A morte do cantor Liam Payne chocou o mundo devido às circunstâncias trágicas, na última quarta-feira (16). Ele foi encontrado no Hotel Casa Sur, em Buenos Aires, Argentina, após uma queda da varanda do terceiro andar.  O cantor de 31 anos fez parte da banda One Direction, um sucesso principalmente entre os adolescentes desde sua criação, em 2010.

Segundo informações da polícia argentina, foram encontrados no quarto do cantor vestígios de álcool e clonazepam, remédio usado em tratamentos como os de epilepsia, transtornos de ansiedade e síndrome do pânico. Liam estava na capital do país desde o início do mês e assistiu, em 2 de outubro, ao show de Niall Horan, seu ex-companheiro de One Direction.

A trajetória de Liam Payne

Nascido na cidade inglesa de Wolverhampton em 1993, Payne se tornou famoso após a participação do programa para The X Factor em 2008, mas naquele ano o jurado Simon Cowell disse a ele para “voltar em dois anos”. Ele voltou em 2010, impressionando os jurados. Em uma das audições para o programa, os jurados decidiram que Liam, Louis, Niall, Zayn e Harry se sairiam melhor juntos em uma boyband, nomeada de One Direction.

No grupo, ele descobriu seu talento para a composição. Ele tinha créditos nos dois últimos álbuns da banda, em músicas como History, Steal My Girl e Story Of My Life. O grupo lançou cinco álbuns e realizou turnês mundiais, incluindo shows memoráveis no Brasil em 2014, antes de se separarem em 2016. 

Carreira solo de Liam

Em 2017, o single de estreia solo de Liam, Strip That Down, alcançou o terceiro lugar nas paradas do Reino Unido, enquanto sua colaboração com Rita Ora na música For You também foi destaque na trilha sonora de Cinquenta Tons de Liberdade — também chegou ao top 10. Liam lançou “LP1”, seu primeiro e único álbum solo, em 2019. Além disso, na carreira solo, ele também teve parcerias com ícones do pop como Ed Sheeran, Charlie Puth e Ryan Tedder do OneRepublic.

Em maio de 2023, Liam revelou que estava trabalhando em seu segundo álbum, sobre o qual afirmou que teria mais controle criativo do que em seu álbum de estreia. Ele agendou suas primeiras datas de turnê solo para a América Latina em setembro de 2023. No entanto, os médicos hospitalizaram o cantor em agosto de 2023 devido a uma infecção renal, e ele precisou adiar a turnê.

Liam Payne
O cantor de 31 anos fez sucesso na boyband One Direction | Foto: Divulgação

Luta contra os vícios

Liam falou pela primeira vez sobre sua dependência de álcool e outras drogas em 2021 no podcast Diary of a CEO. Segundo o cantor, tudo começou porque os integrantes do One Direction precisavam ficar isolados em hospedagens devido ao tamanho da fama e assédio. “A melhor forma de nos manter seguros era nos trancar nos quartos de hotel. E, claro, o que tinha no quarto? Um frigobar,” afirmou. “Em determinado momento, eu só pensei: bom, vou fazer uma festa sozinho. E isso continuou por muitos anos da minha vida.” Liam chegou a falar novamente sobre a questão em um vídeo publicado em sua página no YouTube falando sobre sua jornada de sobriedade ao atingir um novo marco. Ele compartilhou que estava sóbrio há 6 meses, após passar 100 dias em uma clínica de reabilitação ano passado.

Vida pessoal

Uma das últimas fotos que Liam Payne publicou no Snapchat mostra sua namorada, Kate Cassidy. O público os viu juntos pela primeira vez em 2022. A influenciadora o acompanhou na Argentina, mas retornou aos Estados Unidos dois dias antes da morte dele.

Além disso, o cantor deixa um filho de sete anos, Bear Grey Payne, fruto de seu relacionamento com a cantora e ex-jurada do The X Factor Cheryl Cole, o que causou polêmica devido à diferença de idade de dez anos entre eles, mas o casal terminou em 2018.

Outro relacionamento de Liam também gerou polêmica e comentários nas redes sociais. Ele namorou a modelo Maya Henry, com quem esteve junto até 2022. Segundo Maya, o relacionamento não terminou bem e ela relatou que o ex-namorado a perseguia. Em maio deste ano, ela publicou um livro de ficção que seria inspirado no relacionamento deles.

Investigação da morte

Uma autópsia preliminar indica que Liam Payne morreu de politraumatismos e hemorragia interna e externa, segundo as informações preliminares da autópsia realizada pelo órgão forense argentino que investiga o caso. Conforme a análise, Liam teve uma morte instantânea. Por fim, o corpo do músico ainda vai passar por novos exames, inclusive para determinar se existia a presença de alguma substância que poderia ter influenciado seu estado de saúde, além disso, o Ministério Público, que está responsável pelo caso, está trabalhando em um comunicado oficial com mais detalhes.