sua mãe, ou condenar todos os Rangers.”

Power Rangers Unlimited: Heir to Darkness

Power Rangers Unlimited: Heir to Darkness
Imagem: BOOM! Studios

Bom, a partir daqui fica um pouco complicado, porém, vamos tentar resumir. Após os eventos da saga Necessery Evil, os quadrinhos de Power Rangers passaram por uma reformulação e assim, se iniciou a Era do Poder Ilimitado. Nessa nova fase, os quadrinhos eram Mighty Morphin, focado na equipe de Power Rangers da Terra. E Power Rangers, que era focada na equipe dos Omega Rangers, composta por Jason, Zack e Trini.

A edição de Heir to Darkness acontece entre os eventos de Power Rangers #5 e Mighty Morphin #6, no qual temos a estreia de Astronema, Ecliptor e a SPD. Astronema e Ecliptor são os principais vilões na série Power Rangers no Espaço e fazem sua estreia nos quadrinhos durante esta fase.

Em Power Rangers Unlimited: Heir to Darkness descobrimos a origem de Astronema e como essa personalidade toma o lugar de Karone. Enquanto, ela e Ecliptor vão atrás de Zordon, por ordens do Espectro Negro. Além disso, é neste quadrinho que descobrimos o triste fim dos Prism Rangers, a equipe de Power Rangers baseada em Choushinsei Flashman.

Sinopse:

“Antes de se tornar uma Power Ranger, uma jovem chamada Karone foi sequestrada por caçadores de recompensas e submetida a uma lavagem cerebral para se a tornar a assassina conhecida como Astronema por duas das maiores ameaças da galáxia – Espectro Negro e Ecliptor. Mas qual é o verdadeiro plano do Espectro Negro… e o que isso significa para as novas equipes de Mighty Morphin e Power Rangers?”

Power Rangers Unlimited: Edge of Darkness

Power Rangers Unlimited: Edge of Darkness
Imagem: BOOM! Studios

A primeira história totalmente focada no Ranger Fantasma e ocorre entre as edições Power Rangers #8 e Mighty Morphin #9. A história acontece após os eventos de Heir to Darkness e nos leva a aventura que mudou para sempre a vida do Ranger Fantasma. A história contém apenas uma edição, porém ainda não tem previsão de chegada.

Sinopse:

“Atendendo ao chamado de Zordon, o Ranger Fantasma investiga as consequências de um ataque dos Empíreos. Apenas para descobrir sua conexão com um antigo mal que ele encontrou há muito tempo.”

Power Rangers Unlimited: Countdown to Ruin

Power Rangers Unlimited: Countdown to Ruin
Imagem: BOOM! Studios

Após os eventos da Guerra Eltariana, os quadrinhos iniciaram o arco do Ranger da Morte, porém, o arco ficou conhecido como Charge To 100, ou numa tradução livre “Carregar para 100“. Tudo isso, em comemoração à chegada da 100ª edição dos quadrinhos. Sim, Power Rangers conseguiu chegar a marca de 100 edições.

Em Countdown to Ruin vemos o passado de Andros e Zane, no planeta KO-35 e sua jornada em se tornarem Rangers. Além disso, o quadrinho serve como uma prequel para a série, Power Rangers no Espaço. Sendo uma edição única importante para um arco futuro, o quadrinho não deve ser esquecido. Este é o primeiro quadrinho no qual a colorista brasileira, Fabi Marques, participa de Power Rangers.

Sinopse:

“A calamidade se aproxima dos favoritos dos fãs, Andros e Zhane, da temporada de sucesso, Power Rangers no Espaço. Descubra seu passado crescendo em KO-35, sua jornada para se tornarem Rangers e a batalha épica que mudou suas vidas para sempre… O futuro da saga Power Rangers começa aqui nesta emocionante aventura one-shot.”

Power Rangers Unlimited: The Death Ranger

Power Rangers Unlimited: The Death Ranger
Imagem: BOOM! Studios

Seguindo os eventos do quadrinho Power Rangers #22 e antes da conclusão em Mighty Morphin Power Rangers #100, conheça a origem do Ranger da Morte. De herói a vilão, o que fez um importante membro dos Omega Rangers se voltar contra sua equipe e ter seu poder selado. É essa e outras questões em aberto que este quadrinho tenta responder, além disso, a história tem o retorno da colorista brasileira Fabi Marques.

Sinopse:

“OS LENDÁRIOS OMEGA RANGERS defenderam o universo do mal há milhares de anos, os seis usando seus poderes elementais para proteger os outros de forças sinistras. Mas tudo mudou quando um membro chave se voltou contra os outros, seduzidos pelos poderes que desafiam a morte do maior inimigo dos Rangers. Como este Ranger se conecta ao que está trancado no misterioso cofre dos Omega Rangers em Safehaven tantos milênios depois, já que tudo converge no tão esperado CHARGE TO 100?”

