Barbie está mais em alta do que nuca com o lançamento de seu filme com Margot Robbie. Além do sucesso que o filme está fazendo, a boneca também é conhecida por ter várias animações desde os anos 2000, como O quebra nozes e A princesa e a plebeia. Mas você sabia qual é a primeira animação da boneca inventada pela Mattel ?
Leia também: Três filmes da Barbie que marcaram geração
Barbie e os roqueiros
Isso mesmo, a primeira animação da Barbie, se trata de um desenho animado lançado em 1987. E mostra a boneca Barbie vivendo uma vida de estrela do rock, diferente não é mesmo?. Bom nos anos 80, a moda Rock estava em alta, então é claro que a Barbie ganhou uma linha de brinquedos
A Mattel fez uma parceria com a empresa de animação DIC, responsável por varias adaptações na epoca, como o primeiro desenho do Sonic. Essa parceria tinha a intenção de transformar a Barbie em um desenho animado semanal, porém as negcociacoes entre Mattel e Dic fracassaram, fazendo com que a rival da Mattel, Hasbro, fechasse a parceria com a DIC e produzissem um desenho chamado Maxie World, também baseado em uma linha de bonecas, muito similar a Barbie.
Bom agora que conhecemos um pouco da história de criação, vamos falar realmente desse desenho, que apesar de possuir uma animação fraca(fama da DIC) até mesmo para os anos 1980, tem uma boa história e faz jus a Barbie. Aqui no Brasil, a animação saiu em VHS, com nome BARBIE: A ESTRELA DO ROCK, saindo naquela clássica coleção de desenhos do jornal ESTADÃO, muito nostálgico não é mesmo? Além disso, também saiu um Vinil e um álbum de figurinhas do filme.
Na trama, Barbie tem uma banda de rock, a mais famosa do mundo, e planeja encerrar fazendo um show no espaço (Literalmente) em uma estação espacial. Esse show será em nome da paz, televisionado para o mundo todo.
Barbie de volta a terra
A segunda parte desse especial leva esse nome por um motivo muito simples, ESPAÇO E VIAGEM NO TEMPO. Após o show no espaço, a banda de Barbie está voltando para terra em seu ônibus espacial, quando resolvem fazer uma música bem ROCK’N ROLL \../ para matar o tempo enquanto retornam, A música é tão poderosa e alta que acaba gerando uma fenda no espaço e tempo, os levando para 1959. É bom lembrar que nos anos 80, histórias com viagem no tempo eram tão famosas quanto hoje em dia.
O ano de 1959 é o verdadeiro “easter egg” dessa animação, pois é o ano em que a boneca Barbie foi criada. Bom, chegando nessa época, Barbie e seus amigos são ajudados pelo Dr. Merrishaw e sua filha Kim. No qual o Dr. se oferece para achar um jeito de leva-los de volta a sua época. Após isso Kim os convida a conhecer a cidade e visitar as danceterias, e claro comprarem as roupas “descoladas” dos anos 50.
Depois de muita música e dança, Barbie é convidada a tocar no Cabo Canaveral, por ninguém menos que o PRESIDENTE. Onde o Dr preparou o Ônibus espacial para poder viajar no tempo. E qual o combustível ? Isso mesmo, ROCK’N ROLL. Porém aqui vale ressaltar que a explosão de luz e energia da cena, empolgam de verdade. Após voltar ao seu tempo, bem na hora de um show, Barbie encontra Kim agora mais velha, na qual apresenta sua filha, dizendo a ela que a Barbie e sua favorita de todos todos os tempos.
Estrela do Rock atemporal
Bom, após dar todos os Spoilers desse especial da Barbie, que literalmente confirma que ela é atemporal, devo confessar que é uma boa animação. Ver a Barbie como uma estrela do rock, catando e tocando com sua banda, aliado a uma história de rock e viagem no tempo é bem diferente dos habituais contos de fada que as outras animaçoes da Barbie mostram Uma pena não ser possível assistir hoje em dia em algum lugar, já que os direitos ficaram com as produtoras da época. Somente colecionadores de VHS ou da Barbie devem possuir.
Se ficou curioso em mais informações sobre essa animação. Bem como, seus produtos derivados da época e ate criações posteriores, a página de colecionadores da Barbie tem mais informações e curiosidade a respeito