A indústria cinematográfica é fortemente aclamada e prestigiada com a noite do Oscar (uma cerimônia de premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas), mas em solos brasileiros outros prêmios tendem a ser aclamados. Por isso, conheça quais são os prêmios que contempla o cinema brasileiro.
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (Conhecido Prêmio Grande Otelo)
Sendo o mais aclamado na dramaturgia brasileira, a sua primeira edição ocorreu em 12 de setembro de 2002. Portanto, o Prêmio Grande Otelo já teve passagens de filmes super aclamados, como Cidade de Deus, Bingo: O rei das manhãs e Tropa de Elite 2. Essas grandes produções nacionais conquistaram o prêmio de Melhor filme na categoria. Já o ator Wagner Moura também já foi premiado no Grande Otelo com o filme Tropa de Elite 2.
Os próprios profissionais da arte podem votar, uma vez que eles mesmo organizam o evento. Infelizmente, o prêmio ainda não tem uma data para esse ano, outra novidade para esse ano é que agora o evento irá se chamar Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro.
Festival de Gramado (Kikito)
O Festival de Gramado ou Kikito abrenge não apenas produções brasileiras, mas também produções de origem latina. Existindo desde 1960 e criado pelo jornalista e crítico de cinema Paulo Fontoura Gastal, ele contou com o apoio do então prefeito da época Horst Volk.
A seleção de filmes é feita pelo próprio festival. Ano passado o filme Mussum, o Filmis (2023) venceu na categoria Melhor Filme e Melhor Ator com Aílton Graça, que deu vida ao eterno trapalhão Mussum. Em suma, o festival ocorre nos dias 09 a 17 de Agosto de 2024.
Mostra de Cinema de Tiradentes (Troféu Barroco)
Tendo uma programação cultural diversa, com seminários e debates livre ao público de forma gratuita. A Mostra de Cinema de Tiradentes é a mais acessível ao grande público. A premiação teve seu início em 1998, com apoio de empresas e patrocinadores amantes da arte. Dessa forma, o Troféu Barroco ocorreu entre os dias 19 de janeiro à 27 de janeiro, e teve como vencedor na categoria Melhor Filme o longa “Lista de Desejos para Superagüi”, a produção também foi a grande vencedora da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Troféu Calunga
É o prêmio máximo dado ao vencedor do Cine PE, o Troféu Calunga ocorre anualmente na cidade de Recife. Algo predominante no cenário industrial de cinema nordestino, sendo valorizados curtas e amostras de cinema de Pernambuco. Na edição passada o prêmio Melhor Longa-metragem ficou para “Porto Príncipe”, dirigido por Maria Emília de Azevedo, com roteiro de Marcelo Esteves e produção de PH Souza. A Calunga de Prata de Melhor Ator foi para o haitiano Diderot Senat. O festival ocorrerá nos dias 06 a 11 de Junho de 2024.
Festival de Brasília (Troféu Candango)
Sendo sediado em Brasília, o festival surgiu com o professor de cinema Paulo Emílio Sales Gomes em 1965e foi promovido diretamente pelo governo do Distrito de Brasília. O que diferencia O Festival de Brasília (Troféu Candango) dos demais festivais é a exibição inédita nesse festival e de preferência não ter obtido premiações de outros festivais nacionais, mesmo sendo um curta ou filme.
Portanto, a produção “Mais um Dia, Zona Norte”, de Allan Ribeiro, conquistou o Troféu Candango de Melhor Longa-metragem pelo Júri Oficial da Mostra Competitiva Nacional. Além disso, o longa também conquistou outros troféus na noite, sendo agraciado com os prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante (para Victor Veiga e Valéria Silva).
Já esse ano o festival ocorrerá no dia 3 de fevereiro de 2024.
Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade (Coelho de ouro)
O Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade (Coelho de Ouro) visa trazer representatividade LGBTQIA+, criado em 1993. Sendo assim, o prêmio tem a importância de dar espaço para diálogos com o público sobre a sexualidade e dilemas na sociedade controversa e homofóbica. Ano passado o longa “Levante”, de Lillah Halla, e o curta “Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo”, de Renato Sircilli, foram premiados pelos jurados com o prêmio máximo do festival. Em suma, o premio desse ano ocorrerá entre os 13 a 24 de Novembro de 2024.
Cine Ceará (Troféu Eusélio Oliveira )
Realizado no Ceará, o Cine Ceará ou Troféu Eusélio Oliveira, visa apresentar palestras internacionais, produções e curtas-metragens de países como Portugal e Espanha. O evento tem a acessibilidade do público através da troca de alimento não perecíveis por ingressos na bilheteria, se tornando algo de valor social. “A mulher selvagem” (La mujer salvaje), de Alan González ganhou a última edição, que ocorreu em 2023.
Portanto, o festival em 2024 ocorrerá nos dias 21 de setembro e seguirá até o dia 27.
Redator em experiência sob supervisão de Julia Gabriela.