Power Rangers Unlimited: The Coinless

Power Rangers Unlimited: The Coinless
Imagem: BOOM! Studios

Após os eventos Charge To 100, tem o arco de passagem “Recharged“, ou na tradução literal “Recarregado“, que serve de preparação para a saga de comemoração de 30 anos da franquia, Darkest Hour. Em The Coinless, temos o retorno do adorado Drakkon e a criação de sua equipe de Power Rangers. A história ser como um pontapé inicial para a saga Darkest Hour, porém seus eventos acontecem após a edição Mighty Morphin Power Rangers #109.

Sinopse:

“Uma nova equipe inesperada de Power Rangers chega! Como se o vilão favorito dos fãs, Drakkon, não fosse uma ameaça suficiente, Mistress Vile tem planos especiais, que trarão o maior inimigo dos Rangers para o nosso mundo! Mas essa trama traz consequências para Drakkon, e ele terá que fazer algo que o próprio fez Zordon se quiser que o mundo dos Sem Moeda sobreviva. Mas quem seria perturbado o suficiente para se juntar a sua equipe? Como se tivessem escolha…”

Power Rangers Unlimited: HyperForce

Power Rangers Unlimited: HyperForce
Imagem: BOOM! Studios

Apesar da equipe HyperForce ser do ano 3000, os eventos desta história ocorrem após The Coinless e antes da edição Mighty Morphin Power Rangers #110. Aqui temos o início das comemorações de 30 anos de Power Rangers e ao mesmo tempo acompanhamos a estreia da equipe HyperForce na sua primeira história em quadrinhos.

Sinopse:

“Mistress Vile, anteriormente conhecida como Rita Repulsa, e o Espectro Negro invadiram a Rede de Morfagem e será necessário mais do que apenas Mighty Morphin e Omega Rangers para detê-los!. À medida que o contágio sombrio se espalha e coloca os Rangers em um estado mais vulnerável, os Hyperforce Rangers terão que vasculhar o multiverso para buscar aliados inesperados o máximo que puderem, enquanto eles são levados ao limite…”

Power Rangers Unlimited: The Morphin Masters

Power Rangers Unlimited: The Morphin Masters
Imagem: BOOM! Studios

Durante os eventos de Darkest Hour, temos o retorno da Ranger Slayer e sua missão na Rede de Morfagem. Na história descobrimos o que aconteceu com os Mestres da Morfagem e porque, não conseguiram impedir que o Espectro Negro, bagunçasse a Rede. A história ocorre após os eventos da edição Mighty Morphin Power Ranges #116.

Sinopse:

Começando logo após os eventos chocantes de Mighty Morphin Power Rangers #116 , um personagem icônico que retorna entrou na Rede em uma tentativa desesperada de encontrar os Mestres da Morfagem e as respostas que eles podem possuir.

Power Rangers: The Psycho Path

Power Rangers: The Psycho Path
Imagem: BOOM! Studios

A primeira Graphic Novel que não foca na equipe dos Mighty Morphin Power Rangers, mas sim na equipe Power Rangers do Espaço. Além disso, o quadrinho traz também a história “Psychotic“, que estava presente na edição Mighty Morphin Power Rangers Year Two Deluxe Edition. Na primeira história, que ocorre depois do final da série Power Rangers na Galáxia Perdida, e traz o retorno dos icônicos Psycho Rangers.

Sinopse:

“No espaço, Andros (O Ranger Vermelho) e a ex- Ranger Rosa de Galáxia Perdida, Karone devem lidar com o retorno dos Psycho Rangers, criados por Karone quando ela ainda era Astronema. Eles vieram ao planeta KO-35 para encontrar sua líder perdida e não partirão sem ela! Mas por que os Psycho Rangers querem Astronema de volta, e qual é o plano sinistro do Psycho Ranger Verde?”

Já em “Psychotic” conhecemos a origem do Psycho Ranger Verde e trágico fim da equipe Power Rangers Supersonic. Os Power Rangers Supersonic são baseados em Chikyu Sentai Fiveman. Apesar da história estar nesta parte, cronologicamente, ela acontece no ano de 1869, 100 anos antes do Psycho Ranger Verde enfretar os Power Rangers de 1969.

Sinopse:

“Psychotic conta a história da equipe Power Rangers Supersonic, um time que vive no planeta Xybria (o mesmo de Trip de Power Rangers Força do Tempo), a história gira em torno de Trek, o Ranger Verde que possui uma forte rixa com o Ranger Vermelho. O personagem “vende sua alma” para o Espectro Negro e depois de assassinar o seu time, se transforma no Psycho Ranger Verde.”

Power Rangers: Soul of the Dragon

Power Rangers: Soul of the Dragon
Imagem: BOOM! Studios

Essa história possui uma resenha aqui no portal, clicando aqui você será redirecionado a ela, a história acompanha um Tommy Oliver mais velho, em sua última missão como Power Ranger. Durante a época de lançamento, os fãs apelidaram o gibi carinhosamente de “Old Man Tommy“, em referência a popular história Old Man Logan, da Marvel. Aqui vemos um Tommy Oliver mais velho e cansado das duras batalhas que viveu. Porém, ele retorna a uma última missão como Ranger, para salvar seu filho JJ.

Cronologicamente, não é dito em que ano acontece a história, mas algumas coisas na história ajudam a traçar um paralelo. O primeiro é Sky como o comandante da SPD, no lugar de Kruger. Algo que é comentado no especial de 15 anos da franquia, no episódio “Once a Ranger“. Outra coisa é a fala de Tommy sobre o poder de Zeo Ranger Vermelho, no qual comenta que faz 20 anos que não o usa. A última vez que Tommy utilizou este poder foi em 2018, no episódio “Dimensions in Danger“, de Power Rangers Super Ninja Steel. Então, a aposta é que a história ocorra no ano de 2038.

O quadrinho Power Rangers Soul of Dragon, ou como ficou título no Brasil Power Rangers Alma Do Dragão, já está em pré-venda pela IndieVisivel Press.

Sinopse:

“Faz muito tempo desde que Tommy Oliver foi um Power Ranger. Ele derrotou bruxas espaciais, derrubou exércitos malignos, protegeu a galáxia, mas agora Tommy deixa a proteção do mundo para os Power Rangers da Super Patrulha Delta. Mas quando seu filho desaparece, cabe a Tommy descobrir um segredo em seu passado para salvar seu futuro. Agora Tommy usar todo o seu treinamento, convocar seus amigos e talvez até alguns de seus inimigos enquanto ele parte em sua missão mais importante: encontrar seu filho e trazê-lo para casa.”

Power Rangers: Sins of the Future

Power Rangers: Sins of the Future
Imagem: BOOM! Studios

Por enquanto, a última história da cronologia e não é focada na equipe dos Mighty Morphin Power Rangers e sim, na equipe dos Power Rangers Força do Tempo. Na trama, temos como principais Wes e Jen, com a suas tentativas de manter um relacionamento a distância, através do tempo, dando certo. Porém, uma nova ameaça surge e os coloca em rota de perigo mortal, contra inimigos que jamais esperaram.

Sinopse:

“Quando Jen retorna do futuro, ela e Wes são atacados por um ser misterioso que tem notícias terríveis – as linhas do tempo foram alteradas com consequências mortais e Jen é a culpada! A identidade chocante de seu acusador os coloca em uma rota de colisão com um inimigo que eles nunca esperaram.”

Bônus – Mighty Morphin Power Rangers: The Return

Imagem: BOOM! Studios

Bom, essa história não é canônica como as outras apresentadas, mas é uma excelente leitura para os fãs. Aqui tem Amy Jo Johnson, a Kimberly Hart da série, escrevendo uma história, junto de Matt Hotson, que reúne os antigos membros numa aventura 20 anos depois de derrotarem Lord Zedd e Rita Repulsa.

A história, inicialmente, seria lançada de forma independente, através de doações do Kickstarter, como uma maneira de comemorar os 30 anos da franquia. Porém, em menos de 1 hora, o projeto alcançou a quantia necessária para produzir a primeira edição. Não demorou muito para que a BOOM! Studios, editora que publica os quadrinhos de Power Rangers, fizesse parte do projeto e auxiliasse em seu lançamento. Atualmente, Mighty Morphin Power Rangers: The Return conta com duas edições publicadas e vem sendo um sucesso entre os antigos e novos fãs.

Sinopse:

“Em um universo alternativo, os Mighty Morphin Power Rangers derrotaram Rita Repulsa e Lord Zedd, mas a um custo terrível… e após essa tragédia, a equipe seguiu caminhos separados.

Vinte e dois anos depois, a equipe há muito tempo dissolvida se reúne para lamentar a perda de amigos queridos, mas Zack e Billy têm algumas informações inesperadas para compartilhar: Jason – o Ranger Vermelho, que atua como um vigilante solitário – desapareceu.

Será que os Rangers restantes conseguirão localizá-lo, especialmente com uma figura misteriosa o perseguindo?”

Bom, esta é a cronologia atual dos quadrinhos de Power Rangers, tentamos ao máximo ser precisos com as informações e encaixar de maneira correta na linha do tempo da franquia. E claro que futuramente pode e poderá ocorrer mudanças, mas até aqui é assim que está a cronologia dos quadrinhos.